SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue2Lesiones musculares y deporte author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.4 no.2 Niterói Apr. 1998

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921998000200001 

EDITORIAL

 

 

Estamos recebendo cada vez mais artigos para publicação na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, de autores nacionais e estrangeiros. Os artigos que estão sendo submetidos são de excelente qualidade, o que nos deixa satisfeitos. Encaramos este fato como uma manifestação de confiança na consistência do trabalho do Conselho Editorial.

Nesta edição temos o prazer de contar com um Artigo de Revisão escrito pelo Dr. Juan José González Iturri, Editor-Chefe da revista espanhola Archivos de Medicina del Deporte. O Dr. Iturri é conhecido internacionalmente e possui uma experiência muito grande na área de Medicina do Esporte e Medicina Física e Reabilitação. Ele escreveu especialmente para a Revista Brasileira de Medicina do Esporte um artigo sobre Lesões Musculares no Esporte.

Contamos ainda nesta edição com um elaborado artigo original escrito pelo Prof. Paulo Farinatti e colaboradores. O Prof. Farinatti é professor do Instituto de Educação Física e Desportos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e este artigo é parte da sua tese de Doutorado que está sendo desenvolvida na Université Libre de Bruxelles, na Bélgica.

O outro artigo original vem de dois colegas do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, os Drs. José Henrique Ramos e Osni Jacó da Silva, comparando diferentes aspectos de dois programas de Reabilitação Cardiovascu-lar que funcionam em Florianópolis-SC.

Trazemos também um interessante Posicionamento Oficial da FIMS sobre o sedenta-rismo e os fatores de risco para a saúde e a capacidade física, um assunto sempre perti-nente.

Quando esta edição março/abril da Revista Brasileira de Medicina do Esporte estiver chegando às ruas, deveremos estar às vésperas do III Congresso Paulista de Medicina do Esporte, que estará acontecendo entre os dias 14 e 16 de maio, no Instituto Dante Pazzanese, em São Paulo-SP, junto com a III Jornada Internacional de Medicina do Esporte e o I Simpósio “Dante Pazzanese” de Cardiologia do Esporte. O Congresso Paulista em maio e o Sul-Brasileiro em junho serão ótimas oportunidades para que nós que militamos na área de Medicina do Exercício e do Esporte e Ciências do Esporte nos encontremos pessoalmente. Até lá.

 

 

José Kawazoe Lazzoli
Editor-Chefe