SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue6Posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte e da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia: atividade física e saúde no idoso author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.5 no.6 Niterói Nov./Dec. 1999

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86921999000600001 

MENSAGEM DO PRESIDENTE DA SBME

 

Prestando contas

 

 

Marcos Aurélio Brazão de Oliveira

 

 

Prezados Colegas:

Quando de nossa posse, tecemos algumas considerações em relação aos nossos planos para a gestão 1999/2001 e, apesar de estarmos completando apenas seis meses de trabalho, acreditamos que conseguimos realizar uma boa parte do programado, se não vejamos:

q ATIVIDADES CIENTÍFICAS - No período de 4 a 6 de novembro/99 estivemos reunidos em Curitiba a fim de elaborarmos o "Posicionamento oficial da SBME: Atividade Física na Terceira Idade". O documento, feito em conjunto com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, despertou grande interesse da mídia local e nacional.
No dia 13 de novembro realizamos no Rio de Janeiro o "Curso de Primeiros Socorros em Medicina do Esporte" que contou com a participação de 80 alunos.
Encontra-se em fase final de elaboração a Normatização para obtenção do Título de Especialista em Medicina do Esporte e dos Cursos de Especialização em Medicina do Esporte. Esse trabalho está sendo elaborado pelo Presidente da Comissão Científica da SBME, Dr. Antônio Cláudio Lucas da Nóbrega e será divulgado oportunamente.

q DIVULGAÇÃO DA SBME NA MÍDIA - Em razão do Posicionamento Oficial da SBME citado anteriormente, o Presidente da SBME participou de um Programa na TV Globo local explicando a importância do documento e os objetivos da SBME numa entrevista de dez minutos. Além disso, foi ao ar no "Jornal Nacional" matéria de cerca de três minutos sobre a Atividade Física na Terceira Idade com a participação do Presidente e do Secretário da entidade, tendo sido citado que a SBME estava elaborando um documento a respeito.
Oportunamente a entidade estará ocupando espaço no "Jornal dos Sports", cuja matriz é no Rio de Janeiro e conta com distribuição nacional. A promessa foi feita pelo seu Diretor Superintendente, Sr. Milton Coelho da Graça.

q OBTENÇÃO DE PATROCÍNIO - Neste período a SBME conseguiu alguns apoios importantes, sendo o primeiro deles o da TENSOR, que estará patrocinando a SBME até o ano 2001. Outro apoio importante foi o do Laboratório Roche, que, além de custear as despesas de viagem dos integrantes da diretoria e participantes da elaboração do Posicionamento da SBME, estará também imprimindo e distribuindo separatas do documento. A UNIMED-Curitiba participou desse projeto, custeando as despesas com material gráfico, que constará de 300.000 folhetos para divulgação do Posicionamento com linguagem para leigo e mais 5.000 folhetos com o Posicionamento original. Outra empresa que se juntou à SBME foi a IRIDIUM, empresa de telefonia celular, que estará contribuindo para esse e outros empreendimentos da SBME.

q ORGANIZAÇÃO DAS QUESTÕES FISCAIS E CONTÁBEIS - Através da contratação de uma empresa de contabilidade a SBME está com todas as questões fiscais e contábeis devidamente organizadas.

q SBME NA INTERNET - Assim que assumimos, colocamos na Internet a homepage da SBME (htpp://pagina.de/sbme), que já está sendo aperfeiçoada com novos tópicos e links relacionados à Especialidade.

Finalmente, não poderíamos deixar de registrar nossos agradecimentos aos colegas de Diretoria que têm trabalhado incansavelmente para elevar o nome da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, colocando-a entre as mais atuantes do país.