SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Effect of selected loads on the critical power determination in the arm ergometer by two linear models author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.6 no.1 Niterói Jan./Feb. 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000100001 

EDITORIAL

 

A importância do Título de Especialista

 

A legislação no Brasil faculta ao indivíduo portador de registro no Conselho Regional de Medicina realizar qualquer procedimento médico, independente da especialidade, complexidade e repercussões clínicas. Obviamente, é impossível para qualquer médico desenvolver simultaneamente com competência, segurança e responsabilidade procedimentos tão diversos como clinicar, executar exames complementares e cirurgias em cardiologia, gastroenterologia, neurologia, etc. O Título de Especialista constitui a forma oficial de reconhecer o profissional médico com formação acadêmico-científica adequada e apto a exercer uma especialidade com ética, responsabilidade e competência.

O Título de Especialista somente pode ser emitido pela Sociedade de Especialidade formalmente ligada à Associação Médica Brasileira (AMB) e o processo de avaliação e concessão do Título deve atender às exigências estabelecidas no convênio firmado pela AMB e Conselho Federal de Medicina em 10/02/89 e na Normativa de Regulamentação para Obtenção de Títulos Especialista da AMB datada de 27/03/98. A Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) é o órgão oficialmente autorizado a conceder o Título de Especialista em Medicina do Esporte (TEME) e recentemente estabeleceu suas normas que estão publicadas neste número da RBME. A prova para concessão do TEME ocorre uma vez por ano e em 2000 a prova escrita acontecerá em São Paulo, SP, no dia 13 de abril, das 16 às 19 horas, no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, durante o IV Congresso Paulista e IV Jornada Internacional de Medicina do Esporte – II Simpósio Dante Pazzanese de Cardiologia do Esporte – I Simpósio de Traumatologia do Esporte. O edital completo está sendo publicado neste número da RBME e está também disponível na homepage da SBME (http://pagina.de/sbme) e nas Sociedades Regionais filiadas à SBME.

A obtenção do TEME representa a conquista do reconhecimento oficial da formação e habilitação especializada do médico, cujas repercussões profissionais têm-se tornado cada vez mais evidentes com a crescente valorização do Título pelas empresas de seguro e planos de saúde e pela sociedade de um modo mais amplo. Além disso, a posse do TEME credencia o médico a participar mais ativamente da SBME. Por exemplo, segundo o estatuto vigente da SBME e a Normatização publicada neste número da revista, somente portadores do TEME podem ser candidatos ao cargo de Presidente da SBME ou integrar comissões como a do Título de Especialista em Medicina do Esporte e Reconhecimento de Cursos de Especialização em Medicina do Esporte, funções-chave no desenvolvimento da nossa especialidade.

Portanto, convidamos os médicos praticantes de Medicina do Esporte que atendam às condições descritas no edital a participar da próxima prova de TEME com a expectativa de que tenhamos cada vez mais colegas habilitados para contribuir na ampliação e intensificação das atividades da SBME, com conseqüente fortalecimento e crescimento qualificado da Medicina do Esporte no Brasil.

 

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor Associado RBME
Presidente da Comissão do Título de
Especialista em Medicina do Esporte – SBME