SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Position statement of the Brazilian Society of Sports Medicine: physical activity and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.6 no.3 Niterói June 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000300001 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Continuando o processo de qualificação e valorização da nossa Revista Brasileira de Medicina do Esporte, temos providenciado aspectos operacionais importantes, como a obtenção do ISSN e o protocolo da solicitação de indexação junto à BIREME.

A sigla ISSN, que significa International Standard Serial Number, ou Número Internacional Padronizado para Publicações Seriadas, é o identificador internacionalmente utilizado para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. O seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization (ISO 3297) e pela norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10525).

A Rede ISSN é uma organização intergovernamental presente em mais de 60 países, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris. Foi criada em 1971, durante a reunião do Unisist - Sistema Mundial de Informação Científica, da Unesco. Implantada em 1974, tem como objetivo apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, facilitando o acesso aos seus registros e controlando a atribuição do ISSN. Há mais de 800.000 publicações seriadas registradas. Essa abrangência a coloca no patamar de única fonte de informação sobre publicações seriadas no mundo.

O ISSN é um dos requisitos de qualidade editorial de apresentação de publicações seriadas técnico-científicas, de acordo com as normas técnicas internacionais da ISO 8, da ISO 3297 e da ABNT. O ISSN é análogo ao ISBN (International Standard Book Number), que identifica livros. O nosso ISSN 1517-8692 passará a ser a impressão digital da RBME no mundo dos periódicos.

Entregamos pessoalmente no dia 14 de abril do corrente, na BIREME em São Paulo-SP, a solicitação de indexação da RBME na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e aguardamos o resultado do julgamento, que se baseia em alguns critérios de seleção de títulos que levam em consideração validade, importância e originalidade do tema dos periódicos.

A base de dados LILACS é coordenada pela BIREME e compreende toda a literatura relativa às Ciências da Saúde, produzida por autores latino-americanos e do Caribe, publicada nos países da Região da América Latina e Caribe, a partir de 1982. LILACS é um esforço cooperativo regional, do qual participam Centros Coordenadores Nacionais de cada país e Centros Coordenadores Especializados, que por sua vez coordenam Centros Cooperantes, que processam e ingressam literatura para a base de dados.

Realizamos a solicitação de indexação por observarmos que a RBME atende plenamente aos Critérios de Seleção de Periódicos para a Base de Dados LILACS, e desta forma estamos confiantes em um resultado favorável.

 

José Kawazoe Lazzoli
Editor-Chefe

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor Associado