SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue3Position statement of the Brazilian Society of Sports Medicine: physical activity and health author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.6 no.3 Niterói June 2000

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922000000300001 

EDITORIAL

 

Editorial

 

 

Continuando o processo de qualificação e valorização da nossa Revista Brasileira de Medicina do Esporte, temos providenciado aspectos operacionais importantes, como a obtenção do ISSN e o protocolo da solicitação de indexação junto à BIREME.

A sigla ISSN, que significa International Standard Serial Number, ou Número Internacional Padronizado para Publicações Seriadas, é o identificador internacionalmente utilizado para individualizar o título de uma publicação seriada, tornando-o único e definitivo. O seu uso é definido pela norma técnica internacional da International Standards Organization (ISO 3297) e pela norma brasileira da Associação Brasileira de Normas Técnicas (NBR 10525).

A Rede ISSN é uma organização intergovernamental presente em mais de 60 países, coordenada pelo Centro Internacional do ISSN, em Paris. Foi criada em 1971, durante a reunião do Unisist - Sistema Mundial de Informação Científica, da Unesco. Implantada em 1974, tem como objetivo apoiar o controle bibliográfico mundial de publicações seriadas, facilitando o acesso aos seus registros e controlando a atribuição do ISSN. Há mais de 800.000 publicações seriadas registradas. Essa abrangência a coloca no patamar de única fonte de informação sobre publicações seriadas no mundo.

O ISSN é um dos requisitos de qualidade editorial de apresentação de publicações seriadas técnico-científicas, de acordo com as normas técnicas internacionais da ISO 8, da ISO 3297 e da ABNT. O ISSN é análogo ao ISBN (International Standard Book Number), que identifica livros. O nosso ISSN 1517-8692 passará a ser a impressão digital da RBME no mundo dos periódicos.

Entregamos pessoalmente no dia 14 de abril do corrente, na BIREME em São Paulo-SP, a solicitação de indexação da RBME na base de dados LILACS (Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde) e aguardamos o resultado do julgamento, que se baseia em alguns critérios de seleção de títulos que levam em consideração validade, importância e originalidade do tema dos periódicos.

A base de dados LILACS é coordenada pela BIREME e compreende toda a literatura relativa às Ciências da Saúde, produzida por autores latino-americanos e do Caribe, publicada nos países da Região da América Latina e Caribe, a partir de 1982. LILACS é um esforço cooperativo regional, do qual participam Centros Coordenadores Nacionais de cada país e Centros Coordenadores Especializados, que por sua vez coordenam Centros Cooperantes, que processam e ingressam literatura para a base de dados.

Realizamos a solicitação de indexação por observarmos que a RBME atende plenamente aos Critérios de Seleção de Periódicos para a Base de Dados LILACS, e desta forma estamos confiantes em um resultado favorável.

 

José Kawazoe Lazzoli
Editor-Chefe

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor Associado

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License