Services on Demand
Article
Indicators
Cited by SciELO
Access statistics
Related links
Similars in
SciELO
Bookmark
Revista Brasileira de Medicina do Esporte
Print version ISSN 1517-8692
Rev Bras Med Esporte vol.8 no.6 Niterói Nov./Dec. 2002
http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922002000600001
EDITORIAL
Balanço e planos
Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor-Chefe
Descrevi em editorial anterior alguns resultados obtidos com a crescente organização interna da RBME e implementação de procedimentos de qualificação de nossas publicações como a revisão pelos pares. O nosso crescimento quantitativo e qualitativo reflete-se no número de artigos submetidos, particularmente no maior fluxo de artigos originais (figura). Destaca-se que classificamos com o devido rigor os manuscritos submetidos nas categorias pertinentes. Desta forma, os artigos são considerados originais somente quando trazem dados novos originados de pesquisa experimental, clínica ou epidemiológica. Este é o critério científico exigido pelos órgãos indexadores, que contrasta com o critério jornalístico, que considera original o texto não publicado previamente independente de suas características de conteúdo. Neste sentido, a proporção de artigos originais submetidos subiu significativamente de 42,3% em 1999 para 73,5% em 2002 (teste do qui-quadrado P<0,001).

Outras medidas que tomamos visando a organização e atendimento aos padrões de qualidade foram prontamente atendidas pelos autores e encontram-se hoje plenamente estabelecidas, quais sejam, a assinatura do termo de transferência de direitos autorais e declaração de potencial conflito de interesse com o artigo publicado.
Fundamental tem sido a colaboração e presteza de nossos revisores ad-hoc. Toda a rotina de revisão pelos pares é realizada por meio eletrônico, diminuindo o uso de papel e acelerando o processo. Entendemos que o cotidiano de todos é atribulado e quero agradecer formalmente a estes revisores que fazem parte indispensável do sucesso da RBME, nomeando-os a seguir:
| Álvaro Reischak Oliveira | Amandio Geraldes Antonio Cesar Cabral de Oliveira Astrogildo V. de Oliveira Júnior Beni Olej Claudio GilSoares de Araújo Denise Carvalho Eduardo Henrique De Rose Flávia Meyer João Ricardo Turra Magni José Kawazoe Lazzoli Luiz Antonio dos Anjos Marcio Souza Marcos Aurélio B. de Oliveira Maria Augusta Kiss Nazareth de Novaes Rocha Pedro Paulo da Silva Soares Rolando Bacis Ceddia Sergio Henrique R. Ramalho Tales de Carvalho Wallace Monteiro |
No próximo ano, temos muitos planos e projetos, mas quero neste editorial enfatizar a migração para publicação eletrônica que deverá coexistir com a publicação tradicional em papel e progressiva organização do cadastro dos revisores. Muitos colegas líderes qualificados não têm podido atender nossa solicitação de revisão e queremos estabelecer um quadro de revisores disponíveis e assíduos para que evitemos sobrecarregar aqueles que têm respondido com rapidez e competência, ao mesmo tempo que não insistimos com os que, por vários motivos, não podem colaborar no momento da solicitação.
Esperamos que o crescente prestígio da RBME traga satisfação profissional a todos que colaboram nesta empreitada de contínuo desenvolvimento, seja participando como leitor, autor ou revisor ad-hoc.











Curriculum ScienTI