SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue2Guidelines of the Brazilian Society of Sports Medicine: Dietary changes, fluid replacement, food supplements and drugs: demonstration of ergogenic action and potential health risks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.9 no.2 Niterói Mar./Apr. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922003000200001 

EDITORIAL

 

Ampliando o alcance: mídia eletrônica e língua estrangeira

 

 

Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Editor-chefe

 

 

Planos e projetos da RBME vêm sendo concretizados continuamente. A partir deste número, passamos a publicar também um resumo em espanhol e uma versão completa em inglês de cada um dos artigos. Nossa intenção é ampliar o universo de leitores e expandir o espectro de contribuições, fortalecendo nosso pleito de indexação em banco de dados bibliográficos mais abrangentes. A conseqüência concreta deste processo deverá ser o aumento do impacto das nossas publicações produzindo maior influência no desenvolvimento do corpo de conhecimento em medicina e ciências do exercício.

Simultaneamente, estamos disponibilizando o acesso ao conteúdo da RBME via internet no endereço www.rbme.org.br. Encontram-se na página os artigos publicados, editoriais, expediente com dados técnicos do periódico e regras para autores. Números anteriores serão progressivamente acrescentados até que todo o acervo da RBME esteja disponível em meio eletrônico. No momento, todo o conteúdo pode ser acessado sem custos e os artigos captados no formato pdf. Desde o dia 17 de fevereiro, quando inauguramos o site, estamos mantendo mais de 100 visitas por dia. A experiência internacional mostra que a disponibilidade on-line dos artigos de um periódico científico estimula as assinaturas em papel, o que esperamos que ocorra também com a RBME.

Planejamos com a implementação destas ações aproveitar o melhor dos dois mundos, ou seja, atrair leitores de língua inglesa sem abrir mão do nosso idioma e disponibilizar o acesso eletrônico sem deixar de publicar impresso. Contamos com todos vocês leitores, autores, revisores e anunciantes para catalisar a expansão da RBME.