SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue3Validation and reliability of the Baecke questionnaire for the evaluation of habitual physical activity in adult men author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.9 no.3 Niterói May/June 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922003000300001 

EDITORIAL

 

Orientação para resultados: RBME indexada na SciELO e na Embase

 

 

Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Editor-chefe

 

 

Foi com um sentimento combinado de reconhecimento e desafio que recebi o convite do recém-empossado Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME), Dr. Ricardo Munir Nahas, para continuar como Editor-Chefe da RBME por mais dois anos. Reconhecimento por saber que o Presidente planejou com bastante cuidado suas decisões baseando-se em resultados anteriores e, portanto, ser escolhido para coordenar a RBME significa que a própria SBME aprova nossas ações. Desafio, porque implementamos na RBME uma filosofia de orientação para resultados, a qual determina o estabelecimento de metas desafiadoras, definidas como aquelas com apenas 50% de chance de serem atingidas. Dessa forma criamos estímulo adicional para trabalhar e amplificamos a satisfação quando do cumprimento das metas.

Vejamos um exemplo concreto. Há dois anos escrevi no meu primeiro editorial como Editor-Chefe: "Talvez fosse precoce pleitear indexação na SciELO e no Index Medicus/Medline... mas temos condições concretas de, seguindo um planejamento estratégico adequado, nos tornarmos candidatos com chances reais de indexação a curto/médio prazo" (Nóbrega ACL. Quando a continuação é o caminho. Rev Bras Med Esporte 2001;7:117). O planejamento estratégico foi elaborado e executado de forma que, após muitos meses de avaliação detalhada e criteriosa, a RBME foi selecionada para indexação na SciELO (Scientific Electronic Library On-Line)! Os bancos de referências bibliográficas são sistemas de armazenamento organizado que funcionam para a busca de publicações. Como os periódicos selecionados (indexados) devem apresentar rígidos padrões editoriais e científicos, a indexação representa, por si só, um reconhecimento de qualidade do periódico. Na reunião SciELO do ano corrente somente 34% dos periódicos avaliados foram selecionados, apenas sete (16%) da área de ciências da vida, sendo a RBME um deles! Há poucos dias recebemos a notícia de que fomos selecionados também para indexação na EMBASE-Excerpta Medica, banco de referências mantido pela Elsevier Science com mais de 15 milhões de dados bibliográficos de todo o mundo.

Nunca é demais enfatizar que os responsáveis pelo sucesso desta evolução são todos aqueles que contribuem para o complexo processo de realização de um periódico científico incluindo autores, revisores, leitores e patrocinadores, mas quero agradecer em especial nesta passagem de fase da RBME à Dra. Renata Castro, agora na qualidade de Editora Assistente, e à Redprint Editora.

Por fim, espero que todos compartilhem dos sentimentos de reconhecimento e desafio, porque temos à frente mais uma meta com apenas 50% de chance de ser atingida: a indexação no Index Medicus/Medline.