SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue4Nutritional and anthropometric profile of adolescent volleyball athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.9 no.4 Niterói July/Aug. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922003000400001 

EDITORIAL

 

Chamada de revisores ad-hoc

 

 

Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da NóbregaI; Dra. Renata R.T. de CastroII

IEditor-chefe
IIEditora Associada

 

 

A RBME participou recentemente, na pessoa da Editora Associada, do XI Curso de Editoração Científica realizado pela Associação Brasileira de Editores Científicos em parceria com a BIREME/OPAS/OMS. Neste encontro foi interessante perceber que alguns dos periódicos mais expressivos nas áreas de ciências biológicas e da saúde em nosso país compartilham muitas de nossas angústias: ausência de resposta dos revisores em tempo hábil, indisponibilidade de revisores em determinadas áreas do conhecimento, autores que se sentem ofendidos por sugerirmos alterações em seus manuscritos e outros autores que não atendem às solicitações dos revisores e editores.

Com base no planejamento estratégico definido em 2001, nosso objetivo em participar deste evento era a capacitação da RBME para alcançarmos alguns dos pontos considerados fundamentais nesta gestão da Revista: produção do Manual do Revisor da RBME e indexação no MedLine. Estas duas ações devem, ao menos, reduzir as angústias supracitadas.

Apesar de já estarmos indexados em importantes bases de dados, não podemos esquecer que nosso grande objetivo sempre foi a indexação no MedLine. Para obtermos êxito neste desafio, deveremos aumentar o número de artigos originais publicados a cada número da Revista. No último ano já construímos a Revista com a composição de mais de 50% de artigos originais com dados gerados em pesquisas, mas almejamos atingir a recomendação do MedLine, qual seja, que os periódicos tenham 75% de artigos originais. A cada ano o número de manuscritos submetidos para publicação na RBME aumenta. Acreditamos que o aumento da visibilidade da Revista após sua inclusão recente em bases de dados como SciELO e Embase-Excerpta Medica, bem como sua publicação bilíngüe, contribuirão para o aumento de submissões de manuscritos de qualidade à RBME em um futuro próximo.

O Manual do Revisor da RBME deverá ser publicado nos próximos meses, cumprindo um dos itens do convênio firmado com o Ministério dos Esportes. O processo de revisão pelos pares (peer-review), torna necessário revisores de qualidade, dispostos a trabalhar de forma ágil nesta função, que é essencial para um periódico como o nosso. Sendo assim, a partir deste número convocamos todos os especialistas para participar como revisores ad-hoc da RBME. Você que é líder em sua área e se considera apto para esta missão ou deseja recomendar um profissional com qualificação pertinente, nos envie um e-mail (rbme@rbme.org.br) com um breve currículo, enfatizando sua formação profissional e acadêmica bem como sua experiência com publicações, e uma descrição de sua área de atuação. Esta chamada deverá estabelecer um banco de dados de onde pretendemos fazer um estudo mais detalhado para construir um potencial novo grupo de revisores ad-hoc. Contamos com sua colaboração!