SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue6Eating behavior and body image in athletes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.9 no.6 Niterói Nov./Dec. 2003

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922003000600001 

EDITORIAL

 

Conquistas e mais

 

 

Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Editor-Chefe

 

 

A nossa RBME experimentou grandes conquistas durante o ano de 2003, das quais destacamos a indexação na SciELO e EMBASE – Excerpta Medica, publicação dos artigos também em inglês e resumos em espanhol, criação do acesso eletrônico na internet com domínio próprio e ampliação do corpo de revisores ad hoc. Entretanto, um indicador objetivo e convincente do avanço da RBME neste ano é o número de artigos submetidos. No ano de 2003 foi submetido um total de 71 artigos (até a preparação deste Editorial), correspondendo a um aumento de 27% em relação ao ano anterior. Outro indicador importante de qualidade da RBME como veículo de divulgação científica inovadora é a proporção de artigos originais submetidos que em 2003 foi de 69%, um aumento em relação a 2002 quando esta proporção foi de 64%. Portanto, estes números traduzem o interesse dos autores e formadores de opinião pela RBME como o instrumento de divulgação da sua produção científica. A retribuição por este prestígio é também nossa responsabilidade, fundamentada na garantia da agilidade com qualidade do processo de revisão pelos pares e ampliação da exposição qualificada da RBME.

Uma ação capital no sentido de agilizar o processo de submissão e revisão dos artigos submetidos para a RBME já está em processo e deverá estar funcional no primeiro trimestre de 2004 que é a implantação de um sistema de gerenciamento pela internet. Sistemas semelhantes já atendem alguns dos principais periódicos científicos no mundo, permitindo a submissão eletrônica de artigos e reduzindo ainda mais o tempo de trâmite dos artigos entre autores, editores e revisores.

Concluindo mais um ano à frente da RBME, quero agradecer a confiança e o apoio recebidos, particularmente da diretoria da SBME, da editora-associada da RBME e do corpo de revisores ad hoc. Contamos com a colaboração de todos para alcançarmos um avanço ainda maior em 2004.