SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue2Energetic cost estimation and contribution of different metabolic pathways in speed kayaking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.10 no.2 Niterói Mar./Apr. 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922004000200001 

EDITORIAL

 

A Revista Brasileira de Medicina do Esporte na era das submissões on-line

 

 

O número e a qualidade dos artigos submetidos à Revista Brasileira de Medicina do Esporte vêm aumentando continuamente. Entre o dia 1º de janeiro de 2004 e o fechamento desta edição recebemos 52 artigos (quase 12 artigos por mês), o que corresponde a um fluxo recorde. Se, por um lado, a melhora na qualidade dos artigos submetidos facilita o trabalho do revisor, por outro, o maior número de artigos aumenta a agilidade necessária para cada revisão e a freqüência com que solicitamos colaboração dos membros do corpo de revisores.

Entendemos que nossos revisores são profissionais de liderança em suas áreas e têm inúmeras atribuições. Dessa forma, apesar de raramente recebermos recusas às solicitações de revisão, muitas vezes os pareceres tardam por mais de 45 dias para retornar às nossas mãos. Obviamente, tal fato é indesejável, uma vez que atrasa por demais o processo editorial do manuscrito.

Visando facilitar o trabalho dos revisores, agilizando o acesso aos trabalhos submetidos, estamos em fase final do desenvolvimento de nossa nova página na Internet (www.rbme.org.br). Além de possibilitar revisões on-line, este projeto permitirá o acesso gratuito a todos os artigos já publicados na RBME. Através do site autores submeterão seus artigos e poderão consultar o andamento do processo de revisão pelos pares.

Não só a versão eletrônica da RBME passará por mudanças, mas também a revista impressa. Esperamos já no próximo número apresentar uma RBME completamente reformulada, com novo layout e com um maior número de artigos. Com isso esperamos atender à demanda dos autores, tornando ainda menor o tempo entre aceite e publicação dos artigos submetidos.

Aproveitamos a oportunidade para reiterar o convite aos leitores que, por apresentarem experiência em pesquisa científica e publicação de artigos científicos, queiram participar como revisores da RBME. Convidamos estes leitores a enviar um currículo resumido e uma mensagem eletrônica justificando seu desejo de participar como revisor ad hoc da RBME (rbme@rbme.org.br).

Contamos com a ajuda de todos, leitores e revisores, para que a RBME possa alçar vôos cada vez mais altos!

 

Dra. Renata R.T. de Castro
Editora-Associada

Prof. Dr. Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor-Chefe