SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue3Novo projeto editorial e autores internacionais na RBMEDevelopment and validation of specific anthropometric equations to determine the body density of Brazilian Army military women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.10 no.3 Niterói May/June 2004

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922004000300002 

EDITORIAL

 

www.rbme.org.br: uma nova fase na história da RBME

 

 

No início de julho conseguimos finalizar um projeto que há muito era almejado pela equipe da RBME: a ativação de novo portal eletrônico (www.rbme.org.br). Este projeto, viabilizado através de nosso convênio com o Ministério do Esporte, visa aumentar o alcance da Revista e agilizar o processo de gerenciamento dos artigos, disponibilizando todos os artigos previamente publicados (em inglês e português) em formato eletrônico e diminuindo o tempo entre submissão e publicação dos artigos aceitos.

A partir de agora, todos os artigos passarão a ser submetidos e revisados on line. O portal permitirá também que o autor acompanhe o processo de revisão diretamente na Internet, através de uma senha pessoal, fornecida quando o artigo for submetido. Os artigos em análise serão cadastrados por nossa equipe e o autor responsável por suas correspondências receberá um comunicado confirmando a submissão no novo formato. Vale lembrar que os autores que já receberam resposta inicial sobre a avaliação dos revisores poderão conferir o andamento do processo no portal. Apenas artigos cujo processo de revisão já tiver sido finalizado, e a resposta final enviada aos autores, não poderão ser consultados.

Alguns de nossos revisores tinham dificuldades com a forma eletrônica de envio dos artigos a serem revisados. Apesar de este formato ser muito mais ágil que o tradicional pelos correios, havia o inconveniente de pesados downloads, principalmente quando o artigo submetido continha muitas figuras. Com o novo processo via portal, o revisor receberá uma mensagem eletrônica convidando-o para esta tarefa e a realizará diretamente em nosso site, através do preenchimento de um formulário eletrônico. Este mesmo formulário será disponibilizado para os autores do artigo submetido, após autorização do revisor e dos editores da Revista.

Autores, revisores e membros do conselho editorial que venham a receber mensagens da RBME deverão utilizar a senha aleatória gerada pelo sistema para acessar pela primeira vez o ambiente exclusivo do portal, onde será permitida sua troca e a inclusão de seus dados pessoais.

Estamos convictos de que este novo sistema facilitará o processo de submissão e revisão pelos pares, alcançando um número cada vez maior de pesquisadores interessados em publicar seus resultados na RBME. Dessa forma, pretendemos aumentar a qualidade e quantidade dos artigos submetidos, alcançando também o interesse dos principais indexadores de qualidade nacional e internacional.

 

Dra. Renata R.T. de Castro
Editora-Associada