SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Behavior change stages related to physical activity in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

On-line version ISSN 1806-9940

Rev Bras Med Esporte vol.11 no.2 Niterói Mar./Apr. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000200001 

EDITORIAL

 

Revista Brasileira de Medicina do Esporte: crescente qualidade científico-editorial com custo-efetividade

 

 

Entramos mais um ano enfrentando um "bom problema": o fluxo de submissões cresce a cada semana, exigindo um trabalho de coordenação editorial mais intenso e complexo. Esta afirmação não pretende justificar eventuais demoras no envio das correspondências aos autores, pois a meta é sempre acelerar todo o processo de revisão e encurtar o tempo entre submissão e eventual publicação, mas tem como objetivo convidar a todos os autores e leitores a tornarem-se críticos construtivos da RBME e considerar as dificuldades naturais desta atividade, que depende fundamentalmente da agilidade dos revisores ad-hoc. Muito embora raramente tenhamos que absorver e responder com profissionalismo uma ou outra manifestação mais agressiva de autores insatisfeitos, nossa rotina é o exercício do mais alto nível de discussão científica entre revisores, editores e autores. Como conseqüência, a RBME conquistou elevada conceituação como periódico de destaque dentre os órgãos indexadores e de fomento como SciELO e CNPq.

Há cerca de 10 meses inauguramos nosso portal na Internet (www.rbme.org.br)(1) e apresentamos o "novo projeto editorial" da Revista Brasileira de Medicina do Esporte(2). Conforme nosso planejamento, a implantação do portal permitiu agilizar o gerenciamento da comunicação com autores e revisores e do processo de revisão pelos pares do crescente número de submissões. Mas, além disso, o portal nos capacitou a absorver um grupo de informações estratégicas para o planejamento continuado de nossas ações, principalmente ao conhecermos melhor os hábitos de leitura e busca do nosso público e de nossos colaboradores. Por exemplo, enquanto grande parte dos leitores brasileiros prefere o acesso à nossa publicação impressa, os leitores estrangeiros têm contato quase que exclusivo através do nosso portal na Internet ou diretamente no portal SciELO. Por essa razão, e seguindo uma tendência mundial para aumentar a custo-efetividade da publicação, passamos, a partir do número atual, a disponibilizar os artigos em língua inglesa apenas na Internet. O autor correspondente dos artigos publicados continuará a receber as separatas eletrônicas em português e inglês a fim de divulgá-lo, se assim desejar, para o maior público possível sem limitações de idioma.

 

Renata R.T. de Castro
Editora-associada

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor-chefe

 

REFERÊNCIAS

1.Castro RRT. www.rbme.org.br: uma nova fase na história da RBME. Rev Bras Med Esp 2004; 10: 140.

2.Nóbrega ACL. Novo projeto editorial e autores internacionais na RBME. Rev Bras Med Esp 2004; 10: 139.