Acessibilidade / Reportar erro

Revista Brasileira de Medicina do Esporte: crescente qualidade científico-editorial com custo-efetividade

EDITORIAL

Revista Brasileira de Medicina do Esporte: crescente qualidade científico-editorial com custo-efetividade

Entramos mais um ano enfrentando um "bom problema": o fluxo de submissões cresce a cada semana, exigindo um trabalho de coordenação editorial mais intenso e complexo. Esta afirmação não pretende justificar eventuais demoras no envio das correspondências aos autores, pois a meta é sempre acelerar todo o processo de revisão e encurtar o tempo entre submissão e eventual publicação, mas tem como objetivo convidar a todos os autores e leitores a tornarem-se críticos construtivos da RBME e considerar as dificuldades naturais desta atividade, que depende fundamentalmente da agilidade dos revisores ad-hoc. Muito embora raramente tenhamos que absorver e responder com profissionalismo uma ou outra manifestação mais agressiva de autores insatisfeitos, nossa rotina é o exercício do mais alto nível de discussão científica entre revisores, editores e autores. Como conseqüência, a RBME conquistou elevada conceituação como periódico de destaque dentre os órgãos indexadores e de fomento como SciELO e CNPq.

Há cerca de 10 meses inauguramos nosso portal na Internet (www.rbme.org.br)(1) e apresentamos o "novo projeto editorial" da Revista Brasileira de Medicina do Esporte(2). Conforme nosso planejamento, a implantação do portal permitiu agilizar o gerenciamento da comunicação com autores e revisores e do processo de revisão pelos pares do crescente número de submissões. Mas, além disso, o portal nos capacitou a absorver um grupo de informações estratégicas para o planejamento continuado de nossas ações, principalmente ao conhecermos melhor os hábitos de leitura e busca do nosso público e de nossos colaboradores. Por exemplo, enquanto grande parte dos leitores brasileiros prefere o acesso à nossa publicação impressa, os leitores estrangeiros têm contato quase que exclusivo através do nosso portal na Internet ou diretamente no portal SciELO. Por essa razão, e seguindo uma tendência mundial para aumentar a custo-efetividade da publicação, passamos, a partir do número atual, a disponibilizar os artigos em língua inglesa apenas na Internet. O autor correspondente dos artigos publicados continuará a receber as separatas eletrônicas em português e inglês a fim de divulgá-lo, se assim desejar, para o maior público possível sem limitações de idioma.

Renata R.T. de Castro

Editora-associada

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega

Editor-chefe

REFERÊNCIAS

1.Castro RRT. www.rbme.org.br: uma nova fase na história da RBME. Rev Bras Med Esp 2004; 10: 140.

2.Nóbrega ACL. Novo projeto editorial e autores internacionais na RBME. Rev Bras Med Esp 2004; 10: 139.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    30 Jul 2005
  • Data do Fascículo
    Abr 2005
Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 6º and., 01318-901 São Paulo SP, Tel.: +55 11 3106-7544, Fax: +55 11 3106-8611 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: atharbme@uol.com.br