SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue6Reabilitação cardiopulmonar e metabólica: aspectos práticos e responsabilidades author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.11 no.6 Niterói Nov./Dec. 2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922005000600001 

EDITORIAL

 

 

Este é o número comemorativo dos 10 anos da RBME. Nele publicamos, além dos artigos originais e de revisão tradicionais, dois artigos que enriquecem ainda mais este fascículo. O primeiro é o posicionamento oficial da Sociedade Brasileira de Cardiologia endossado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte (SBME) sobre reabilitação cardiopulmonar e metabólica, que deve servir de fundamentação sólida para ações de saúde de grande impacto. O segundo é o artigo de revisão do Dr. William Roberts, Presidente do American College of Sports Medicine, sobre hipertermia e exercício. Não somente este tema é diretamente relevante para nós brasileiros, mas também cristaliza a internacionalização da RBME. A expansão do periódico para além das fronteiras brasileiras foi também recentemente reconhecida pela CAPES, que elevou nosso conceito passando a nos classificar como periódico internacional em sua base de periódicos Qualis. A expectativa é que nossa projeção internacional se amplie ainda mais a partir desta reclassificação da CAPES e da almejada indexação no Medline. O processo desta última está em curso e, se observados os critérios de indexação divulgados pelo National Library of Medicine dos EUA, temos ótimas chances de aprovação. Isto acontecendo, quantos artigos passaremos a receber por ano? O crescimento exponencial no número de submissões nos últimos dois anos (ver figura) criou uma pressão sobre todo o processo editorial, desde o gerenciamento da revisão pelos pares até o custo de produção e distribuição. Entretanto, esta é uma pressão a que temos prazer em sermos submetidos, desde que continuemos a contar com nossos parceiros tradicionais e outros que venham a se juntar nesta tarefa.

Muitos profissionais e Instituições contribuíram para a consolidação e credibilidade do periódico nestes 10 anos, dentre os quais destaco os editores que me antecederam, Dr. João Gilberto Carazzato e Dr. José Kawazoe Lazzoli, as atuais editoras associadas, Dra. Renata Rodrigues T. de Castro e Profa. Kelb Bousquet Santos, e a atual assistente editorial, Fernanda S.N. Sardinha Mendes. O gerenciamento da RBME nos dias de hoje exige atenção diária e trabalho continuado, o que é realizado de forma eficiente e ágil pela equipe atual. Grande parte do sucesso do nosso periódico decorre da dedicação destas profissionais. Outro parceiro fiel ao longo desta jornada de 10 anos tem sido a Redprint Editora. Sua equipe tem compartilhado conosco as dificuldades e conquistas sem vacilar, garantindo a qualidade editorial e regularidade dos lançamentos através dos anos. Fundamentais também têm sido nossos patrocinadores, sejam anunciantes ou fomentadores como a Universidade Federal Fluminense, o Ministério do Esporte e o CNPq. Tranqüilidade para trabalhar e apoio às decisões tomadas sempre foram a tônica da nossa relação com a SBME nas pessoas de seus diretores. A todos, nossos sinceros agradecimentos pela confiança. Por fim, porém não menos importante, quero reconhecer o trabalho dos revisores ad-hoc da RBME nomeando-os individualmente, os quais dedicaram parte de suas horas de trabalho ou lazer para avaliarem e emitirem pareceres sobre os quais nos apoiamos para decidir sobre a aceitação dos artigos submetidos. Somente é possível construir um periódico científico de impacto contando com revisores ágeis e competentes. Muito embora apenas alguns dos mais dedicados tenham recebido livros relacionados à publicação científica como agradecimento pela rica contribuição à RBME, esperamos que todos se sintam recompensados por terem participado do sucesso do nosso periódico.

 

 

Antonio Claudio Lucas da Nóbrega
Editor-Chefe