SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4Editorial: apenas mais um no revezamento author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692On-line version ISSN 1806-9940

Rev Bras Med Esporte vol.15 no.4 Niterói July/Aug. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922009000500001 

EDITORIAL

 

Momento de transição II

 

 

Este Editorial é a seqüência de outro, intitulado "Momento de transição", publicado na edição Nov/dez 2008 da Revista Brasileira de Medicina do Esporte. Naquela ocasião, sinalizamos claramente que a nossa missão à frente da RBME tinha um tempo determinado, até que asumíssemos a Presidência da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, fato que ocorreu durante o 21º Congresso Brasileiro de Medicina do Esporte, realizado em maio último, em São Paulo.

Como convém a um período de interinidade, procuramos não realizar grandes modificações de "rota", mas simplesmente manter a trajetória ascendente da RBME. Nesse período, iniciamos a divisão dos artigos originais com dados de pesquisa pelas grandes áreas da Medicina do Esporte: "Clínica Médica no Exercício e no Esporte", "Aparelho Locomotor no Exercício e no Esporte"e "Ciências do Exercício e do Esporte", visando uma melhor organização dos artigos publicados em cada edição.

Nesse período, a RBME obteve a indexação no Web of Science, maior indexador de periódicos científicos em todo o mundo. Este foi o resultado de um trabalho de longo prazo planejado e executado pelos editores anteriores, Drs. Antonio Cláudio Lucas da Nóbrega e Renata Castro, que com o atingimento dessa meta formalmente consideraram finalizada a sua missão à frente da RBME como editores.

Além disso, também nesse período realizamos a transição para o Sistema de Submissão On-Line do Scielo, consolidando essa parceria com esse importante indexador. Dos 197 títulos correntes do Scielo, apenas 37 periódicos têm hoje esse acesso. Desde o início de março, as submissões on-line da RBME passaram ser realizadas no endereço http://submission.scielo.br/index.php/rbme, com a desativação progressiva do site antigo, que permanecerá apenas para os artigos que já estavam em processo de revisão pelos pares.

Com a Atha Editora e com o novo patrocinador principal (Laboratório Zambon), foi bastante ampliada a visibilidade da RBME, que passou a uma tiragem de 5.000 exemplares, distribuídos em todo o Brasil, com uma perspectiva de médio prazo de auto-suficiência em termos financeiros, sem que haja mais a necessidade de subsídio por parte da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte.

Tivemos imensa satisfação com o aceite do Prof. Dr. Arnaldo José Hernandez, agora ex-Presidente da SBME, para assumir como Editor-Chefe da Revista Brasileira de Medicina do Esporte. A sua biografia humana, profissional e acadêmica não nos deixam a mínima dúvida quanto à sua capacidade, mérito e empenho em elevar a RBME a novos patamares, contemplando o planejamento da SBME para a próxima década.

Desta forma, consideramos finalizada a nossa curta missão à frente da RBME, a qual assumimos por solicitação do então Presidente da SBME, a quem - por mérito, fazemos questão de reiterar - "passamos o bastão" para conduzir a RBME nos próximos anos.

 

Dr. José Kawazoe Lazzoli
Presidente, Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License