SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue2Performance determining factors in indoor climbing: one of the contributions of professor Maria Augusta Kiss to the development of sports sciences in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.17 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000200001 

EDITORIAL

 

Homenagem Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss

 

 

Os brasileiros têm o hábito de homenagear personalidades que já não se encontram entre nós. A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) desta vez homenageia um dos pilares que fizeram e fazem a Medicina do Exercício e do Esporte chegar ao que é hoje.

Em função da legislação vigente, Maria Augusta está se aposentando de sua vida docente em março de 2011, na Universidade de São Paulo (USP), pois alcançou a idade da aposentadoria compulsória.

Maria Augusta, mais conhecida entre seus colegas e alunos carinhosamente pelo nome de Mariau, nasceu em São Paulo em 6 de abril de 1941, filha do casal de médicos formados em 1938 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Dr. Rubens Dal Molin e Dra. Clara Peduti Dal Molin.

Desde seus primeiros estudos, obteve sempre ótimas notas, tendo sido uma aluna brilhante, cursado os Colégios Padre Anchieta e Presidente Roosevelt e ingressado na Faculdade de Medicina da USP em 1959, tendo se formado em 1964. Em 1966 concluiu o Curso de Medicina Especializada em Educação Física na Escola de Educação Física da USP (hoje Escola de Educação Física e Esportes).

Casada com o Médico Coloproctologista Dr. Desidério Roberto Kiss, Professor da Faculdade de Medicina da USP, tem uma filha, a dentista Katia Regina Dal Molin Kiss e uma neta, Luiza Pinheiro, com dois anos e meio de idade.

Ingressou na carreira docente na Escola de Educação Física da USP em 28 de outubro de 1967, passando a Professora Titular em 23 de outubro de 1990 e eleita Vice-Diretora em novembro de 2010.

Desde 1967 foi Professora dos Cursos de Educação Física, Técnica Desportiva e Medicina Especializada em Educação Física (posteriormente denominado Medicina Desportiva), tendo formado centenas de médicos especializados em Medicina do Exercício e do Esporte.

Fez Doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) na USP em 1972, apresentando o trabalho "Efeito do treinamento sobre a condição cardiovascular de atletas do sexo feminino com 13 a 15 anos de idade", tendo como orientador o Dr. Mario Carvalho Pini, fundador da SBMEE. Em 1974, fez Pós-Doutorado na USP em Ciências da Saúde na Área de Educação Física. Em 1985, fez Livre-Docência na USP, apresentando a tese "Avaliação sistêmica da formação de recursos humanos para pesquisa em educação física e desportos. Aplicabilidade da técnica Delfos para a construção de referencial", sendo atualmente Professora Titular, atuando principalmente nas seguintes áreas: Avaliação do Desempenho Esportivo, Bioenergética, Limiares Metabólicos, Consumo Máximo de Oxigênio e Cinética do Consumo de Oxigênio. Atualmente é Coordenadora do Laboratório de Desempenho Esportivo (LADESP).

Além das atividades docentes de formação de Professores de Educação Física e de Médicos Especializados em Medicina Desportiva, participou de inúmeras atividades como Coordenação de Projetos de Pesquisa, Publicações em Periódicos e Livros, Apresentação de Trabalhos e Temas Livres em Congressos, Participação em Aulas e Mesas Redondas em Cursos e Congressos, Participação em Bancas Examinadoras de dissertações, doutorados e qualificação de doutorados, Comissões Julgadoras em Concursos Públicos e Livre Docências e participação e organização de eventos científicos nos campos da Educação Física e da Medicina do Exercício e do Esporte.

Na área de Medicina do Esporte, sempre teve uma participação ativa, na Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física de São Paulo (hoje Sociedade Paulista de Medicina Desportiva - SPAMDE) e da Federação Brasileira de Medicina Desportiva (hoje Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - SBMEE), sendo atualmente Membro do Conselho Editorial da Revista Brasileira de Medicina do Esporte (RBME).

Em novembro de 1973 participou de uma histórica Assembléia da Sociedade de Medicina Aplicada à Educação Física de São Paulo e junto com alguns colegas, Ruben Pimenta da Silva, Mario Carvalho Pini, João Gilberto Carazzato, Reynaldo Kuntz Bush, Luciano Theobaldo Baccalá, Rubens Lombardi Rodrigues, Hartmuth Heinrich Grabert, Fernando Boccolini, Raymond Victor Hegg, João Longo, Héldio Fortunato Gaspar de Freitas, Victor Keihan Rodrigues Matsudo e Osmar Pereira Soares de Oliveira, deu novos rumos à Medicina do Esporte em São Paulo. No âmbito brasileiro participou da reestruturação da Federação Brasileira de Medicina Desportiva junto com Waldemar Areno, Maurício Rocha, Eduardo Henrique de Rose, José Luiz Fraccaroli e José Rizzo Pinto.

Conhecendo a Maria Augusta como conhecemos, temos a certeza de que, embora afastada funcionalmente de suas atividades docentes junto à Escola de Educação Física e Esportes da USP, ainda continuará transmitindo seus conhecimentos a muitos nos campos da Educação Física e da Medicina do Esporte, embora agora possa desfrutar um pouco mais de tempo para se dedicar à jardinagem, à leitura e principalmente para conviver com sua netinha Luiza.

Mariau, com muito carinho e respeito, a Medicina do Exercício e do Esporte agradece a sua brilhante colaboração. Muito obrigado por tudo.

A Diretoria - SBMEE

 

 

Texto: Héldio Fortunato Gaspar de Freitas

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License