SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.17 issue4Physical activity and male aging symptoms in a southern Brazilian population author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Medicina do Esporte

Print version ISSN 1517-8692

Rev Bras Med Esporte vol.17 no.4 São Paulo July/Aug. 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1517-86922011000400001 

EDITORIAL

 

Revista brasileira de medicina do esporte: o trabalho de todos em prol da ciência

 

 

As contribuições das pesquisas científicas e clínicas só são possíveis de serem consolidadas e aplicadas na prática profissional por meio da sua divulgação com a publicação de artigos em periódicos científicos. A rígida política editorial, com a contribuição de editores e revisores academicamente qualificados, é fundamental para que uma revista científica seja reconhecida. Atualmente, uma das formas mais relevantes para se reconhecer um periódico científico como sendo de maior importância no meio acadêmico é o Fator de Impacto, uma das ferramentas criadas pela chamada cienciometria. Eugene Garfield, em 1955, foi quem deu o passo definitivo nessa direção e que hoje é baseado no número de citações dos trabalhos publicados em determinada revista, nos últimos dois anos por outras publicações, disponibilizado pelo sistema ISI (Institute of Scientific Information) e publicado no Journal of Citation Reports (JCR - Thomson Reuters).

Foi com muita honra e orgulho que, recentemente, todos tomamos ciência de que a Revista Brasileira de Medicina do Esporte - RBME acabou de obter seu primeiro Fator de Impacto que já chega em um patamar superior ao de algumas importantes revistas internacionais. Esse fato é fruto de gestões sucessivas da RBME e do trabalho voluntário dos revisores, que "emprestam" o seu expertise para aprimorar ainda mais a qualidade dos artigos que serão publicados. Por outro lado, essa conquista só aumenta a responsabilidade da RBME e o rigor na avaliação e aceitação dos artigos submetidos.

Na qualidade de atual Editor-Chefe da RBME parabenizo e agradeço profundamente a todos que participam, ou participaram, do seu Corpo Editorial e aos Pesquisadores Autores pelo relevante serviço não apenas à revista científica da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte - SBMEE, mas em prol da ciência do nosso país.

 

Arnaldo José Hernandez
Editor-Chefe RBME

 

HOMENAGEM AO PROF. DR. MAURÍCIO LEAL ROCHA (1917-2011)

Professor Doutor Maurício José Leal Rocha, nascido no Rio de Janeiro, no bairro de São Cristóvão, em 27 de abril de 1917. Formou-se médico em 1937, então com apenas 20 anos de idade. Atuou em diversas instituições prestigiosas, como na Faculdade de Medicina da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Fellow de instituições como: International College of Surgeons, International College of Angiology, American College of Sports Medicine, British College of Sports Medicine e membro ativo da New York Academy of Sciences.

Muito além da saudade, nosso reconhecimento e gratidão.

 

Diretoria SBMEE