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EDITORIAL

EDITORIAL

Este fascículo de EDUCAÇÃO e PESQUISA dá continuidade às comemorações do trigésimo ano de existência de nossa revista, iniciadas com a edição especial, composta de artigos de revisão da literatura no campo educacional, lançada em maio último. É também a materialização da proposta de alterar nossa periodicidade de publicação, que passa a ser quadrimestral, com três números a cada ano.

Além disso, anunciamos nesta edição uma nova composição de nosso Conselho Editorial. Só temos a agradecer a todos que integraram esse conselho, dando seu respaldo a nosso trabalho, e que em muitas situações apoiaram-nos por meio da divulgação da revista, de envio de sugestões editoriais e artigos, assim como na avaliação dos textos que nos são submetidos. Além de diversos colegas que colaboram conosco desde a reestruturação da revista, em 1999, o presente Conselho Editorial conta com novas e honrosas presenças de pesquisadores do Brasil, dos Estados Unidos e da Alemanha, que aceitaram prontamente o convite para integrar nossa equipe.

Abrem o volume quatro artigos baseados em pesquisas empíricas desenvolvidas em diferentes espaços educacionais e apoiados em campos disciplinares diversos, cuja qualidade dá mostras da riqueza atual do campo educacional no país. "Ciclos de vida: algumas questões sobre a psicologia do adulto", de Marta Kohl de Oliveira, sistematiza reflexões instigantes e inovadoras sobre a possibilidade de formulação de uma psicologia do adulto, a partir da definição do desenvolvimento psicológico como transformação que ocorre ao longo de toda a vida, utilizando dados extraídos de entrevistas e questionários aplicados a alunos de um curso supletivo em algumas cidades do estado de São Paulo.

As percepções de professores do ensino fundamental sobre a prática da não-retenção escolar, com base no estudo qualitativo de uma escola em Belo Horizonte, são objeto do artigo de Dília Maria Andrade Glória e Leila de Alvarenga Mafra. As autoras buscam apreender o sentido includente ou não de alterações nos processos de escolarização a partir da adoção dos ciclos e da eliminação dos mecanismos de reprovação escolar, e com isso trazem elementos bastante oportunos para uma necessária avaliação dessas políticas.

No artigo de autoria de Aparecida Carbone e Maria Suzana De Stéfano Menin, são comparados os resultados de duas pesquisas a respeito das representações sobre situações de injustiça na escola expressas por alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do município de Presidente Prudente, apresentando assim uma contribuição empiricamente fundamentada ao debate sobre ética e educação, que tanto tem mobilizado nosso campo.

Finalmente, a partir de uma experiência educacional com crianças hospitalizadas em Niterói, Rejane de Souza Fontes reflete sobre a importância do método narrativo e da escuta pedagógica para a construção de discursos alternativos à fala hegemônica na educação.

A seção EM FOCO, sob o título "Pesquisa sociológica e metodologia qualitativa", reúne as contribuições de três experientes sociólogos — Heloísa Martins, Agnès van Zanten e Bernard Lahire — que participaram do seminário "Questões Teórico-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Educação", realizado na FEUSP em 2003, por iniciativa da Linha de Pesquisa em Sociologia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação. Agradecemos às professoras Cláudia Pereira Vianna e Maria da Graça Jacintho Setton, que organizaram e apresentam a seção.

Finalmente, dedicamos a última parte deste fascículo ao saudoso professor José Mário Pires Azanha, falecido em janeiro último. Convencidas de que dar continuidade ao debate de suas idéias seria a homenagem mais afinada ao seu pensamento ousado, coerente e rigoroso — e aquela que certamente mais teria lhe agradado — publicamos um conjunto de textos reunindo tanto lembranças e reflexões elaboradas por Nilson José Machado, Lisete Regina Gomes Arelaro e José Sérgio Fonseca de Carvalho, professores da FEUSP que foram seus orientandos, quanto quatro de seus próprios escritos, entre eles um artigo anteriormente publicado na então Revista da Faculdade de Educação, em 1979.

Como sempre, contamos no desenvolvimento de nosso trabalho, com a colaboração de inúmeros colegas da FEUSP e de outras instituições do Brasil e do exterior. Em especial gostaríamos de agradecer às professoras Izabel Galvão e Isabel Gretel Eres Fernandez pela tradução e revisão de textos em francês e espanhol.

Maria Isabel de Almeida

Lucia Bruno

Marília Carvalho

Marta Kohl de Oliveira

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Out 2004
  • Data do Fascículo
    Ago 2004
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