Acessibilidade / Reportar erro

Women, men, and mathematics: a reading of data from the National Index of Functional Literacy

Abstracts

The purpose of this article is to discuss the differences observed between women and men in some of the daily mathematical practices made necessary by the demand and opportunities of a society based on the dynamics and criteria of written culture. We take for our analysis the results published in the fourth edition of the research entitled National Index of Functional Literacy (INAF), carried out in 2004, which evaluated the conditions and efficiency of the Brazilian young and adult populations in mobilizing mathematical skills to carry out daily tasks, and in which the results obtained by the male population were regarded as significantly superior to those achieved by the female population. Based on a reflection grounded in a Foucauldian perspective, we seek to understand these results as articulated to a discursive field marked by a mathematical rationality of Cartesian matrix. Analyzing under such perspective the mechanisms that contribute to degrade women's performance in comparison with men's in assessments of this kind - concerned as they are with the ability to give answers regarded as adequate in the execution of daily tasks regarded as relevant - our attention is focused on identifying another instance of production of inequalities between men and women, represented here by the valuation (in social life and in the assessments) of certain manners of conceiving and reacting to daily demands. As educators we are interested in unveiling the production of inequalities, so as to deconstruct certain discourses that favor them, and in bringing about other perspectives of analysis and pedagogical action.

Gender; Mathematical literacy; Inequality


Este artigo tem como propósito discutir as diferenças apresentadas por mulheres e homens em práticas matemáticas cotidianas, demandadas pelos apelos ou pelas oportunidades de uma sociedade pautada na dinâmica e nos critérios da cultura escrita. Tomaremos para análise os resultados divulgados na quarta edição da pesquisa Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional (INAF), realizada em 2004, que avaliou as condições e a eficiência da população jovem e adulta brasileira na mobilização de habilidades matemáticas na execução de tarefas do cotidiano, e na qual os resultados apresentados pela população masculina foram considerados sensivelmente superiores aos resultados apresentados pela população feminina. Apoiando-nos numa reflexão referenciada numa perspectiva foucaultiana, buscamos compreender esses resultados como articulados a um campo discursivo, marcado pela racionalidade matemática de matriz cartesiana. Analisando, nessa perspectiva, os mecanismos que contribuem para um pior desempenho das mulheres em relação aos homens em avaliações dessa natureza - voltadas para as possibilidades de dar respostas consideradas adequadas na execução de tarefas cotidianas consideradas relevantes -, nossa preocupação se volta para a identificação de mais uma instância de produção de desigualdades entre as mulheres e os homens, representada pela maior valorização (na vida social e nas avaliações) de certos modos de conceber e reagir diante das demandas do cotidiano. Como educadoras, interessanos desvendar a produção das desigualdades, de maneira a desconstruir discursos que a favorecem e instaurar outras perspectivas de análise e de ação pedagógica.

Gênero; Alfabetismo matemático; Desigualdade


  • ARTES, A. C. A. Indicador nacional de alfabetismo funcional-2001: explorando as diferenças entre mulheres e homens. Educação e Pesquisa São Paulo, v. 33, n. 3, p. 561-580, set./dez. 2007.
  • ANDRADE, M. S.; FRANCO, C.; CARVALHO, J. B. P. F. Gênero e desempenho em matemática. Avaliação Educacional São Paulo, v. 27, n. 1, p. 77-98, 2003.
  • BÍBLIA. N. T. Mateus Português. Bíblia Sagrada. 25. ed. São Paulo: Paulus, 1998, cap. 13, p. 1256.3
  • DAL'IGNA, M. C. Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença? Educação em Revista Belo Horizonte, n. 46, p. 241-267, dez. 2007.
  • ERNEST, P. Introduction. Changing views of the "gender problem" in Mathematics. In: WALKERDINE, V. Couting girls out: girl and mathematics. Londres: Virago, 2003. p. 1-14.
  • FERREIRA, E. S. Pisa 2003 Campinas: Unicamp, 2004. Disponível em: <http://www.sbempaulista.org.br>. Acesso em: 30 out. 2007.
  • FONSECA, M. da C. F. R. (Org.). Letramento no Brasil: habilidades matemáticas - reflexões a partir do INAF 2002. São Paulo: Global; Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação; Instituto Paulo Montenegro, 2004.
  • FOUCAULT, M. Microfísica do poder 18. ed. Organização e Tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1979.
  • ______. A ordem do discurso 7. ed. Tradução de Laura Fraga Sampaio. São Paulo: Loyola, 1996.
  • ______. A arqueologia do saber 7. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2005.
  • INAF. 2º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional: um diagnóstico para a inclusão social - primeiros resultados. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro; Ação Educativa, 2002. Disponível em: <http://www.ipm.org.br>. Acesso em: 10 set. 2007.
  • ______. 4º Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional: um diagnóstico para a inclusão social - Avaliação de habilidades matemáticas. São Paulo: Instituto Paulo Montenegro; Ação Educativa, 2002. Disponível em <http://www.ipm.org.br>. Acesso em: 10 set. 2007.
  • LOURO, G. L. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
  • ROSEMBERG, F. Educação formal, mulher e gênero no Brasil. Revista Estudos Feministas v. 9, n. 2. Florianópolis, 2001. Disponível em: <http://www.scielo.php>. Acesso em: 13 Jul. 2006.
  • SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
  • ______. A escrita no currículo e o "Efeito Mateus". In: LOPES, A. R. C.; MACEDO, E. F. de; ALVES, M. P. C. (Orgs.). Cultura e política do conhecimento Araraquara: Junqueira&Marin, 2006, p. 53-72.
  • SCOTT, J. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Revista Educação e Realidade Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 5-22, jul./dez. 1990.
  • ______. Ponto de vista. Revista Estudos Feministas Florianópolis, n. 1, p. 115-124, 1998.
  • SOUZA, M.C. R. F. de. Gênero e matemática(s): jogos de verdade nas práticas de numeramento de alunas e alunos da Educação de Pessoas Jovens e Adultas. 2008. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2008.
  • VALERO, P. Social Justice and mathematics education: gender, class, ethnicity and the politics of schooling. Berlin: Freie Universitat Berlin; International Organization of Women and Mathematics, 1998. Disponível em: <http://www.emis.ams.org/journal/zdm>. Acesso em: 20 jun. 2005.
  • VEIGA-NETO, A. Foucault & Educação 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.
  • WALKERDINE, V. The mastery of reason London: Routledge,1988.
  • ______. O raciocínio em tempos pós-modernos. Educação e Realidade Porto Alegre, v. 20, n. 2, p. 207-226, jul./dez. 1995.
  • ______. Couting girls out: girl and mathematics (New Edition). Londres: Virago, 2003.
  • ______. Diferença, cognição e Educação Matemática. In: KNIJNIK, G.; WANDERER, F.; OLIVEIRA, C. J. de. (Orgs.). Etnomatemática, currículo e formação de professores Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. p. 109-123.
  • Correspondência:
    Maria Celeste Reis F. de Souza
    Av. Rio Doce, 2449- Ilha
    35020-500 - Gov. Valadares - MG
    E-mail:
  • 1
    . O INAF 4 foi a última versão do INAF que investigou exclusivamente habilidades matemáticas funcionais da população brasileira. Em 2006, foi publicado um balanço das cinco edições anteriores. Da pesquisa de 2007, apenas os primeiros resultados foram publicados. Cf.:
  • 2
    . A partir de 2007, as pesquisas serão bienais.
  • 3
    .
  • 4
    . Refere-se ao versículo do Evangelho de São Mateus (13, 12): "Ao que mais tem mais lhe será dado e ao que não tem lhe será tirado até o que julga ter".
  • Publication Dates

    • Publication in this collection
      13 Apr 2009
    • Date of issue
      Dec 2008

    History

    • Accepted
      13 Oct 2008
    • Received
      12 Feb 2008
    Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Av. da Universidade, 308 - Biblioteca, 1º andar 05508-040 - São Paulo SP Brasil, Tel./Fax.: (55 11) 30913520 - São Paulo - SP - Brazil
    E-mail: revedu@usp.br