SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Interações (Campo Grande)

Print version ISSN 1518-7012

Interações (Campo Grande) vol.11 no.2 Campo Grande Dec. 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1518-70122010010400001 

Capital humano e crescimento econômico

 

 

Os autores Giomar Viana e Jandir Ferrera de Lima fazem uma revisão de literatura e analisam os principais elementos da teoria do capital humano, principalmente sua influência no crescimento econômico. Para a teoria do capital humano, a educação torna as pessoas mais produtivas, aumentando seus salários e influenciando no progresso econômico. Além da análise dos possíveis benefícios que a educação propicia ao sistema econômico e a sociedade como um todo, existem algumas restrições ou situações que podem inibir seu pleno desempenho. Dentre elas, há o diferencial existente entre quantidade e qualidade da educação, uma vez que, mesmo com um possível aumento contínuo da educação, ela pode não refletir um nível qualitativo suficiente para dinamizar a produtividade e o progresso econômico e social da população.

De acordo com Schultz (1964), a qualificação e o aperfeiçoamento da população, advindos do investimento em educação, elevariam a produtividade dos trabalhadores e os lucros dos capitalistas, impactando na economia como um todo. Diante disso, a inclusão do capital humano nos modelos de crescimento econômico é uma questão chave para se compreender a dinâmica da economia no longo prazo, uma vez que, até então, esse fenômeno era explicado somente pelo capital natural e capital construído existente entre regiões e países. O artigo ainda aponta que os investimentos em capital humano feitos pelo estado e pelas empresas geram a longo-prazo bem estar social não só para a força de trabalho quanto para a sociedade de um modo geral.

 

 

Contato:
Jandir Ferrera de Lima
Colegiado de Economia
Universidade Estadual do Oeste do Paraná
jandir@unioeste.br

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License