Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Editorial

Interações, revista do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Mestrado Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco - Campo Grande, MS, com 25 números publicados, vem renovando, assim, seu compromisso de debater, divulgar informações sistematizadas e de experiências construtivas em torno da ideia de Desenvolvimento Local, oferecendo formas eficazes para a geração de desenvolvimento endógeno, segundo meios, regras e estratégias próprias, e respeitando a diversidade cultural e a gestão autônoma de recursos e técnicas características dos territórios.

A Revista Interações neste número conta mais uma vez com o auxílio financeiro do CNPq1 1 Programa Editorial - Edital /Chamada n. 09/2012 MCTI/CNPq/CAPES - Processo n. 406647/2012-7 - Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros. e comunica aos seus leitores que os exemplares serão distribuídos gratuitamente e por meio de permutas.

O Comitê de Redação da revista agradece aos autores, Membros do Conselho Editorial e avaliadores ad hoc, pelo apoio recebido nestes 13 anos de existência (2000-2012) e pela contribuição tão significativa no cenário da comunicação científica.

Os temas abordados neste número refletem os posicionamentos dos autores por meio de elementos teórico-metodológicos e na análise de processos que possam agregar novos temas, conceitos, abordagens, experiências que contribuam para reflexão e avanços sobre desenvolvimento local.

O artigo que abre esta edição intitula-se Pantanal Mato-Grossense: considerações sobre a proteção constitucional para um desenvolvimento econômico sustentável de autoria de Adriany Barros de Britto Ferreira. O estudo assinala a necessidade de se utilizar esse bioma de forma racional e equilibrada, tendo como objetivo a preservação e desenvolvimento sustentável da região; o artigo seguinte, de Luís Cláudio Martins de Moura e Joel Bevilaqua Marin2 2 Apesar de autor Joel Bevilaqua Marin ter publicado nesta revista há menos de dois anos, o Conselho de Redação autorizou a publicação devido à importância da temática. , com o título Rede empresarial: a estratégia da produção de sementes de soja transgênica em Goiás, analisa a produção de sementes de soja transgênica adaptada ao cerrado, cujo estudo é feito em rede empresarial no estado de Goiás; o artigo de autoria de Luís Miguel Luzio dos Santos, Bernardo Carlos Spaulonci C. M. de Oliveira e Jean Carlos Mendes da Rocha, nominado O perfil do terceiro setor na cidade de Londrina: mapeando as organizações do terceiro setor, estabelece que a pesquisa é exploratória de natureza quantitativa, com base no terceiro setor.

A pesquisa de Daniel M. Nejelisk e Carolina Iuva de Mello, denominada Design e agricultura familiar: proposta de estrutura para cultivo protegido, menciona que, ao se investigar as estruturas para o cultivo de hortaliças utilizadas na cidade de Santa Maria, RS e região, utilizam-se estruturas artesanais na maioria dos produtos, muitas vezes inadequadas, e que este quadro pode ser modificado com uma nova estrutura para cultivo protegido, demonstrando o promissor papel do design como facilitador do desenvolvimento local.

O artigo de Hugo David Santana, Luís Carlos Vinhas Ítavo e Luzia Félix da Silva, com o título As relações dos atores envolvidos com o arranjo produtivo local Terra Cozida do Pantanal, esclarece que as relações dos atores ocorrem em redes sociais e órgãos de apoio, articulando e mobilizando os integrantes, possibilitando o surgimento do capital social via governança e um bom desempenho coletivo.

O estudo sobre Estruturas de governança em arranjos produtivos Locais, assinado por Timóteo Ramos Queiroz, avalia as formas de governança entre empresas em Arranjos Produtivos Locais, para analisar o desempenho das atividades de cooperação dos APLs de calçados nas cidades paulistas de Birigui, Franca e Jaú; já o artigo de Stéphanie Thayssa Mattos Fontes Nascimento, Edilene Silva Ribeiro e Roberto Antônio Ticle de Melo e Souza, cujo título Valoração econômica de uma unidade de conservação urbana, Cuiabá, Mato Grosso expressa o valor de uso recreacional do Parque Estadual Mãe Bonifácia, utilizando os métodos de Valoração Contingente e o método do Custo de Viagem para os usuários do parque na zona urbana; a pesquisa de Káty Maria Nogueira Morais e Elaine Tavares, denominada Uso da tecnologia da informação na gestão da cadeia de suprimentos em São Luís do Maranhão, e oportunidades para o desenvolvimento de fornecedores locais, enfatiza que o uso efetivo da tecnologia da informação poderá contribuir para o desenvolvimento local, por meio da mudança de realidade e de seus fornecedores através da gestão da cadeia de suprimentos.

Os autores Graziele Margarida Braz e Oséias de Oliveira, com o título Territorialidades religiosas e devoção privada em Irati, PR, apresentam uma análise a respeito da existência de oratórios (religiosos) particulares estabelecidos nos beirais das residências em Irati, mantidos desde 1950, compreendendo-se assim, o ambiente urbano permeado pelo sagrado, onde acontece intenso diálogo simbólico e estético entre os moradores locais e da região do entorno.

Na seção Teoria e Prática, os autores Débora Moreira de Oliveira, Luiz Aquino Silva Santos e Laura Jane Gomes apresentam um trabalho com o título Espécies madeireiras de uso combustível em área de restinga, Pirambu, Sergipe, Brasil, objetivando realizar um estudo etnobotânico junto aos moradores do Assentamento Agroextrativista São Sebastião. Os autores assinalam ainda que as espécies candeia e a gobiraba sejam apontadas como as melhores no contexto de madeira de uso combustível.

Na última seção da revista, os bolsistas PROSUP/CAPES Luiz Henrique Eloy Amado e Leandro Henrique Araújo Leite pesquisaram no site do PPGDL os resumos das dissertações, seus respectivos títulos, orientadores, mestrandos e datas das apresentações referentes ao ano de 2007.

Maria Augusta de Castilho

Editora

  • 1
    Programa Editorial - Edital /Chamada n. 09/2012 MCTI/CNPq/CAPES - Processo n. 406647/2012-7 - Editoração e Publicação de Periódicos Científicos Brasileiros.
  • 2
    Apesar de autor Joel Bevilaqua Marin ter publicado nesta revista há menos de dois anos, o Conselho de Redação autorizou a publicação devido à importância da temática.
  • Datas de Publicação

    • Publicação nesta coleção
      10 Jun 2013
    • Data do Fascículo
      Jun 2013
    Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
    E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br