Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

A partir desse v. 16, n. 1, de jan./jun. 2015, a Interações, de acordo com o Programa Scielo, aperfeiçoa a editoração, publicação e interoperabilidade com a estruturação dos textos de acordo com a linguagem XML.

Essa adoção objetiva enriquecer a formatação e o tratamento dos textos a partir da identificação detalhada dos elementos bibliográficos e estruturais do artigo, possibilitando assim tipos de apresentação nos diferentes dispositivos, nos formatos HTML, PDF, EPUB.

A contribuição relevante para essa mudança que o Scielo propicia às revistas indexadas volta-se, segundo a orientação recebida por todos os editores, à visibilidade, acessibilidade, qualidade, credibilidade, uso e impacto nacional e internacional de periódicos de qualidade por meio da sua indexação, publicação e interoperabilidade na Web em coleções nacionais, regionais, globais ou temáticas.

Em conformidade com essa premissa, a revista Interações, já em seu volume 16, assegura o cumprimento da adoção e obediência aos princípios, objetivos, metodologias e tecnologias preconizados pelo Scielo.

A revista nessa edição de 2015 abre espaço ao artigo "A indicação geográfica de produtos: um estudo sobre sua contribuição econômica no desenvolvimento territorial", da auto-ria de Giovane José Maiorki e Valdir Roque Dallabrida, para discutir como ela pode ocorrer a partir da contribuição da sociedade civil e dos setores da economia que fazem parte do objeto da Indicação Geográfica.

Já Judite Sanson de Bem, Nelci Maria Richter Giacomini e Moisés Waismann, no artigo "Utilização da técnica da análise de clusters ao emprego da indústria criativa entre 2000 e 2010: estudo da Região do Consinos, RS", verificam que o comércio internacional nesse período impactou a estrutura de emprego.

O artigo "Mobilidade de camponeses entre assentamentos de reforma agrária: territorialidades em cheque no desenvolvimento local da Transamazônica, Pará, Brasil", da autoria de Ione Vieira dos Santos, Noemi Miyasaka Porro e Roberto Porro, evidencia os processos de territorialização concebidos pelos chamados beneficiários de reforma agrária.

Trazendo a produção do arroz orgânico como a oportunidade de retorno do camponês ao mercado com estratégias diferenciadas, o artigo "Construção social de mercados: a produção orgânica nos assentamentos do Rio Grande do Sul, Brasil", de Ezequiel Redin, apoia-se na agregação de valor por um produto constituído de características organolépticas e funcionais relevantes, aliado a preocupações ambientais e sociais.

Os autores Joyce Alves Rocha, Odara Horta Boscolo e Lucia Regina Rangel de Moraes Valente Fernandes, no artigo "Etnobotânica: um instrumento para valorização e identificação de potenciais de proteção do conhecimento tradicional", apontam estudos etnobotânicos como instrumentos de valorização e identificação de potenciais de proteção do conhecimento tradicional a partir da investigação de uma comunidade rural do Rio de Janeiro, Brasil.

Por outra vertente, o artigo "Redes sociais de produtores de mandioca em regiões do estado de São Paulo", da autoria de Giuliana Aparecida Santini Pigatto, Timóteo Ramos Queiroz e Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani, traz uma análise e mapeamento dessas redes existentes na busca de informação e comercialização.

Os autores Roberta Soares da Rosa, Patrick Dias Gomes e Géssica Carneiro da Rosa traçam, em seu artigo, "A concepção de Desenvolvimento Local na trajetória de uma Organização Social do Terceiro Setor no município de São Leopoldo, RS", oriunda de uma pesquisa em arquivos e documentos dos planejamentos institucionais dos últimos catorze anos.

O estudo realizado pelas pesquisadoras Margô De David e Maria Corette Pasa, intitulado "As plantas medicinais e a etnobotânica em Várzea Grande, MT, Brasil", objetiva resgatar o conhecimento sobre as plantas utilizadas como remédio e a finalidade de uso.

Os autores Omar Jorge Sabbag e Sílvia Maria Almeida Lima Costa no artigo "Strategic planning for dairy cattle: SWOT analysis applied to a property of a farmers' association in Dracena, São Paulo state, Brazil", apresentam um diagnóstico que serve de base para um planejamento estratégico frente aos desafios referentes à exploração leiteira em uma cidade do interior de São Paulo.

Ao discutir a evolução dos robôs na agricultura nas últimas décadas, no artigo intitulado "Robótica na agricultura", Neusa Maria Hackenhaar, Celso Hackenhaar e Yolanda Vieira de Abreu observam que a utilização deles na agricultura, ainda que enfrente dificuldades, já é uma realidade consolidada com expansão cada vez mais contínua.

A análise da migração boliviana com utilização de entrevistas e questionários de campo junto aos policiais federais e aos migrantes, é encontrada no artigo "Bolivianos no Brasil: migração internacional pelo corredor fronteiriço Puerto Quijarro (Bo)/Corumbá (MS)", da autoria de Ana Paula Correia de Araujo, Danilo Magno Espíndola Filartigas e Luciani Coimbra de Carvalho.

Ao analisar o contexto institucional e cultural da política brasileira à luz da teoria da Sociedade de Risco do sociólogo Ulrich Beck, os autores Benilson Borinelli, Mauro G. M. Capelari, Dayanne M. Gonçalves, no artigo "Riscos socioambientais e cultura política: algumas considerações sobre o caso brasileiro" discutem a incerteza e complexidade do cenário em que pós-modernidade e barbárie se nutrem e se entrelaçam.

O artigo "Luiz Gonzaga e alimentação sertaneja: as práticas alimentares representadas nas letras musicais", da autoria de Moacir Ribeiro Barreto Sobral, apoia-se na análise de conteúdo e nos estudos biográficos do cantor, identificando as letras musicais que tratam de representações culturais nordestinas relativas à alimentação.

Com o objetivo de incrementar a eficiência técnica da atividade leiteira, o artigo de autoria de Andre Rozemberg Peixoto Simões, Marcus Vinicius Morais de Oliveira e Dario de Oliveira Lima-Filho, intitulado "Tecnologias sociais para o desenvolvimento da pecuária leiteira no Assentamento Rural Rio Feio em Guia Lopes da Laguna, MS, Brasil", constata, de um lado, a resistência na aceitação da tecnologia por parte de alguns agricultores, e de outro, o aumento da produtividade daqueles que seguiram as recomendações.

Júlio Araújo, Alcilene Aguiar Pimenta e Sayonara Costa, no artigo "A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo", destacam a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração.

Por fim, tendo como foco a "Formação profissional de nível médio: o ensino médio integrado no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul", os autores Mirta Rie de Oliveira Tominaga e Jefferson Carriello do Carmo discurtem a oferta de ensino médio integrado no estado de Mato Grosso do Sul sob a perspectiva que perpassa a questão da entrada dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no campo da formação pro-fissional como um dos obstáculos à expansão do ensino médio integrado no estado.

Na seção Teoria e Prática-Educação, ressalta-se o artigo "Estrategias institucionales de "vinculación universitaria" orientadas al desarrollo local. Reflexiones a partir de un estudio de caso", de M. Fernanda Di Meglio e Andres Harispe, que descreve e analisa as principais estratégias de interação de uma universidade pública em busca de uma maior compreensão do papel da estratégia para a geração e contribuição em processo de desenvolvimento local.

Na última seção do artigo, constam os resumos das dissertações de 2012 no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local - Mestrado Acadêmico da Universidade Católica Dom Bosco.

Arlinda Cantero Dorsa
Editora
Pedro Pereira Borges
Coeditor

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Jun 2015
Universidade Católica Dom Bosco Av. Tamandaré, 6000 - Jd. Seminário, 79117-900 Campo Grande- MS - Brasil, Tel./Fax: (55 67) 3312-3373/3377 - Campo Grande - MS - Brazil
E-mail: suzantoniazzo@ucdb.br