SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue2Adjustments in the movements of reaching for and grasping objects: the impact of Down Syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil

Print version ISSN 1519-3829

Rev. Bras. Saude Mater. Infant. vol.12 no.2 Recife Apr./June 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1519-38292012000200010 

OBITUÁRIO OBITUARY

 

 

 

G. J. Ebrahim (1932-2012)

O Professor G. J. Ebrahim, 79 anos, Zef – como gostava de ser chamado - nasceu na Tanzânia em 02 de abril de 1932, filhos de indianos. Foi Médico Pediatra, Professor Emérito do Instituto da Criança da Universidade de Londres e Sócio Emérito do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). Faleceu em casa, em Farnham, Surrey (Inglaterra), rodeado pela família, no dia 28 de março de 2012. Completaria 80 anos no dia 02 de abril, quando se comemora no IMIP o Dia da Lembrança, criado por ele para reverenciar aqueles que contribuíram para fazer da instituição do IMIP o que ele é hoje. A sua última mensagem foi lida durante a cerimônia neste ano.

Casado com a Dra. Sunny Ebrahim, médica generalista, com quem teve duas filhas, Kamila e Niloufer, também médicas, G. J. Ebrahim construiu uma carreira brilhante, com 8 títulos de pós-graduação, 61 Artigos Originais Publicados, 101 Editoriais e 04 Artigos Comissionados. É autor de 21 Livros, sendo três em forma de CD, com livre acesso na internet e escreveu ainda, 09 Capítulos de Livros. Foi examinador de inúmeras bancas de doutorado, mestrado e de Sociedades Médicas no Reino Unido e fora dele. Realizou 49 consultorias para várias agências internacionais em 20 países, dentre eles o Brasil para o IMIP, onde se tornou amigo/irmão do Prof. Fernando Figueira, fundador desta casa.

Ao longo de sua carreira, ocupou diversos cargos como o de Coordenador da Pós-Graduação e Professor Titular do Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres, Chefe do Serviço de Pediatria do Hospital for Sick Children, da Universidade de Londres.

Zef  teve  um papel  principal,  demonstrando  excepcional  coragem e integridade,  no que se refere ao marketing aético da indústria de alimentos infantis, inclusive no processo internacional contra a Nestlé.

A relação do Prof. G. J. Ebrahim com o IMIP teve início no Instituto de Saúde da Criança da Universidade de Londres, onde foi professor e orientador de teses de Mestrado, a partir de 1979, para um grupo de médicos do IMIP como Paulo Mendonça (1979-1980), Vilneide Braga Serva (1983-1984), a saudosa Anecy Rosa (1989-1990), Isabela Samico (1993-1994), Antônio Carlos Figueira, Gláucia Guerra e Roberta Falcão (1995-1996), José Vilarim e Felipe Lorenzato (1996-1997), dentre outros.

Esta relação deu inúmeros frutos que iniciaram com a vinda do Prof. Ebrahim, em 1988, ao IMIP. Várias visitas (1988, 1989, 1991, 1992, 1994 e 1996) se seguiram, com o apoio de um Convênio de Cooperação Técnica celebrado entre o IMIP e Conselho Britânico em 1988. Durante estas visitas, o Prof. Ebrahim treinou vários membros do IMIP em questões relacionadas à saúde da mulher e da criança, metodologia em pesquisa e informática voltada para a pesquisa. Durante estas visitas, ele debateu com o Prof. Fernando Figueira, que se tornaria seu grande amigo, a possibilidade do IMIP se transformar numa Escola de Pós-Graduação em Saúde. Foi a partir dessa ideia que culminou com a criação do Mestrado em Saúde Materno Infantil do IMIP, o primeiro da América Latina, implantado com seu apoio em 1993.

Mesmo após o encerramento do Convênio de Cooperação Técnica com o Conselho Britânico, o Prof. Ebrahim continuou na sua trajetória de visitas iluminadas ao IMIP: em 1997, 1998, 2000, 2002, 2004 e 2006. Como consequência da visita de 1997, foi iniciado o Curso de Especialização em Saúde Urbana, também o primeiro da América Latina, inspirado, orientado e apoiado pelo Prof. Ebrahim. Um terceiro importante feito foi o Doutorado do IMIP, iniciado em 2006, complementando a já estabelecida Escola de Pós-Graduação em Saúde.

Cabe mencionar sem dúvida a sua importante ação na criação da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil em 2001, periódico patrocinado pelo IMIP, hoje indexada em 13 bases internacionais, da qual foi consultor Editorial desde então.

O Prof. Ebrahim, além de ser mentor e idealizador de grandes realizações no IMIP, continuou sua trajetória como orientador de várias teses de Doutorado, Mestrado e monografias de conclusão do Curso de Especialização em Saúde Urbana. Foi o introdutor da informática como ferramenta para a educação em saúde no IMIP.

Escreveu cinco livros direcionados para o trabalho no IMIP, inclusive tendo os dedicado à Instituição: Metodologia Científica, Metodologia Científica em Saúde Materno Infantil, Nutrição na Saúde Materno Infantil e Enfermagem para a Saúde Urbana (para ser usado na Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS). O 5º livro; Prática pediátrica, Pediatria Social e Comunitária e Cuidados de Saúde em Países em Desenvolvimento; direcionado para o ensino da medicina para a Escola Pernambucana de Medicina e como comemoração da formatura da primeira turma de medicina, em 2011, foi encaminhado em forma de CD para todas as instituições de ensino do Brasil.

Ao longo de sua trajetória, Zef foi incansável no apoio, no suporte e no acreditar das potencialidades do IMIP. Todas estas realizações só foram possíveis, pois Zef encontrou na figura do Prof. Fernando Figueira, seu amigo pessoal, o solo fértil onde a semente poderia ser plantada.

 

Dra. Vilneide Maria Santos Braga Diégues Serva
Coordenadora do Banco de Leite Humano e Centro de Incentivo ao Aleitamento Materno do IMIP (BLH/CIAMA/IMIP);
Tutora do Curso de Medicina da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS);
Professora de Pediatria do Curso de Medicina da Universidade de Pernambuco (UPE).