Acessibilidade / Reportar erro

Ações desenvolvidas no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira para enfrentamento à microcefalia pelo Zika vírus

Resumo

Objetivos:

publicizar a inserção institucional no contexto da atenção à microcefalia pelo vírus Zika na Região Nordeste do Brasil e descrever as atividades desenvolvidas durante o surto epidêmico ocorrido no país em 2015.

Métodos:

realizada análise de documentos técnicos e de divulgação institucionais e de registros da mídia impressa, televisiva e de rádio no período de agosto de 2015 a julho de 2016.

Resultados:

instituído o Núcleo Central de Monitoramento e Estudo da Microcefalia do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP); participação na elaboração de Protocolo Clínico e Epidemiológico para Profissionais de Maternidades e Serviços de Referência pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE); IMIP tornou-se Centro de Referência Nacional na Elaboração de Protocolos para Identificação e Acompanhamento de Crianças com Microcefalia e Referência Assistencial para a SES/PE. Realizadas reuniões técnicas com a participação dos profissionais clínicos, pesquisadores, docentes e gestores da instituição, fóruns, treinamentos e oficinas de trabalho com instituições nacionais e internacionais, visita técnica de organismos internacionais e desenvolvimento de estudos sobre vírus Zika e microcefalia.

Conclusões:

o impacto causado pela notificação dos casos de microcefalia provocou mobilização dos serviços do IMIP, reorganização dos processos de trabalho e desenvolvimento de pesquisas.

Palavras-chave
Arboviroses; Zika vírus; Microcefalia; Informe Técnico

Abstract

Objectives:

to publicize by inserting institutionally to the context of microcephaly care by Zika virus in the Northeast of Brazil and to describe the activities developed during the epidemic outbreak that occurred in the country in 2015.

Methods:

analysis on technical documents and institutional announcements in newspapers, on television and radio was carried out from August 2015 to July 2016.

Results:

the Central Nucleus to Monitor and Study Microcephaly at Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP); took part in elaborating a Clinical and Epidemiological protocol for Professionals at Maternity Hospitals and Referral Services from the State Health Department of Pernambuco (SES/PE); IMIP became a National Referral Center in elaborating protocols to identify and monitor children with microcephaly, and a Benchmark Assistance for the State Health Department of Pernambuco. Technical meetings took place with the participation of clinical and medical professionals, researchers, professors and institutional managers, forums, training sessions and workshops along with national and international institutions, technical visits of international organizations and development of studies on Zika virus and microcephaly.

Conclusions:

the impact by notifying microcephaly cases caused mobilization of services at IMIP, reorganization of work processes and research developments.

Key words
Arboviruses; Zika virus; Microcephaly; Technical report

Introdução

O Ministério da Saúde do Brasil (MS) confirmou, recentemente, a relação entre os casos de microcefalia que vem ocorrendo desde 2015 no país e o Zika vírus, transmitido pelo Aedes aegypti. Entretanto, algumas questões ainda estão pouco esclarecidas, e têm sido objeto de vários estudos em andamento, sobre o mecanismo de transmissão e a atuação do agente no organismo humano, entre outras. A elevação fora dos padrões no número de casos de microcefalia no Estado de Pernambuco, naquele ano, contribuiu para que o MS informasse em janeiro do corrente ano, 4783 casos de microcefalia e/ou malformação do sistema nervoso central (SNC), incluindo 76 óbitos, contrastando com uma média de 160 casos anuais entre os anos de 2001 e 2014. Isto levou o MS a determinar como obrigatória a notificação de casos de microcefalia e o registro de mulheres com suspeita de terem sido infectadas pelo vírus durante a gravidez.11 Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia; 2016. O Brasil e a Polinésia Francesa relataram aumento de casos de microcefalia e outras malformações possivelmente associadas ao Zika vírus, embora, atualmente 47 países tenham registrado sua transmissão autóctone.22 OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde. Organização Panamericana de Saúde). 2016. [acesso em 19 abr 2016]. Disponível em: http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=11585&Itemid=41688&lang=es
http://www.paho.org/hq/index.php?option=...

No Brasil, até o dia 09/07/2016, foram notificados 8451 casos suspeitos, segundo as definições do Protocolo de Vigilância do MS (recém-nascido, natimorto, abortamento ou feto). Desses, 1687 casos foram confirmados para microcefalia e/ou alteração do SNC sugestivos de infecção congênita e, 3142 casos permanecem em investigação.33 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. 2016a. [acesso em 15 jul 2016]. Disponível em: www.saude.gov.br/svs
www.saude.gov.br/svs...
O Estado de Pernambuco foi o primeiro a identificar aumento de microcefalia no país e, continua com o maior número de casos suspeitos, seguido da Bahia. No período de 01/08/2015 a 09/07/2016, foram notificados 2048 casos, por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Pernambuco (CIEVS-PE), sendo confirmados 369 casos, estando 507 em investigação. No Estado da Bahia esses números são 1187; 268 e 665 respectivamente.33 Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. 2016a. [acesso em 15 jul 2016]. Disponível em: www.saude.gov.br/svs
www.saude.gov.br/svs...
Em Pernambuco observa-se, portanto, considerável elevação da quantidade de casos quando vista a série histórica de 2011 a 2015 que apresentou uma média anual de 09 casos. Em cerca de 10% do total de casos notificados no Estado, os nascimentos ocorreram no Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP).44 Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. CIEVS. 2016. [acesso em 19 abr 2016]. Disponível em: http://www.cievspe.com/#!microcefalia/cm8d
http://www.cievspe.com/#!microcefalia/cm...

Resultante de falha no desenvolvimento cerebral causada por fatores genéticos ou ambientais, a microcefalia é geralmente identificada logo após o nascimento, sendo determinante de problemas no desenvolvimento da criança. Algumas Síndromes - Down, de Edwards , Rubinstein-Taybi, Seckel, Cornelia de Lange, Smith-Lemli-Opitz e Cri du chat - são exemplos de doenças genéticas que causam essa condição. Entre os fatores ambientais destacam-se, além dos agentes infecciosos da Rubéola, Toxoplasmose e Citomegalovírus, a desnutrição grave na gestação, diminuição do oxigênio por complicações na gravidez ou parto, fenilcetonúria materna e exposição ao álcool, drogas e outros agentes químicos no período gestacional. As alterações neuropsicomotoras atribuídas ao Zika vírus, são distintas das encontradas na microcefalia por outras causas e as sequelas sensitivo-motoras e cognitivo-comportamentais podem variar de leves a graves, sendo ainda importante considerar os efeitos sociais nas crianças e suas famílias.55 Schuler-Faccini L, Ribeiro E, Feitosa IML, Horovitz DDG, Cavalcanti DP, Pessoa A, Doriqui MJR, et al. Possível associação entre a infecção pelo vírus zika e a microcefalia - Brasil, 2015. MMWR. 2016; 65 (3). [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www.cdc.gov/mmwr/volumes/65/wr/pdfs/mm6503e2_Portuguese.pdf
http://www.cdc.gov/mmwr/volumes/65/wr/pd...
O cuidado precoce é, então, uma prioridade, com vistas à promoção da estimulação em curto prazo como prevenção às repercussões físicas e intelectuais decorrentes.11 Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia; 2016.

O IMIP atua nas áreas de atenção à saúde, ensino, pesquisa e extensão comunitária, sendo centro de referência assistencial em diversas especialidades médicas e não médicas. Realiza capacitações para profissionais da área de saúde de organismos nacionais e internacionais e presta assessoria e consultoria às instâncias de gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Conta com 1066 leitos destinados exclusivamente a pacientes do SUS, e realiza mais de 600 mil atendimentos anuais em seus serviços, assistindo pacientes de média e alta complexidade, encaminhados de todas as regiões do Estado de Pernambuco e outros Estados do Norte e Nordeste do país, onde é referência para a saúde da criança, da mulher e do adulto. Entre os serviços realizados, estão as diversas especialidades em pediatria e atenção ao adulto, incluindo ambulatórios, emergências, internações, terapia intensiva, neonatologia, Método Canguru, laboratório de análises clínicas e serviço de diagnóstico por imagem, além do serviço de Medicina Física e Reabilitação, referência para pessoas com deficiência. Destaque-se que as especialidades médicas ambulatoriais (neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, entre outros) e de apoio ao diagnóstico, também recebem pessoas com deficiência.66 IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Nota Técnica; 2016.

Diante desse cenário, este artigo teve o objetivo de publicizar a inserção institucional no contexto da atenção à microcefalia pelo Zika vírus na Região Nordeste do Brasil e descrever as atividades desenvolvidas durante o surto epidêmico ocorrido no país em 2015. Foi realizada análise de documentos técnicos e de divulgação institucionais e de registros da mídia impressa, televisiva e de rádio no período de agosto de 2015 a julho de 2016.

Assistência à criança com microcefalia pelo Zika vírus no IMIP

O IMIP tem se destacado nos seus 56 anos por ser vanguarda nos serviços prestados à população, tendo como parceiros órgãos nacionais e internacionais, governamentais e não governamentais, no enfrentamento a inúmeros desafios da saúde. Até agosto de 2015 eram atendidos em torno de uma dezena de casos de microcefalia por ano na instituição. Entre os meses de agosto e outubro do mesmo ano, nasceram na maternidade do IMIP 34 crianças com microcefalia.66 IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Nota Técnica; 2016. Com base nessas informações, as autoridades de saúde do Estado determinaram que a partir de 27 de outubro de 2015 este agravo passaria a ser de notificação compulsória. Na ocasião, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE), instituiu o Comitê de Operações de Emergências em Saúde (COES), sendo o IMIP integrante do mesmo.77 Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde [Internet]. Recife: SES; 2015. Microcefalia: SES investiga casos no Estado; 01 dez. 2015 [acesso em: 11 jul. 2016]. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-vigilancia-em-saude/microcefaliases-investiga-casos-no-estado
http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/s...
A instituição contribuiu, também, com a SES/PE, para a elaboração do protocolo clínico e epidemiológico para orientação dos profissionais nas maternidades e unidades de referências estaduais.77 Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde [Internet]. Recife: SES; 2015. Microcefalia: SES investiga casos no Estado; 01 dez. 2015 [acesso em: 11 jul. 2016]. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-vigilancia-em-saude/microcefaliases-investiga-casos-no-estado
http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/s...
,88 Brasil. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Enfretamento à Microcefalia [folheto online]. [Brasília]: Ministério da Saúde; 2015 [acesso em 10 jul. 2016]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/campanhas/dengue2015/Broadside_Microcefalia_20x28_V 2.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/images/c...
Com o intuito de responder a tal desafio de forma efetiva, foi instituído o Núcleo Central de Monitoramento e Estudo da Microcefalia do IMIP.

Em razão do cenário de urgência dado pelo significativo aumento de casos de microcefalia possivelmente associado ao Zika vírus no Estado de Pernambuco e do relevante desempenho assistencial na região, o IMIP tornou-se um centro de referência nacional na elaboração de protocolos para identificação e acompanhamento das crianças com microcefalia, junto ao MS88 Brasil. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Enfretamento à Microcefalia [folheto online]. [Brasília]: Ministério da Saúde; 2015 [acesso em 10 jul. 2016]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/campanhas/dengue2015/Broadside_Microcefalia_20x28_V 2.pdf
http://portalsaude.saude.gov.br/images/c...
,99 Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 393, de 13 de agosto de 2010. 2010 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0393_13_08_2010.html
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis...
e referência assistencial para a SES/PE.1010 Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 01. Pernambuco, Novembro de 2015. 1º edição - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
www.cievs.com...
Nesse sentido, foi instituída uma equipe de profissionais, formada por pediatras, neonatologistas, obstetras, neuropediatras, oftalmologistas, cardiologistas pediátricos, profissionais de diagnóstico por imagem,fisioterapeutas, fonoaudiólogos e psicólogos, para o atendimento e acompanhamento dos casos.1111 IMIP. Superintendência Geral. Nota Técnica; 2015.

Com a finalidade de acompanhar a população de gestantes com risco de transmissão vertical do Zika vírus, a instituição estruturou fluxos e serviços a partir do mês de outubro de 2015.1212 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 475, abr. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Jornal-do-IMIP---Abril.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
O seguimento das gestantes passou a ser realizado em momentos distintos. Para aquelas que apresentam rash cutâneo em qualquer trimestre da gestação, é realizada a notificação do caso, são colhidos exames para diagnóstico de arboviroses (Zika, Chikungunya e Dengue) e outras infecções como Citomegalovirose, Rubéola e Toxoplasmose. Em casos de gestação de risco habitual, as gestantes são orientadas a manter o acompanhamento pré-natal nas unidades básicas de saúde, com realização de ultrassonografia obstétrica entre a 32ª e 35ª semana de gestação, momento ideal para confirmação da microcefalia. Para as gestantes com diagnóstico de feto com microcefalia proveniente de outro serviço ou do ambulatório próprio, a notificação e o acompanhamento regular do pré-natal são realizados no serviço de origem ou no IMIP, com atendimento psicológico e parto nas maternidades de referência da rede SUS ou na própria instituição de acordo com o protocolo da SES/PE.1313 Pernambuco Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 02. Pernambuco, Dezembro de 2015 - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
www.cievs.com...

Os casos considerados suspeitos de microcefalia, com base no perímetro cefálico, de acordo com os parâmetros da OMS, devem ser acompanhados desde a sala de parto, onde é coletado sangue do cordão umbilical do recém nascido, para exames que constam nos protocolos da SES/PE.1010 Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 01. Pernambuco, Novembro de 2015. 1º edição - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
www.cievs.com...
,1313 Pernambuco Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 02. Pernambuco, Dezembro de 2015 - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
www.cievs.com...
,1414 Pernambuco Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Atualização das definições operacionais para notificação e investigação epidemiológica referente à ocorrência de casos de microcefalia e/ou alterações de sistema nervoso central (SNC). Nota Técnica SEVS/PE 03/2016. Pernambuco, 17 de Março de 2016 - Pernambuco, 2016 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
www.cievs.com...
São realizadas a avaliação clínica e neurológica iniciais, tomografia de crânio sem contraste e coleta de sangue na mãe (sorologias), com posterior encaminhamento ao ambulatório de acompanhamento das crianças com microcefalia. Este ambulatório foi estruturado desde outubro de 2015, com pediatra exclusiva para estes atendimentos três dias por semana. Desde então, 150 crianças estão em seguimento mensal no ambulatório de microcefalia. As famílias das crianças acompanhadas são direcionadas ao Serviço Social do IMIP, onde são encaminhadas aos diferentes serviços e programas governamentais, incluindo o benefício de prestação continuada.66 IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Nota Técnica; 2016.

O IMIP é centro de referência em reabilitação e medicina física desde outubro de 2010.1515 Brasil. Ministério da Saúde. Extrato do acordo de cooperação técnica. Diário Oficial da União [periódico online]. 2016 [acesso em: 11 jul. 2016]. Seção 3: p. 88. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=88&data=26/02/2016
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/v...
As crianças com diagnóstico de microcefalia, encaminhadas ao Centro de Reabilitação e Medicina Física Prof. Ruy Neves Baptista, são avaliadas e inseridas no programa de estimulação precoce com equipe interdisciplinar formada por profissionais das áreas de fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicologia. Esse programa está destinado a crianças até 12 meses e consiste em atividades de orientação aos responsáveis e/ou cuidadores sobre como estimular o bebê no seu ambiente domiciliar, assim como transportá-lo no colo e posicioná-lo corretamente, estimular as etapas do desenvolvimento motor e promover uma adequada evolução nas habilidades funcionais. Os atendimentos são individualizados e realizados em ginásio terapêutico com acolhimento das crianças e suas famílias, para que se conquiste o maior ganho funcional possível nos primeiros anos de vida.1515 Brasil. Ministério da Saúde. Extrato do acordo de cooperação técnica. Diário Oficial da União [periódico online]. 2016 [acesso em: 11 jul. 2016]. Seção 3: p. 88. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=88&data=26/02/2016
http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/v...

Os dados epidemiológicos institucionais, de julho de 2016 registram 297 casos notificados, sendo 203 nascidos no IMIP e 94 provenientes de outras unidades de saúde estaduais. Onze crianças com microcefalia, nascidas no IMIP, foram a óbito. Dos casos notificados na instituição, 50% são procedentes do Recife e Região Metropolitana (RMR), e 50% dos demais municípios do Estado. Das crianças acompanhadas no ambulatório de microcefalia, 127casos foram confirmados por exame de tomografia e reavaliação clínica.1616 IMIP. Núcleo de Epidemiologia. Nota Técnica; 2016.

Eventos institucionais relevantes no contexto da microcefalia no Brasil

Em dezembro de 2015 foi realizado o Fórum IMIP de Atenção à Microcefalia onde foi apresentado pela SES/PE o panorama da microcefalia no estado e debatidos os Protocolos da Gestante e do Recém-Nascido com microcefalia. Ainda no mesmo mês, o IMIP foi signatário de Memorando de Entendimento para cooperação interinstitucional entre a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), SES/PE, Secretaria Municipal de Saúde do Recife, Universidade de Pernambuco e Universidade Federal de Pernambuco. O documento objetivou definir as bases da cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de pesquisas e atividades de ensino, voltadas à realização de projetos e estudos em Microcefalia Epidêmica.1717 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 473, fev. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Revista-de-fevereiro-completa.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

Em janeiro de 2016, foi implementado o Fluxo de Atendimento à Gestante com Exantema no IMIP e o setor de medicina fetal foi adaptado para realização de ultrassonografia em gestantes com fetos suspeitos de apresentarem microcefalia. Em reunião geral de Pediatria, para staffs, residentes e estudantes de medicina, foi apresentado e debatido o protocolo de microcefalia para o recém-nascido e seguimento ambulatorial.1818 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 474, mar. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/REVISTAdoIMIP_maro2016-marcio.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

Em fevereiro de 2016, o diretor do Departamento de Ações Programáticas Estratégicas da Secretaria de Atenção à Saúde do MS, visitou a instituição, com o objetivo de avaliar o aumento do número de casos de microcefalia no Estado de Pernambuco e analisar como o IMIP vinha enfrentando os desafios para garantia da assistência das crianças e gestantes.1717 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 473, fev. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Revista-de-fevereiro-completa.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
Neste mesmo mês, com a presença de representantes do grupo British Medical Journal (BMJ), foi firmada parceria entre o grupo e o IMIP. Na ocasião, o presidente e a superintendente geral do IMIP, juntamente com o chefe da Unidade de Recursos Humanos em Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), os gestores da área e profissionais envolvidos com a assistência de gestantes e crianças com microcefalia, definiram com o diretor e o representante no Brasil do British Medical Journal, a participação de pesquisadores do IMIP como revisores de uma publicação mensal desse periódico, sobre o Zika vírus.1818 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 474, mar. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/REVISTAdoIMIP_maro2016-marcio.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

Ainda no mês de fevereiro, a diretora geral da OMS e a diretora geral da Organização Pan-Americana da Saúde, visitaram o IMIP para conhecer as ações desenvolvidas na instituição relacionadas à atenção às crianças com microcefalia. Participaram da visita ao Centro de Reabilitação e ao ambulatório de Pediatria outras autoridades sanitárias, o ministro da saúde do Brasil, o secretário estadual de saúde de Pernambuco e o secretário municipal de saúde do Recife, acompanhados pelo presidente do IMIP e pela superintendente geral, além de gestores envolvidos diretamente com os casos de microcefalia na instituição.1818 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 474, mar. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/REVISTAdoIMIP_maro2016-marcio.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
Durante o encontro, foi assinado termo de Cooperação entre o MS e o IMIP para capacitar profissionais de saúde em ações relacionadas à ocorrência de microcefalia e outros agravos relacionados à infecção pelo Zika vírus.1919 Brasil. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Portaria Interministerial Nº 621, de 27 de maio de 2015. 2015 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.in.gov.br/autenticidade.html
http://www.in.gov.br/autenticidade.html...

No mês seguinte, março de 2016, gestores e técnicos do IMIP participaram do Workshop A, B, C, D, E do Zika vírus, promovido pela Fiocruz Pernambuco. O evento contou com pesquisadores brasileiros e estrangeiros, que disponibilizaram informações sobre aspectos epidemiológicos, clínicos e de diagnóstico do Zika vírus, entre outras arboviroses.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
Nesse mês, foi realizada no IMIP a primeira videoconferência sobre Amamentação e Microcefalia, fazendo parte de uma série de encontros que aconteceram para a Rede de Bancos de Leite Humano do Brasil. O Banco de Leite Humano do IMIP (BLH/CIAMA) foi definido como primeiro Centro de Referência para iniciar o ciclo de atividades. A videoconferência contou com representantes da SES/PE, além de gestores e técnicos do IMIP.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

Em abril de 2016, um médico infectologista e pesquisador do IMIP, a convite da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), participou de palestras, oficinas e treinamentos sobre o diagnóstico do Zika vírus na cidade de Seibersdorf, Áustria. Durante os treinamentos, foram capacitados profissionais de saúde de países da América Latina, Caribe, África e Ásia.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
Nesse mesmo mês, a coordenadora do Centro de Atenção à Mulher (CAM/IMIP), representou a instituição no Congresso sobre Zika Vírus e Microcefalia, promovido pela OPAS, no Panamá. O encontro possibilitou a troca de experiências entre as instituições dos países que integram as Américas no enfrentamento às doenças causadas pelo Zika vírus, ocasião em que foi apresentada a formação de redes de apoio em torno das mães de bebês com microcefalia.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...
Ainda nesse mês, representantes da Comissão Especial de Acompanhamento de Casos de Microcefalia da Assembleia Legislativa de Pernambuco, visitaram as instalações da instituição para conhecer os procedimentos adotados pelo IMIP no atendimento aos casos de microcefalia. A comissão mencionada foi criada em dezembro de 2015, com o objetivo de acompanhar os casos de microcefalia no Estado.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

No mês de maio de 2016, o IMIP recebeu a visita de comissão formada por representantes da OMS e OPAS. Recepcionada pelo presidente da instituição a comissão foi composta pelo diretor estratégico da OMS, diretor da OPAS/Brasil, coordenador da Unidade Técnica de Doenças Transmissíveis e Análise da Situação de Saúde da OPAS/Brasil, gerente da Área de Vigilância, Controle e Prevenção de Doenças da OPAS e assessor Internacional do MS. Acompanhados pelo diretor-médico, coordenador do Núcleo Central de Monitoramento e Estudo da Microcefalia, juntamente com a coordenadora da Pediatria do IMIP e a coordenadora do CAM/IMIP, visitaram o ambulatório de pediatria e, em seguida, o Centro de Reabilitação Motora, o que possibilitou a observação das ações assistenciais destinadas às crianças com microcefalia.2020 IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
http://www.informazione6.com.br/imip/arq...

Estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais do IMIP, têm sido constantemente estimulados a desenvolver estudos sobre microcefalia e Zika vírus. Nesta direção, diferentes projetos de pesquisa foram submetidos à seleção de editais publicados por agências nacionais e internacionais de fomento à pesquisa. Em maio deste ano, foram assinados termos de outorga de dois projetos selecionados no âmbito do Edital 04/2016 da Fundação de Apoio à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE): O papel de cofatores ambientais na epidemia Zika-Microcefalia, e Microcefalia, nutrição e infecção: o problema revisitado.2121 IMIP. Pesquisa [Site]. [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/in...
Além dos estudos referidos, estão em curso no IMIP, seis pesquisas sobre a microcefalia, sendo uma delas em coparticipação com a Fiocruz. O IMIP integra o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC CNPq/IMIP). Para o período 2016/2017, foram selecionados estudantes que realizarão três estudos sobre a temática da microcefalia, sendo orientados por professores doutores da instituição.2121 IMIP. Pesquisa [Site]. [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/in...

Entre os meses de janeiro e junho de 2016, o crescente número de casos de microcefalia e sua repercussão para a sociedade e para o meio acadêmico, impulsionaram a imprensa a procurar a instituição, gerando várias matérias jornalísticas sobre o tema. No período, trinta veículos da imprensa internacional estiveram no IMIP, dentre eles: The Wall Street Journal , Agência Reuters, BBC Londres, Al Jazeera, La Nación, The Independent, The New York Times, Washington Post, CNN, StuttgarterZeitung, Frankfurter Rundschaue Berliner Zeitung .2121 IMIP. Pesquisa [Site]. [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/in...
Igualmente, as maiores agências de mídia impressa, televisiva e de rádio nacionais como a Rede Globo, Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), Rede Record, Rede Bandeirantes (BAND), Folha de São Paulo, Estado de São Paulo, Correio Brasiliense, Estado de Minas, Central Brasileira de Notícias (CBN), além da imprensa do estado, noticiaram informações sobre a ocorrência dos casos acompanhados no IMIP.2121 IMIP. Pesquisa [Site]. [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/in...

22 IMIP. Superintendência de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nota Técnica; 20 fev. 2016.
-2323 IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Centro de Atenção à Mulher. Nota Técnica; 2016.

O forte impacto, em termos de saúde pública, causado pela notificação dos casos de microcefalia, provocou mobilização dos serviços multiprofissionais do IMIP responsáveis pela assistência e vigilância dos grupos acometidos pelo agravo. Os gestores vêm promovendo a reorganização dos processos de trabalho, qualificando os procedimentos assistenciais e os pesquisadores buscam respostas por meio de estudos, alguns publicados nesta edição da Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil.

References

  • 1
    Brasil. Ministério da Saúde. Diretrizes de estimulação precoce: crianças de 0 a 3 anos com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia; 2016.
  • 2
    OMS/OPAS (Organização Mundial da Saúde. Organização Panamericana de Saúde). 2016. [acesso em 19 abr 2016]. Disponível em: http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=11585&Itemid=41688&lang=es
    » http://www.paho.org/hq/index.php?option=com_content&view=article&id=11585&Itemid=41688&lang=es
  • 3
    Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. 2016a. [acesso em 15 jul 2016]. Disponível em: www.saude.gov.br/svs
    » www.saude.gov.br/svs
  • 4
    Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. CIEVS. 2016. [acesso em 19 abr 2016]. Disponível em: http://www.cievspe.com/#!microcefalia/cm8d
    » http://www.cievspe.com/#!microcefalia/cm8d
  • 5
    Schuler-Faccini L, Ribeiro E, Feitosa IML, Horovitz DDG, Cavalcanti DP, Pessoa A, Doriqui MJR, et al. Possível associação entre a infecção pelo vírus zika e a microcefalia - Brasil, 2015. MMWR. 2016; 65 (3). [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www.cdc.gov/mmwr/volumes/65/wr/pdfs/mm6503e2_Portuguese.pdf
    » http://www.cdc.gov/mmwr/volumes/65/wr/pdfs/mm6503e2_Portuguese.pdf
  • 6
    IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Nota Técnica; 2016.
  • 7
    Pernambuco. Secretaria Estadual de Saúde [Internet]. Recife: SES; 2015. Microcefalia: SES investiga casos no Estado; 01 dez. 2015 [acesso em: 11 jul. 2016]. Disponível em: http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-vigilancia-em-saude/microcefaliases-investiga-casos-no-estado
    » http://portal.saude.pe.gov.br/noticias/secretaria-executiva-de-vigilancia-em-saude/microcefaliases-investiga-casos-no-estado
  • 8
    Brasil. Ministério da Saúde. Plano Nacional de Enfretamento à Microcefalia [folheto online]. [Brasília]: Ministério da Saúde; 2015 [acesso em 10 jul. 2016]. Disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/images/campanhas/dengue2015/Broadside_Microcefalia_20x28_V 2.pdf
    » http://portalsaude.saude.gov.br/images/campanhas/dengue2015/Broadside_Microcefalia_20x28_V 2.pdf
  • 9
    Brasil. Ministério da Saúde. Portaria Nº 393, de 13 de agosto de 2010. 2010 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0393_13_08_2010.html
    » http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/sas/2010/prt0393_13_08_2010.html
  • 10
    Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 01. Pernambuco, Novembro de 2015. 1º edição - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
    » www.cievs.com
  • 11
    IMIP. Superintendência Geral. Nota Técnica; 2015.
  • 12
    IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 475, abr. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Jornal-do-IMIP---Abril.pdf
    » http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Jornal-do-IMIP---Abril.pdf
  • 13
    Pernambuco Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Protocolo Clinico e Epidemiológico para investigação de casos de microcefalia no estado de Pernambuco. Versão N° 02. Pernambuco, Dezembro de 2015 - Pernambuco, 2015 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
    » www.cievs.com
  • 14
    Pernambuco Secretaria Estadual de Saúde. Secretaria Executiva de Vigilância em Saúde. Atualização das definições operacionais para notificação e investigação epidemiológica referente à ocorrência de casos de microcefalia e/ou alterações de sistema nervoso central (SNC). Nota Técnica SEVS/PE 03/2016. Pernambuco, 17 de Março de 2016 - Pernambuco, 2016 [acesso em: 18 jul. 2016]. Disponível em: www.cievs.com
    » www.cievs.com
  • 15
    Brasil. Ministério da Saúde. Extrato do acordo de cooperação técnica. Diário Oficial da União [periódico online]. 2016 [acesso em: 11 jul. 2016]. Seção 3: p. 88. Disponível em: http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=88&data=26/02/2016
    » http://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=88&data=26/02/2016
  • 16
    IMIP. Núcleo de Epidemiologia. Nota Técnica; 2016.
  • 17
    IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 473, fev. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Revista-de-fevereiro-completa.pdf
    » http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/Revista-de-fevereiro-completa.pdf
  • 18
    IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 474, mar. 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/REVISTAdoIMIP_maro2016-marcio.pdf
    » http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/REVISTAdoIMIP_maro2016-marcio.pdf
  • 19
    Brasil. Ministério da Saúde, Ministério da Educação. Portaria Interministerial Nº 621, de 27 de maio de 2015. 2015 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.in.gov.br/autenticidade.html
    » http://www.in.gov.br/autenticidade.html
  • 20
    IMIP Notícias [Internet]. Recife: Rpress. Vol. 40, Nº 476, maio 2016 [acesso em 11 jul 2016]. Disponível em: http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
    » http://www.informazione6.com.br/imip/arquivos/informativo/28.06.16-Revista-completa._Maio-2016.pdf
  • 21
    IMIP. Pesquisa [Site]. [acesso em 20 jun 2016]. Disponível em: http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
    » http://www1.imip.org.br/imip/pesquisa/index.html
  • 22
    IMIP. Superintendência de Ensino, Pesquisa e Extensão. Nota Técnica; 20 fev. 2016.
  • 23
    IMIP. Superintendência de Atenção à Saúde. Centro de Atenção à Mulher. Nota Técnica; 2016.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Nov 2016

Histórico

  • Recebido
    19 Jul 2016
  • Aceito
    01 Set 2016
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br