Acessibilidade / Reportar erro

Gestantes e COVID-19: isolamento como fator de impacto físico e psíquico

Resumo

Esse texto tem como objetivo refletir sobre os impactos inerentes do isolamento social proveniente da pandemia do novo corona vírus (COVID-19) na saúde das gestantes. Traz um levantamento tanto sobre os aspectos físicos como psíquicos específicos desse período da vida da mulher, como as alterações fisiológicas e emocionais. Bem como, levanta questões de como esses aspectos podem ser afetados direto ou indiretamente em um momento de isolamento, apresentando reflexões sobre pesquisas atuais e orientações de órgãos de referência na saúde.

Palavras-chave:
Corona vírus; Gravidez; Epidemia

Abstract

This research aims to reflect upon the inherent impacts of social isolation caused by the new coronavirus (COVID-19) pandemic on the health of pregnant women. It brings up a survey on both physical and psychological aspects of this period on a woman's life, such as physiological and emotional changes. It also raises questions about how these aspects can be directly or indirectly affected by periods of isolation, considering recent research and guidance from health reference organizations.

Key words:
Coronavirus; Pregnancy; Epidemic

Introdução

Um novo vírus foi descoberto no fim 2019 em Wuhan na China, após a investigação dos primeiros casos, o vírus foi denominado de COVID-19 ou SARS-COV-2. Relatórios sobre a nova doença previram o surgimento de um potencial surto, dada a quantidade de pessoas infectadas rapidamente. Tal vírus apresenta como mecanismo de transmissão o contato direto de pessoa para pessoa ou por gotículas espalhadas pelo espirro ou tosse da pessoa infectada.11 Rothan HA, Byrareddy SN. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. J Autoimmun. 2020; 109: 102433.

A partir disso, medidas de prevenção foram implementadas com o objetivo de minimizar a disseminação do vírus. Foram adotadas medidas de distanciamento social onde as pessoas devem evitar aglomerações e manter uma distância mínima de um metro e meio entre os indivíduos e em casos mais graves é indicado o isolamento social onde as pessoas não podem sair de casa.22 Farias HS. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia. Rev Bras Geogr Econ. 2020; 17. Com o objetivo de reduzir a transmissão do vírus entre os indivíduos, a medida de isolamento social torna-se uma das principais, distanciando as pessoas contaminadas ou com suspeita de contaminação, daquelas assintomáticas, evitando assim a cascata de transmissão do novo vírus.33 OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). "Folha informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus)". Portal Eletrônico OPAS Brasil; 2020.,44 Melo K. COVID-19: Saiba a diferença entre quarentena e isolamento. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento
https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/n...

Devido principalmente às diversas alterações fisiológicas presente na gestação, sobretudo as do sistema imunológico e respiratório, as grávidas foram incluídas no grupo de risco do COVID-19, juntamente com puérperas, idosos e portadores de doenças crônicas. Pois tais indivíduos apresentam uma probabilidade de risco mais elevado se forem infectados.55 Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à saúde. Brasília, DF; 2020.

Alguns dos aspectos que podem ser observados nas gestantes é que durante esse período as células NK do sistema imune que fazem parte de 60 a 70% dos linfócitos maternos no início da gestação diminuem substancialmente com o decorrer da gravidez, quase não existindo mais no fim dela.66 Fiuza C, Morais PB. Aspectos Imunológicos essenciais na Gestação Regular. J Applied Pharm Sci. 2017; 4 (3): 42-51. Um estudo realizado em 2017 aponta que o risco de infecção do trato respiratório superior por doenças virais é potencialmente maior quando o corpo apresenta déficit no sistema inmunológico.77 Channappanavar R, Perlman S. Pathogenic human coronavirus infections: causes and consequences of cytokine storm and immunopathology. Semin Immunopathol. 2017; 39 (5): 529-39. Já no sistema respiratório ocorre uma redução de 20 a 30% da capacidade residual funcional (CRF), como também um aumento do esforço respiratório, e do volume corrente que consequentemente pode induzir a uma dispneia fisiológica.88 Cunningham FG, Leveno KJ, Blomm SL, Hauth JC, Rouse DJ, Spong CY. Obstetrícia de Williams. 24 ed. McGraw Hill Brasil; 2016.

Durante tal período de reclusão domiciliar existem fatores que podem proporcionar riscos mais elevados para as gestantes e que podem interferir negativamente no decorrer da gestação, são eles, o sedentarismo, diversas comorbidades como sobrepeso, aumento da pressão arterial, intolerância à glicose, como também transtornos psicossociais como, depressão e ansiedade.99 Ferreira MJ, Irigoyen MC, Consolim-Colombo F,Saraiva JFK, De Angelis K. Vida Fisicamente Ativa como Medida de Enfrentamento ao COVID-19. Arq Bras Cardiol. 2020. 114 (4): 601-2.

Mediante as orientações de isolamento social exigidas atualmente em diversos países, estimular as gestantes a manter uma rotina fisicamente ativa nesse período de combate a disseminação da doença torna-se uma medida preventiva à saúde. No passado, as grávidas não realizavam atividades simples com receio de ocasionar algum risco para a gestação, contudo, com a evolução da ciência foi possível afirmar que manter um estilo de vida ativo durante a gravidez além de não oferecer riscos promove inúmeros benefícios tanto para a mãe como para o bebê.1010 Soares DSCSoares JJ, Graup S, Streb AR. Atividade física na gestação: uma revisão integrativa. Rev Perspect Ciênc Saúde. 2017; 2 (2): 71-84.

Durante a gestação uma das doenças que têm grande incidência são as tromboembólicas, neste período o risco de Tromboembolismo Venoso (TEV) aumenta de cinco a dez vezes.1111 De Oliveira ALML, Marques MA. Profilaxia de tromboembolismo venoso na gestação. J Vasc Bras. 2016; 15 (4): 293-301. Tang et al.1212 Tang N, Bai H, Chen X, Gong J, Li D, Sun Z. Anticoagulant treatment is associated with decreased mortality in severe coronavirus disease 2019 patients with coagulopathy. J Thromb Haemost. 2020; 18: 1094-9. analisaram pacientes diagnosticados com COVID-19 grave e mostraram que 71,4% dos que não sobreviveram e 0,6% dos que sobreviveram demonstraram evidências de coagulação intravascular disseminada (CID), indicando a frequência da CID em casos grave de COVID-19. Sendo assim, a atenção e os cuidados a esse grupo de risco devem ser intensificados.

Os impactos físicos negativos na saúde da gestante nesse período podem ser minimizados a partir da prática de algum exercício físico. Pois, tal atividade interfere beneficamente em diversos sistemas do organismo materno, como por exemplo a melhora do funcionamento do sistema cardíaco e vascular, circulação sanguínea, promove uma melhora na captação, transporte e utilização do oxigênio, como também auxilia na prevenção de diversas doenças específicas da gestação como a diabetes gestacional, reduzindo as taxas de glicose sanguínea,1313 Acencio FR, Soaigher KA, Del Col MTF, Cortez DAG. Efeitos fisiológicos decorrentes do exercício físico no organismo materno durante a gestação. Cinergis. 2017; 18 (1): 73-6. além de ser uma medida eficaz para a melhora do sistema imune.99 Ferreira MJ, Irigoyen MC, Consolim-Colombo F,Saraiva JFK, De Angelis K. Vida Fisicamente Ativa como Medida de Enfrentamento ao COVID-19. Arq Bras Cardiol. 2020. 114 (4): 601-2.

O Colégio Americano de Medicina do Esporte publicou um guia onde sugere a manutenção de uma vida ativa em domicílio durante o período de isolamento na pandemia do COVID-19, reforçando a importância de tais hábitos para a saúde.1414 American College of Sports. (ACSM). Staying active during the coronavirus pandemic. [acesso 19 Abr 2020]. Disponível em: https://www.exerciseismedicine.org/assets/page_documents/EIM_Rx%20for%20Health_%20Staying%20Active %20During%20Coronavirus%20Pandemic.pdf
https://www.exerciseismedicine.org/asset...
A não realização dessas orientações pode afetar negativamente a saúde física do indivíduo nesse período.

Além dos aspectos físicos associados a esse período, podem surgir diversos impactos relacionados a saúde emocional da gestante. De modo que, durante essa fase da vida da mulher, desequilíbrios hormonais são habituais e implicam em mudanças de humor repentinas que consequentemente geram diversos conflitos emocionais como medo, ansiedade e insegurança.1515 Marques ACM, Souza LF, Veríssimo MRG. Gestação e seus fatores emocionais. 2019. [Trabalho de conclusão de curso em Psicologia]. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica 2019. Quando somado ao processo de isolamento social que é uma situação onde exige do indivíduo paciência, e que também interfere para o aparecimento de estresse e ansiedade,1616 Bittencourt RN. Pandemia, isolamento social e colapso global. Rev Espaço Acadêmico. 2020; 19 (221): 168-78. potencializa um provável adoecimento psíquico.

Uma das situações mais estressantes neste período de pandemia é a imprevisibilidade e a incerteza sobre o controle e a gravidade da doença, que somado a desinformação podem elevar a preocupação da sociedade como um todo.1717 Zandifar A, Badrfam R. Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian J Psychiatr. 2020; 51: 101990. O receio de ser contaminada pelo vírus e de ter algum agravante com relação a gestação pode surgir nesse período. Já que o medo em si é uma resposta emocional a uma ameaça real ou percebida, diferentemente da ansiedade que se comporta como uma antecipação de uma futura ameaça.1818 Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais (DSM-5). American Psychiatric Association. 5 ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.

Estudos realizados em locais afetados pelo COVID-19 foram realizados com o objetivo de identificar os impactos psicológicos na sociedade, um desses estudos demonstrou que 16,5% da população geral estudada apresentou sintomas depressivos moderados a graves; 28,8% mostrou sintomas de ansiedade moderada a grave e 8,1% de estresse moderado a grave.1919 Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17 (5): 1729. Ao avaliar apenas os indivíduos em isolamento outro estudo apresentou que o nível de ansiedade está correlacionado diretamente com o estresse.2020 Xiao H, Zhang Y, Kong D, Li S, Yang N. Social capital and sleep quality in individuals who self-isolated for 14 days during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in January 2020 in China. Med Sci Monit. 2020; 26: e923921.

Um meio eficiente para alcançar o bem-estar psíquico e social é a rede de apoio, principalmente durante a gestação. Ela usualmente é formada pelo companheiro, filhos, outros familiares e amigos que auxiliam no suporte material, suporte nas tarefas domésticas, orientações e apoio emocional.2121 Oliveira MR, Dessen MA. Alterações na rede social de apoio durante a gestação e o nascimento de filhos. Estud Psicol. 2012; 29 (1): 81-8. Durante o isolamento social a rede de apoio é reduzida, uma vez que demais familiares que não morem na mesma casa e amigos deixam de se fazer presentes fisicamente. Trata-se de um momento de incertezas e medos além dos que já assolam suas mentes neste período tão delicado na vida da mulher que ainda está com seu apoio restrito, podendo facilitar o aparecimento de crises de ansiedade.

A prática do exercício físico regularmente tem a capacidade de minimizar sentimentos de ansiedade e estresse nos indivíduos,2222 De Oliveira Neto L, Elsangedy HM, Tavares VDO, Teixeira CVS, Behm DG, Silva-Grigoletto ME. Traininginhome-Home-based training during COVID-19 (SARS-COV2) pandemic: physical exercise and behavior-based approach. Rev Bras Fisiol Exerc. 2020; 19 (Supl. 2): S9-S19. além de melhorar fatores de humor, auto-estima e bem-estar.2323 Rocha JF, Rocha JRC, Costa JBB. Gestação e exercícios físicos: qualidade de vida para a mãe e o bebê. Rev Diálogos Saúde. 2019; 2 (1): 53-64. Em momentos estressantes, como distanciamento social vivenciado atualmente, manter-se ativo é benéfico para o corpo e para a mente.

A internet e as redes sociais são amplamente conhecidas por todos atualmente, assim o recomendado neste momento de isolamento é utilizá-las para o próprio benefício. Seja para entrar em contato com a família e amigos, mantendo a rede de apoio próxima mesmo quando eles precisam estar distantes fisicamente. Além disso, o Conselho Federal de Psicologia2424 Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP nº 11 de 11 de maio de 2018 - Regulamentação da prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação. [acesso 22 Abr 2020]. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018
https://atosoficiais.com.br/cfp/resoluca...
incentivou que os atendimentos, quando não puderem ser realizados pessoalmente, fossem feitos por meio de vídeo chamadas.

A prática de atividades físicas em casa também é adequada para manter o condicionamento físico e o bem-estar psíquico. Podendo ser realizado, segundo o Colégio Americano de Medicina,2525 American College Of Storts Medicine, et al. ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams &Wilikns; 2013. de três a cinco vezes por semana com, pelo menos, trinta minutos de duração. Sendo necessário um acompanhamento profissional da fisioterapia ou da educação física, mesmo que a distância.

Usar a tecnologia a favor do bem-estar físico e psíquico a partir de uma aproximação de familiares, amigos e para atendimento com profissionais da saúde é de suma importância. Principalmente na gestação quando há tantas mudanças físicas e psíquicas, é essencial buscar manter a saúde do corpo e da mente durante esse período.

References

  • 1
    Rothan HA, Byrareddy SN. The epidemiology and pathogenesis of coronavirus disease (COVID-19) outbreak. J Autoimmun. 2020; 109: 102433.
  • 2
    Farias HS. O avanço da Covid-19 e o isolamento social como estratégia para redução da vulnerabilidade. Espaço e Economia. Rev Bras Geogr Econ. 2020; 17.
  • 3
    OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde). "Folha informativa - COVID-19 (doença causada pelo novo coronavírus)". Portal Eletrônico OPAS Brasil; 2020.
  • 4
    Melo K. COVID-19: Saiba a diferença entre quarentena e isolamento. 2020. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento
    » https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2020-03/covid-19-saiba-diferenca-entre-quarentena-e-isolamento
  • 5
    Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de Manejo Clínico do Coronavírus (COVID-19) na Atenção Primária à saúde. Brasília, DF; 2020.
  • 6
    Fiuza C, Morais PB. Aspectos Imunológicos essenciais na Gestação Regular. J Applied Pharm Sci. 2017; 4 (3): 42-51.
  • 7
    Channappanavar R, Perlman S. Pathogenic human coronavirus infections: causes and consequences of cytokine storm and immunopathology. Semin Immunopathol. 2017; 39 (5): 529-39.
  • 8
    Cunningham FG, Leveno KJ, Blomm SL, Hauth JC, Rouse DJ, Spong CY. Obstetrícia de Williams. 24 ed. McGraw Hill Brasil; 2016.
  • 9
    Ferreira MJ, Irigoyen MC, Consolim-Colombo F,Saraiva JFK, De Angelis K. Vida Fisicamente Ativa como Medida de Enfrentamento ao COVID-19. Arq Bras Cardiol. 2020. 114 (4): 601-2.
  • 10
    Soares DSCSoares JJ, Graup S, Streb AR. Atividade física na gestação: uma revisão integrativa. Rev Perspect Ciênc Saúde. 2017; 2 (2): 71-84.
  • 11
    De Oliveira ALML, Marques MA. Profilaxia de tromboembolismo venoso na gestação. J Vasc Bras. 2016; 15 (4): 293-301.
  • 12
    Tang N, Bai H, Chen X, Gong J, Li D, Sun Z. Anticoagulant treatment is associated with decreased mortality in severe coronavirus disease 2019 patients with coagulopathy. J Thromb Haemost. 2020; 18: 1094-9.
  • 13
    Acencio FR, Soaigher KA, Del Col MTF, Cortez DAG. Efeitos fisiológicos decorrentes do exercício físico no organismo materno durante a gestação. Cinergis. 2017; 18 (1): 73-6.
  • 14
    American College of Sports. (ACSM). Staying active during the coronavirus pandemic. [acesso 19 Abr 2020]. Disponível em: https://www.exerciseismedicine.org/assets/page_documents/EIM_Rx%20for%20Health_%20Staying%20Active %20During%20Coronavirus%20Pandemic.pdf
    » https://www.exerciseismedicine.org/assets/page_documents/EIM_Rx%20for%20Health_%20Staying%20Active %20During%20Coronavirus%20Pandemic.pdf
  • 15
    Marques ACM, Souza LF, Veríssimo MRG. Gestação e seus fatores emocionais. 2019. [Trabalho de conclusão de curso em Psicologia]. Anápolis: Centro Universitário de Anápolis - UniEvangélica 2019.
  • 16
    Bittencourt RN. Pandemia, isolamento social e colapso global. Rev Espaço Acadêmico. 2020; 19 (221): 168-78.
  • 17
    Zandifar A, Badrfam R. Iranian mental health during the COVID-19 epidemic. Asian J Psychiatr. 2020; 51: 101990.
  • 18
    Manual diagnóstico e estatístico de transtorno mentais (DSM-5). American Psychiatric Association. 5 ed. Porto Alegre: Artmed; 2014.
  • 19
    Wang C, Pan R, Wan X, Tan Y, Xu L, Ho CS, Ho RC. Immediate psychological responses and associated factors during the initial stage of the 2019 coronavirus disease (COVID-19) epidemic among the general population in China. Int J Environ Res Public Health. 2020; 17 (5): 1729.
  • 20
    Xiao H, Zhang Y, Kong D, Li S, Yang N. Social capital and sleep quality in individuals who self-isolated for 14 days during the coronavirus disease 2019 (COVID-19) outbreak in January 2020 in China. Med Sci Monit. 2020; 26: e923921.
  • 21
    Oliveira MR, Dessen MA. Alterações na rede social de apoio durante a gestação e o nascimento de filhos. Estud Psicol. 2012; 29 (1): 81-8.
  • 22
    De Oliveira Neto L, Elsangedy HM, Tavares VDO, Teixeira CVS, Behm DG, Silva-Grigoletto ME. Traininginhome-Home-based training during COVID-19 (SARS-COV2) pandemic: physical exercise and behavior-based approach. Rev Bras Fisiol Exerc. 2020; 19 (Supl. 2): S9-S19.
  • 23
    Rocha JF, Rocha JRC, Costa JBB. Gestação e exercícios físicos: qualidade de vida para a mãe e o bebê. Rev Diálogos Saúde. 2019; 2 (1): 53-64.
  • 24
    Conselho Federal de Psicologia. Resolução CFP nº 11 de 11 de maio de 2018 - Regulamentação da prestação de serviços psicológicos realizados por meios de tecnologias da informação. [acesso 22 Abr 2020]. Disponível em: https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018
    » https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-11-2018-regulamenta-a-prestacao-de-servicos-psicologicos-realizados-por-meios-de-tecnologias-da-informacao-e-da-comunicacao-e-revoga-a-resolucao-cfp-no-11-2012?origin=instituicao&q=11/2018
  • 25
    American College Of Storts Medicine, et al. ACSM's guidelines for exercise testing and prescription. Lippincott Williams &Wilikns; 2013.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    05 Ago 2020
  • Data do Fascículo
    Apr-Jun 2020

Histórico

  • Recebido
    26 Abr 2020
  • Aceito
    22 Maio 2020
Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira Rua dos Coelhos, 300. Boa Vista, 50070-550 Recife PE Brasil, Tel./Fax: +55 81 2122-4141 - Recife - PR - Brazil
E-mail: revista@imip.org.br