Acessibilidade / Reportar erro

Ensino e pesquisa nos Estados Unidos: algumas características dos principais programas de doutorado em contabilidade

Education and research in the United States: some characteristics of the major accounting PH.D. programs

Resumos

O presente trabalho busca conhecer algumas características dos principais programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos. Para a seleção da amostra deste estudo, utilizou-se, como base, o ranking divulgado pela revista U.S. News & World Report - America's Best Graduate Schools in Accounting-2006. Esse ranking lista os 31 principais programas de pós-graduação em contabilidade nos Estados Unidos. Contudo, para o presente trabalho, 3 dessas universidades foram excluídas, restando para análise um total de 28 universidades. A coleta dos dados foi realizada nos sites eletrônicos dos programas selecionados. Buscou-se identificar 4 características desses programas de doutorado: critérios do processo seletivo, exigências para a obtenção do título de Ph.D. in Accounting, disciplinas oferecidas e perfil do corpo docente. Os resultados encontrados evidenciam algumas características dos programas analisados que podem permitir um benchmarking, possibilitando um crescimento da pesquisa acadêmica brasileira. Nesse sentido, o trabalho contribui para a construção e o aperfeiçoamento da contabilidade, à medida que evidencia possibilidades de melhorias nos programas de pós-graduação no Brasil.

Doutorado em Contabilidade; Programas de Pós-Graduação; Ensino e Pesquisa nos Estados Unidos


This paper explores some characteristics of the best Accounting Ph.D. programs in the United States. The sample selection was based on the ranking published by the U.S. News & World Report - America’s Best Graduate Schools in Accounting-2006. This publication lists the best 31 graduate programs in accounting in the United States. However, for this study, 3 schools have been excluded, leaving a total of 28 Universities for analysis. The data has been collected throughout the university’s websites. The characteristics analyzed were: admission requests, degree requirements, disciplines offered and faculty profile. This research aims at contributing to the Brazilian literature throughout a benchmarking in the American Ph.D. programs. In this sense, this work enables some possibilities for improvement in the Brazilian graduate programs.

Ph.D. Programs in Accounting; Graduate Programs; Education and Research in North-American Universities


DIVULGAÇÃO DE TRABALHO

Ensino e pesquisa nos Estados Unidos: algumas características dos principais programas de doutorado em contabilidade

Education and research in the United States: some characteristics of the major accounting PH.D. programs

Fernando Dal- Ri MurciaI; José Alonso BorbaII; Gracieli AmbrósioIII

IDoutorando em Controladoria e Contabilidade pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – Campus Capital E-mail: fernandomurcia@hotmail.com

IIProfessor Doutor do Departamento de Ciências Contábeis do Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade E-mail: jalonso@cse.ufsc.br

IIIMestranda em Contabilidade pelo Centro Sócio-Econômico da Universidade Federal de Santa Catarina – Campus Trindade E-mail: newgraci@yahoo.com.br

RESUMO

O presente trabalho busca conhecer algumas características dos principais programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos. Para a seleção da amostra deste estudo, utilizou-se, como base, o ranking divulgado pela revista U.S. News & World Report – America's Best Graduate Schools in Accounting-2006. Esse ranking lista os 31 principais programas de pós-graduação em contabilidade nos Estados Unidos. Contudo, para o presente trabalho, 3 dessas universidades foram excluídas, restando para análise um total de 28 universidades. A coleta dos dados foi realizada nos sites eletrônicos dos programas selecionados. Buscou-se identificar 4 características desses programas de doutorado: critérios do processo seletivo, exigências para a obtenção do título de Ph.D. in Accounting, disciplinas oferecidas e perfil do corpo docente. Os resultados encontrados evidenciam algumas características dos programas analisados que podem permitir um benchmarking, possibilitando um crescimento da pesquisa acadêmica brasileira. Nesse sentido, o trabalho contribui para a construção e o aperfeiçoamento da contabilidade, à medida que evidencia possibilidades de melhorias nos programas de pós-graduação no Brasil.

Palavras-chave: Doutorado em Contabilidade; Programas de Pós-Graduação; Ensino e Pesquisa nos Estados Unidos.

ABSTRACT

This paper explores some characteristics of the best Accounting Ph.D. programs in the United States. The sample selection was based on the ranking published by the U.S. News & World Report – America’s Best Graduate Schools in Accounting-2006. This publication lists the best 31 graduate programs in accounting in the United States. However, for this study, 3 schools have been excluded, leaving a total of 28 Universities for analysis. The data has been collected throughout the university’s websites. The characteristics analyzed were: admission requests, degree requirements, disciplines offered and faculty profile. This research aims at contributing to the Brazilian literature throughout a benchmarking in the American Ph.D. programs. In this sense, this work enables some possibilities for improvement in the Brazilian graduate programs.

Keywords: Ph.D. Programs in Accounting; Graduate Programs; Education and Research in North-American Universities.

1 INTRODUÇÃO

O primeiro programa de doutorado (Ph.D.) em Contabilidade nos Estados Unidos foi criado pela University of Illinois at Urbana - Champaign no ano de 1938. Liderado por Ananias C. Littleton, esse programa teve como objetivo principal refletir uma nova visão no ensino da contabilidade (BEDFORD, 1997). Com o passar dos anos, a pesquisa acadêmica em contabilidade ganhou relevância principalmente com a expansão das grandes corporações e do mercado de capitais americano. Ao contrário do Brasil, que possui apenas dois programas de doutorado em contabilidade (Universidade de São Paulo, criado em 1978, Universidade de Brasília, criado em 2006), nos Estados Unidos existem aproximadamente 82 Universidades que oferecem programas de doutorado em contabilidade ou doutorado em administração, com concentração em contabilidade (HASSELBACK, 2001).

Durante os anos de 1994-1998, os programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos formaram um total de 777 doutores. Mais de 80% desses novos doutores foram formados pelos 49 maiores programas, o que demonstra uma produção concentrada (DOOGAR, 2003). Entretanto, o número de doutores formados pelos programas americanos tem decaído com o passar dos anos. Segundo os resultados de uma pesquisa realizada por Carpenter e Robson (2004), a partir de meados dos anos 90, houve uma queda de aproximadamente 50% no número de doutores formados em contabilidade nos Estados Unidos. Para Shipley e Engle (1982), a academia possui um problema de marketing, pois ela não é atrativa o bastante para recrutar os talentos que estão no mercado de trabalho. Para Gabbin (2002), a cultura acadêmica não provê os incentivos financeiros nem tampouco a estrutura administrativa necessária para reter os melhores profissionais.

Aparentemente, o custo de oportunidade para se cursar um doutorado é outro fator que tem contribuído para o declínio na formação desses profissionais. O tempo para a obtenção do título de doutor em contabilidade (média de 3-6 anos) e a exigência de dedicação integral são alguns dos fatores que afastam profissionais dos programas de doutorado. Segundo Meyer e Titard (2000), para um profissional que possui um emprego estável desistir de seu trabalho para ingressar em um programa de doutorado é um grande sacrifício financeiro.

Em contrapartida, a demanda por doutores em contabilidade nos Estados Unidos é crescente. O trabalho de Carpenter e Robson (2004) evidenciou, através de dados coletados no site da American Accounting Association's (AAA), uma crescente disparidade entre o número de currículos de doutores que buscavam trabalho (oferta) e o número de posições em aberto (demanda). O Quadro 1 apresenta esses dados.


O Quadro 1 evidencia que a partir do ano de 1997, existe uma crescente demanda (posições em aberto) por doutores em contabilidade nos Estados Unidos que supera a oferta (currículos). Uma das razões para o aumento dessa demanda é o grande número de escolas de negócios que tem buscado afiliar-se a Association to Advance Collegiate Schools of Business – AACSB, instituição que exige um corpo de docentes qualificado (CARPENTER e ROBSON, 2004).

Visando explorar um tema ainda pouco conhecido no âmbito nacional, esta pesquisa busca identificar 4 características dos programas de doutorado em contabilidade nos Estados Unidos: critérios do processo seletivo, exigências para a obtenção do título de Ph.D. in Accounting, disciplinas oferecidas e perfil do corpo docente.

O restante deste trabalho segue a seguinte ordem: Seção 2, apresenta algumas considerações sobre o Ph.D. in Accounting; Seção 3, evidencia algumas das principais pesquisas envolvendo ensino e pesquisa na área contábil; Seção 4, descreve a metodologia utilizada na pesquisa; Seção 5, ilustra os resultados e a Seção 6, traz as conclusões e recomendações deste trabalho.

2 PH.D. IN ACCOUNTING

O título de Ph.D, ou Philosophy Doctor, nos países de língua inglesa corresponde ao título de Doutor no Brasil. Assim, como o doutorado no cenário nacional, o Philosophy Doctor é oferecido em diversas áreas do conhecimento científico (biológicas, humanas etc.). Nos Estados Unidos (alvo de análise de estudo), na área específica de negócios, existem dois programas de doutorado: o Ph.D (Accounting, Finance, Economics etc.) e o DBA ou Doctor in Business Administration, que corresponderia ao Doutorado em Administração de Empresas no Brasil. O DBA oferece concentração nas mesmas áreas de negócios que o Ph.D (Accounting, Finance, Economics etc.) e, nesse sentido, são programas semelhantes. Durante o transcorrer deste texto, a pesquisa referir-se-á aos programas de doutorado em contabilidade nos Estados Unidos, mas em algumas universidades, como a Harvard University, por exemplo, possuem apenas o DBA com concentração em contabilidade.

Mais do que uma especialização na área de negócios, os programas de Ph.D e DBA nos Estados Unidos têm como principal objetivo formar um profissional que atuará na área de pesquisa e ensino. Esse enfoque é percebido devido ao baixo número de disciplinas específicas oferecidas nesses programas. Segundo Kinney (2003), que analisou 75 programas de doutorado na área, as disciplinas de contabilidade correspondem a apenas 21.4 % do total do curso e o restante são disciplinas de metodologia, sociologia e métodos quantitativos.

Nessa mesma linha de pensamento, alguns pesquisadores como Mintzberg (2006) têm desenvolvido trabalhos no intuito de evidenciar que disciplinas como psicologia, sociologia, economia, matemática, antropologia e história são a base para a formação do gestor e do pesquisador da área de negócios. A Figura 1 ilustra o Modelo GSIA, elaborado por Mintzberg.


Segundo Mintzberg (2006), as habilidades de pensamento crítico dos estudantes das escolas de negócios não são desenvolvidas apenas por disciplinas específicas, pois as funções empresariais (Contabilidade, Marketing, TI, Estratégia etc.) são alimentadas pelas raízes, ou seja, pelas disciplinas básicas.

3 REVISÃO DE LITERATURA

No âmbito nacional, nota-se a existência de poucos estudos sobre programas de pós-graduação em contabilidade. Germano (1988) desenvolveu um estudo sobre as teses de doutorado em contabilidade na Universidade de São Paulo até o ano de 1988. Marion (1992) analisou diversos aspectos do ensino da contabilidade nos Estados Unidos. Riccio, Carastan e Sakata (1999) analisaram as características da produção acadêmica no Brasil – dissertações de mestrado e teses de doutorado – no período de 1962-1999. Contudo, no âmbito internacional, diversos acadêmicos têm desenvolvido trabalhos buscando explorar características dos programas de pós-graduação em contabilidade. O Quadro 2 ilustra algumas dessas pesquisas.


4 METODOLOGIA

Para a seleção das Universidades Americanas, utilizou-se como base o ranking divulgado pela revista U.S. News & World Report – America's Best Graduate Schools in Accounting 2006. Essa revista de negócios utiliza diversos critérios na elaboração do ranking como, por exemplo, o índice de aceitação do programa, o índice professor/aluno, a avaliação dos outros programas (peer review), valor gasto em pesquisa nos anos anteriores e número de doutores formados pelo programa.

Nesse ranking, estão listados os 31 melhores programas de pós-graduação em contabilidade (mestrado e doutorado) nos Estados Unidos. Para o presente estudo, foram excluídas três Universidades: University of Virginia, Brigham Young University e University of Notre Dame, pois não possuíam um programa de doutorado em contabilidade ou um programa de administração com concentração em contabilidade. (Essas três universidades possuem apenas programas de mestrado em contabilidade). O Quadro 3 apresenta os programas selecionados para este estudo juntamente com o ranking da U.S. News & World Report America's Best Graduate Schools para as áreas de contabilidade, finanças, administração e negócios.


O Quadro 3 evidencia que os principais programas de pós-graduação na área de contabilidade também estão bem colocados nas áreas de finanças, administração e negócios. Contudo, a Harvard University, por exemplo, apesar de ser a primeira colocada na área de negócios, é apenas a décima segunda (12ª) na área de contabilidade e a primeira nessa área é a University of Pennsylvania.

Apesar de não levar em conta diversos critérios acadêmicos como publicação em periódicos e endogenia do corpo docente, os rankings elaborados por revistas de negócios (U.S. News & World Report, Times, Business Week etc.) são considerados importantes, pois influenciam no recrutamento de estudantes. Segundo Siemens et al. (2005), grande parte dos estudantes utiliza os rankings publicados pelas revistas de negócios na escolha de universidades e cursos. Em alguns casos, programas de pós-graduação em negócios têm um aumento de até 40% no número de novos estudantes quando melhoram a suas performances nos rankings (WILLIAMS, 2001).

Os rankings de revistas de negócios, também, funcionam como uma forma de auto-avaliação para os programas de pós-graduação, pois ilustram pontos que podem ser melhorados. Segundo Policano (2005), esses rankings fornecem às escolas um feedback externo que evidencia o que administradores, acadêmicos e recrutadores pensam a respeito de um determinado programa.

Embora a amostra deste estudo seja composta por apenas 28 programas de doutorado do total de 82 existentes nos Estados Unidos, os profissionais formados pelos programas selecionados, até março de 2005, representam aproximadamente 47% do total de 6472 doutores em contabilidade formados pelas universidades desse país (HASSELBACK, 2005). O Quadro 4 evidencia os doutores formados pelas universidades durante os anos anteriores a 2001, e nos anos de 2001, 2002, 2003, 2004, e meados de 2005.


Percebe-se que as universidades americanas selecionadas formam um número relativamente baixo de doutores em contabilidade por ano. Das universidades listadas no Quadro 4, apenas a Universidade of Texas-Austin, a University of Illinois, a University of Indiana, a University of Wisconsin e a Michigan State University formaram mais doutores em contabilidade que a Universidade de São Paulo, por exemplo, que formou aproximadamente 150 doutores nessa área.

Após a seleção dos 28 programas de doutorado, procurou-se coletar os dados através de buscas nos sites eletrônicos das universidades. Algumas delas possuem um site eletrônico específico para o programa de doutorado, enquanto outras possuem um site do departamento de contabilidade que contém as informações sobre os programas de doutorado. A coleta de dados foi realizada entre os dias 5 de agosto de 2005 e 18 de junho de 2006 e buscou-se identificar 4 características:

  • exigências de entrada no programa: características do processo seletivo dos programas de doutorados;

  • requisitos para obtenção do título de doutor: tese, provas e publicações;

  • disciplinas: como é composto o currículo do programa de doutorado em contabilidade;

  • corpo docente: total de professores e índice de endogenia dos programas.

5 ANÁLISE DOS RESULTADOS

A apresentação dos resultados desta pesquisa está dividida em 4 partes. A primeira parte evidencia os critérios do processo seletivo dos programas analisados. Posteriormente, são analisados os requerimentos para a obtenção do título de Ph.D in Accounting. A terceira parte apresenta uma breve análise das disciplinas oferecidas nesses programas e a última evidencia algumas considerações a respeito do corpo docente vinculado às universidades analisadas.

5.1 O Processo Seletivo

Basicamente, os programas de doutorado em contabilidade analisados possuem 6 critérios de seleção: GMAT/GRE, TOEFL, cartas de recomendação, GPA, entrevista e dedicação exclusiva. O Quadro 5 ilustra os resultados encontrados.


5.1.1 GMAT / GRE

Todos os programas analisados exigem o General Management Admission Test (GMAT) ou o Graduate Record Examination (GRE) em seu processo seletivo. Esses testes não exigem um conhecimento contábil específico. Pelo contrário, são testes que analisam o conhecimento quantitativo, analítico e verbal dos candidatos. O GMAT e o GRE poderiam ser comparados ao teste da ANPAD que é exigido pela grande maioria dos programas de mestrado e doutorado na área de administração e contabilidade no Brasil. A pontuação exigida pelos 28 programas dos Estados Unidos varia entre 600 e 740 pontos e uma grande parte das universidades não exige uma pontuação mínima.

5.1.2 TOEFL

O Test of English as a Foreign Language -TOEFL como o próprio nome já diz, é um teste para indivíduos que não tem o Inglês como língua materna. Assim como o GMAT/GRE, o TOELF é um requerimento do processo seletivo da maioria programas de doutorado em contabilidade analisados. A pontuação exigida por esses programas varia de 550- 650 alguns deles não exigem uma pontuação mínima.

5.1.3 Cartas de Recomendação (C.R.)

Todos os programas analisados exigem cartas de recomendação no processo seletivo do doutorado em contabilidade. O número de cartas de recomendação varia de 1 a 3. Essas cartas podem ser originárias de outros professores universitários ou de profissionais do mercado de trabalho.

5.1.4 Grade Point Average (G.P.A.)

Todas as 28 universidades selecionadas nesse estudo analisam o currículo do candidato no processo seletivo. Como os estudantes americanos dificilmente publicam artigos científicos antes do Doutorado (a graduação não exige a monografia para a conclusão de curso e a grande maioria dos mestrados americanos não exige a dissertação de mestrado), o foco da análise de currículo é o Grade Point Average (GPA). Essa é uma média das notas dos estudantes durante os cursos de graduação e pós-graduação que varia entre 0-4. O GPA mínimo exigido pela maioria dos programas de doutorado é 3.0 (equivale no Brasil a uma média geral B), mas a University of California at Los Angeles (UCLA), por exemplo, exige 3.5.

5.1.5 Dedicação Exclusiva (D.E.)

Todos os 28 programas de doutorado analisados exigem dedicação exclusiva (full-time). Alguns deles exigem essa dedicação apenas nos dois primeiros anos de estudo, enquanto o estudante cursa as disciplinas. Entretanto, a grande parte dos programas exige dedicação exclusiva até que o estudante defenda sua tese de doutorado. Em contrapartida, a maioria das universidades americanas analisadas oferece bolsa total de estudos para os alunos de doutorado em contabilidade. Essas Universidades, também, oferecem outras formas de apoio financeiro a seus estudantes de doutorado. A University of Texas – Austin, por exemplo, oferece o cargo de Teaching Assistant – TA como forma de ajuda financeira aos seus estudantes de doutorado. A Columbia University oferece, além de bolsa de estudos e do TA, um apoio financeiro na elaboração da tese de doutorado.

5.1.6 Entrevista

Apenas 6 das 28 universidades analisadas entrevistam seus candidatos na seleção de seus programas de doutorado em contabilidade. Como os programas de doutorado analisados possuem candidatos de diversas partes do mundo, deduz-se que a exigência da entrevista resultaria em um empecilho muito grande, que a maioria das universidades americanas prefere não causar, temendo pela perda de bons candidatos estrangeiros. Entretanto, na seleção de bolsas de estudo e nos outros tipos de programas de apoio financeiro a entrevista é exigida.

5.1.7 As Não-Exigências

Alguns dos critérios utilizados no processo seletivo do programa de doutorado em contabilidade da USP não são exigidos por nenhuma das 28 Universidades Americanas analisadas, como por exemplo:

  • prova específica de contabilidade;

  • análise de pré-projeto de dissertação/ tese;

  • diploma de mestrado;

  • publicações científicas.

5.2 Requerimentos de Saída – Obtenção do título de Ph.D in Accounting

Além da aprovação nas disciplinas do programa, do qualify e da defesa da tese de doutorado, dois são os requerimentos exigidos pelas Universidades Americanas para a obtenção do título de Ph.D in Accounting: exame de suficiência e publicações científicas.

5.2.1 Exames de Suficiência

Todos os programas analisados exigem a aprovação em um exame de suficiência. Após o término das disciplinas do programa de doutorado, os estudantes devem comprovar seus conhecimentos através de uma prova que engloba disciplinas como: contabilidade, estatística/econometria e metodologia. Somente após a aprovação nesse exame é que os estudantes se tornam Ph.D Candidates (candidatos ao título de Doutor). Caso sejam reprovados no exame, os estudantes possuem mais uma chance, geralmente em um prazo de 6 meses, para estudar e realizar o exame novamente. Na University of Pennsylvania – Wharton Business School, ranqueada no primeiro lugar pela revista da U.S. News & World Report, o exame de suficiência é realizado na forma escrita e oral.

Percebe-se, dessa maneira, que o doutorado em contabilidade nos Estados Unidos é dividido em duas grandes partes. Nos primeiros dois anos, o foco é a preparação para o exame de suficiência. Nesse período, os estudantes cursam as disciplinas obrigatórias e eletivas nas quais são cobradas provas. A partir do terceiro ano, quando o estudante se torna um Ph.D Candidate o foco é a pesquisa, a elaboração do projeto, a defesa do Qualify e, finalmente, a defesa da Tese de Doutorado.

5.2.2 Publicações Acadêmicas

A publicação acadêmica, também, é uma das exigências para a obtenção do título de Ph.D in Accounting. A grande maioria dos programas exige entre uma e duas publicações dos alunos de doutorado. O Massachusetts Institute of Technology (MIT) é o único programa de doutorado analisado que exige 3 publicações acadêmicas. Entretanto, vale ressaltar que os programas analisados não exigem publicações em periódicos conceituados de contabilidade como, por exemplo, na Accounting Review (TAR), na Accounting, Organization and Society (AOS), no Journal of Accouting Research (JAR) ou no Journal of Accounting and Economics (JAE). Provavelmente, devido à dificuldade de publicação nesses periódicos, os programas exigem, apenas, a elaboração de working papers, que são geralmente enviados para congressos no intuito de receber críticas construtivas e contribuições que ajudarão na elaboração da Tese de Doutorado.

Percebe-se, assim, que o foco dos programas de doutorado em contabilidade nos Estados Unidos não é a publicação e sim a formação do pesquisador, pois durante todo o período de doutorado (que em alguns casos leva de 5, 6 ou mais anos) são exigidos apenas dois artigos acadêmicos publicados em congressos ou accounting foruns.

5.3 Disciplinas

Nessa análise, os resultados evidenciaram que número total de disciplinas exigidas, bem como o número de disciplinas obrigatórias para a obtenção do titulo de Ph.D in Accounting, varia dependendo do programa. O Quadro 6 mostra esses resultados.


Do mesmo modo, as análises evidenciaram que os programas analisados possuem um número relativamente alto de disciplinas envolvendo métodos quantitativos. Disciplinas como economia, estatística e econometria fazem parte do currículo na grande maioria dos cursos analisados. Percebem-se, também, a preocupação desses programas com as disciplinas de metodologia, sociologia e psicologia.

Buscou-se verificar, igualmente, as disciplinas obrigatórias do programa de doutorado em contabilidade da Universidade de São Paulo. O Quadro 7 apresenta as disciplinas obrigatórias do programa da USP e as disciplinas obrigatórias dos 4 primeiros programas americanos de acordo com o ranking da U.S. News & World Report America's Best Graduate Schools in Accounting 2006.


Tanto as disciplinas dos programas de doutorado norte-americanos analisados quanto as disciplinas do programa de doutorado da USP possuem uma média de 4 horas-aula semanais, e têm duração de 1 semestre. Contudo, as exigências (leituras, tarefas, artigo acadêmico, apresentações etc.) de determinadas disciplinas podem variar. Nesse sentido, ressalte-se que, para a realização de comparações mais profundas, faz-se necessário verificar também as ementas das disciplinas, não analisadas neste estudo.

Observa-se que o foco principal dos programas de doutorado norte-americanos é a formação do Accounting Researcher (pesquisador em contabilidade). As disciplinas como estatística, metodologia científica, psicologia e sociologia são privilegiadas em detrimento de disciplinas na área especifica da contabilidade. Ressalte-se que o Quadro 7 não teve como objetivo criticar o enfoque do doutorado da USP ou o enfoque dos doutorados norte-americano. Buscou-se, apenas, evidenciar as disciplinas obrigatórias exigidas por esses programas.

5.4 Perfil do Corpo Docente

Provavelmente, a pesquisa acadêmica em contabilidade tem seu pólo principal nos Estados Unidos. Esse país é responsável por grande parte da disseminação do conhecimento contábil. Dos seis periódicos de contabilidade, avaliados quantitativamente pelo Journal of Citation Report - JCR (2004), quatro são americanos: Journal of Accounting and Economics (JAE), Journal of Accounting Research (JAR), Accounting Review (TAR) e Auditing (AJPT). Algumas das principais escolas de negócios do mundo estão localizadas em território americano. Além disso, alguns dos principais pesquisadores acadêmicos da área contábil estão vinculados aos programas de doutorado analisados nesse estudo. O Quadro 8 apresenta alguns desses pesquisadores.


Vale ressaltar que a escolha desses pesquisadores não utilizou nenhum critério cientifico especifico, sendo utilizado nessa seleção apenas o julgamento dos autores. Logo, esse quadro possuía apenas um caráter ilustrativo.

No intuito de analisar a composição do corpo docente das universidades selecionadas, procurou-se identificar o índice de endogenia dos respectivos programas. Alguns sites eletrônicos não informavam os professores que estavam associados ao programa de doutorado, apenas os professores que estavam associados ao departamento de contabilidade. Para padronizar a análise, optou-se por coletar as informações dos departamentos de contabilidade.

As análises evidenciaram um baixo grau de endogenia nas universidades analisadas. A grande maioria dos departamentos de contabilidade apresenta uma grande diversidade na composição do seu corpo docente. Esses resultados são evidenciados no Quadro 9 que apresenta os dados dos programas de doutorado analisados juntamente com os dados do programa de doutorado da USP.


A inclusão da Universidade de São Paulo nas análises objetivou ilustrar algumas características do doutorado em contabilidade brasileiro. Afinal, para analisar as características dos programas de doutorado em contabilidade americanos, fez-se necessário, primeiramente, explorar as características do programa da USP, que até a recente aprovação do programa de doutorado da UnB, era o único responsável pela formação de doutores em contabilidade no Brasil.

O Quadro 9 evidencia que os programas americanos possuem um baixo grau de endogenia. Merece destaque o fato de que, na maioria das vezes, as melhores universidades americanas não recrutam doutores formados pelos seus próprios programas, como é o caso da University of Pennsylvania que não possui nenhum egresso do programa de doutorado no seu corpo docente.

6 CONCLUSÕES

Este trabalho buscou conhecer algumas das características dos principais programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos. A amostra do estudo consistiu em 28 universidades que possuem um programa de doutorado em contabilidade (Ph.D) ou doutorado em administração com concentração em contabilidade (DBA). Para seleção dessas universidades, utilizou-se como base o ranking publicado pela revista de negócios U.S. News & World Report – America's Best Graduate Schools in Accounting-2006. Com base nos resultados evidenciados, pode-se inferir algumas características a respeito dos programas, são elas:

  • O processo seletivo para ingresso nos programas de doutorado analisados é baseado em dois testes: GMAT / GRE e TOEFL (para estrangeiros), nas notas dos cursos de graduação e pós-graduação dos alunos e nas recomendações sobre os estudantes. Todos os cursos analisados exigem dedicação exclusiva dos alunos de doutorado. Contrariamente, conhecimentos específicos de contabilidade, publicações e análise do pré-projeto de tese não são utilizados como critérios no processo seletivo dos programas analisados.

  • Além da defesa da tese de doutorado e do cumprimento do número total de disciplinas, na maioria dos cursos analisados existe um teste oral/escrito que envolve disciplinas como contabilidade, métodos estatísticos e economia. Somente após aprovação nesse teste, o estudante torna-se um

    Ph.D Candidate (candidato ao Doutorado). Publicações em congresso e

    accounting foruns, também são exigidas e o número de artigos varia de 1 a 3, dependendo do programa.

  • O foco principal dos programas é a pesquisa (

    research). Isso é evidenciado através do alto número de disciplinas envolvendo metodologia científica, estatística, econometria, sociologia e psicologia. Disciplinas mais específicas de contabilidade visando à formação profissional dos estudantes (

    Certified Public Accountant-CPA) não são abordadas nos programas de doutorado.

  • O perfil do corpo docente desses programas é altamente heterogêneo. As análises evidenciaram que, em algumas universidades, nenhum professor do departamento de contabilidade possui doutorado naquela mesma universidade.

Ressalte-se que este estudo de abordagem exploratória não teve como objetivo esgotar o tema analisado e os resultados encontrados nele não devem ser generalizados para outras amostras. A pesquisa tampouco tem por objetivo criticar o programa de doutorado em contabilidade da Universidade de São Paulo. Vale ressaltar que a USP, através do seu programa de pós-graduação em contabilidade, já formou aproximadamente 420 mestres e 150 doutores em contabilidade. Também é responsável pela publicação do único periódico de contabilidade classificado com nota "A – Nacional" na avaliação da Qualis/Capes. Além disso, os 13 mestrados em contabilidade existentes no cenário nacional, atualmente, são resultado do trabalho executado pela USP nos últimos 30 anos.

Entretanto, para o crescimento e evolução de uma disciplina faz-se necessário um embate de diferentes enfoques (pontos de vista) originários de diferentes formações, instituições e países. Nesse sentido, o presente trabalho busca contribuir para a construção e o aperfeiçoamento da contabilidade, na medida em que evidencia possibilidades de melhorias nos programas de pós-graduação no Brasil.

Recebido em 11.07.2006

Aceito em 23.11.2006

2ª. versão aceita em 16.03.2007

NOTA – Endereço dos autores

Universidade Federal de Santa Catarina

Centro Sócio-Econômico

Departamento de Ciências Contábeis

Campus Universitário - Trindade

CEP 88040-900 - Florianópolis - SC

  • AMERICAN ACCOUNTING ASSOCIATION. Disponível em: <http://aaahq.org/index.cfm>
    » link
  • ASSOCIATION to ADVANCE COLLEGIATE SCHOOLS of BUSINESS. Disponível em: < http://www.aacsb.edu.
    » link
  • BEATTIE, V.; GOODACRE, A.. Publishing patterns within the UK accounting and finance academic community. The British Accounting Review Article in the press, p. 1-38, 2003.
  • BEDFORD, N.. A history of accountancy. Center of International Education and Research in Accounting, Champaign, IL, 1997.
  • BELL, T.; FRECKA, T.; SOLOMON, I.. The relation between research productivity and teaching effectiveness: empirical evidence for accounting educators. Accounting Horizons. V.7, n.4, p. 33-49, 1993.
  • BROWN, L.; INDRARINI, L.. Ranking accounting Ph.D. programs and faculties using social science research network downloads. Social Science Research Network SSRN. September 23, 2003.
  • CARCACELLO, J. et al. Doctoral study in accounting: costs and financial support. Issues in Accounting Education V.9, p.219-237, 1994.
  • CARPENTER, C.; ROBSON, G.. Declining doctoral output in accounting. The CPA Journal P. 68-69, August 2004.
  • CRUM, W.. Newest survey of doctoral programs in accounting. Journal of Accountancy P.99-104, Oct. 1974.
  • DOOGAR, R.. What should accounting doctoral programs focus on? An economic perspective. Advances in Accounting Education. V.5, p. 199-210, 2003.
  • EVERETT, J.; KLAMM, B.; STOLTZFUS, R.. Developing benchmarks for evaluating publication records at doctoral programs in accounting. Journal of Accounting Education. V.22, p.229-252, 2004.
  • GABBIN, A.. The crisis in accounting education. Journal of Accountancy P.81-85, April 2002.
  • GERMANO, C.. Retrospectiva das teses de contabilidade até 1988. 1988. Dissertação (Mestrado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Universidade de São Paulo, São Paulo.
  • HASSELBACK, J.. Accounting faculty directory Englewood Clifs, NJ: Prentice-Hall. 2001.
  • ______. Personal webpage. Disponível em: <http://www.jrhasselback.com/Articles/>. Acesso em: 18/01/2005.
  • JOURNAL OF CITATION RESEARCH ûJCR. Disponível em: <www.isiknowledge.com>
    » link
  • JOHNSON, S.. The economic function of doctoral programs in accounting: alternative theories and educational implications. The Accounting Review N.4, Oct. 1985.
  • KINNEY, W.. New accounting scholars does it matter what we teach them? Issues in Accounting Education Vol.18, n.1, 2003.
  • MARION, J.. Aspectos do ensino da contabilidade nos Estados Unidos. Caderno de Estudos Fipecafi. N.7, p.1-66, 1992.
  • MEYER, M.; TITARD, P.. Those who can teach. Journal of Accountancy V. 190, p.49-58, 2000.
  • MINTZBERG, H.. MBA? Não obrigado Uma visão crítica sobre a gestão e o desenvolvimento de gerentes. Tradução Bazan Tecnologia e Linguística. Porto Alegre: Bookman, 2006.
  • POLICANO, A.. What price rankings? Business Education P.26-32, sept./oct. 2005.
  • REINSTEIN, A.; HASSELBACK, J.. A literature review of articles accessing the productivity of accounting faculty members. Journal of Accounting Education Vol.15, p.425-455, 1998.
  • RICCIO, E.; CARASTAN, J.; SAKATA, M.. Accounting research at Brazilian universities. Asian Pacific Conference Melbourne, Australia, 1999.
  • SHIPLEY, K.; ENGLE, R.. We nee more Ph.D.s in accounting. Management Accounting Vol.54, n.5, p.36- 40, 1982.
  • SIEMENS, J. et al. An examination of the relationship between research productivity in prestigious business journal and popular press business school rankings. Journal of Business Research. V. 25, p. 467-476, 2005.
  • STAMMERJOHAN, W; HALL, S.. Evaluation of doctoral programs in accounting: an examination of placement. Journal of Accounting Education Vol.20, p.1-27, 2002.
  • U.S. NEWS & WORLD REPORT. Disponível em: <http://www.usnews.com/usnews/rankguide>
    » link
  • WILLIAMS, F.. Enrollment up 40% at University of Buffalo MBA program. NY: Buffalo News. Sept. 2001.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    04 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Jun 2007

Histórico

  • Revisado
    23 Nov 2006
  • Recebido
    07 Nov 2006
  • Aceito
    16 Mar 2007
Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade e Atuária Av. Prof. Luciano Gualberto, 908 - prédio 3 - sala 118, 05508 - 010 São Paulo - SP - Brasil, Tel.: (55 11) 2648-6320, Tel.: (55 11) 2648-6321, Fax: (55 11) 3813-0120 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: recont@usp.br