SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue1Genus Euastrum (Zygnemaphyceae) in the State of São Paulo: floristic survey author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Biota Neotropica

On-line version ISSN 1676-0603

Biota Neotrop. vol.5 no.1 Campinas  2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-06032005000100035 

DISSERTAÇÕES E TESES

 

Morfologia do sistema reprodutor masculino da preguiça-de-coleira (Bradypus torquatus, Illiger, 1811)

 

 

Daniele dos Santos Martins

 

 

RESUMO

Os Bichos-Preguiça são mamíferos (Classe Mammalia) da ordem Xenarthra (ou Edentata), que é composta por três subordens e quatro famílias: subordem Vermilingua, família Mylmeciphagidae a qual pertencem os tamanduás; subordem Pilosa, família Bradypodidae e família Choloepidae, a qual encontramos as preguiças e subordem Cingulata e família Dasypodidae, onde observamos os tatus. Utilizamos nesta pesquisa preguiças-de-coleira (Bradypus torquatus) sendo seis machos e uma fêmea de diferentes faixas etárias. Estes animais foram cedidos para o Laboratório de Anatomia do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ —USP) pela Reserva Zoobotânica — Matinha Ilhéus/Bahia (Registro Ibama nº 02006.001.348/98-31), nos quais utilizamos as técnica de injeção vascular de látex (Neopreme® 650) e a injeção intra muscular de solução aquosa de formaldeido à 10%, posteriormente analisados por microscopia de luz. Os resultados mostraram que a presença da coleira nos animais adultos permite diferenciar machos de fêmeas. O períneo é encontrado extra cavitário com formato oval, delimitado pelo osso interpubiano, púbico e pelos processos mediais da pube e tuberosidades isquiáticas; divide-se em três regiões: aponeurotica, gordurosa e muscular. Os músculos perineais são representados através dos músculos: levantador do ânus, esfíncter uretral, retrator do pênis e o músculo esfíncter anal. Os órgãos reprodutores masculinos da preguiça de coleira (Bradypus torquatus) estão representados: por um par de testículos; pelos epidídimos, compostos de cabeça, corpo e cauda, por dois pares de glândulas genitais acessórias; sendo um par de vesiculares e um par composto pela próstata; pela uretra masculina e o pênis.

Palavras-chave: Bradypodidae. Xenarthra. Perineo. Pêlos de animal. Reprodução animal

 

 

Dissertação (Mestrado em Anatomia dos Animais Domésticos e Silvestres) — Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia, Universidade de São Paulo, 2003.
Área de concentração: Anatomia dos Animais Domésticos
Orientador: Profa. Dra. Márcia Rita Fernandes Machado