SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue3Mesial temporal lobe epilepsy syndrome: an updated overviewEncontro de Epilepsia do Capítulo do Rio de Janeiro da LBE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.11 no.3 Porto Alegre  2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492005000300007 

a07v11n3

CLINICAL, PSYCHOSOCIAL AND SCIENTIFIC NOTE

 

O Projeto Arte e Vida

 

The project “Arte e Vida”

 

 

Associação Brasileira de Epilepsia e Abbott Laboratórios do Brasil Ltda*

 

 


RESUMO

A Associação Brasileira de Epilepsia promove um Projeto de Pintura denominado Arte e Vida para pessoas com epilepsia. Uma pintora ensina voluntariamente, uma vez por semana, no período da tarde, na própria sede da ABE, transformada em atelier por algumas horas. As pessoas podem trocar experiências, melhorar a auto-estima e a qualidade de vida. E ainda produzem belas peças de arte, como as que acompanham este texto.

Unitermos: projeto de pintura, qualidade de vida, Associação Brasileira de Epilepsia.


ABSTRACT

The Associação Brasileira de Epilepsia is promoting a paint project called “Arte e Vida” for people with epilepsy. A volunteer painter teaches once a week, in the afternoon, at the ABE office which is transformed into an atelier for some hours. Through it people can get together, develop friendship and improve self-steem and quality of life. Also, produce nice artpieces as the ones you can see in this text.

Key words: paint project, quality of life, Associação Brasileira de Epilepsia.


 

 

INTRODUÇÃO

A missão da Associação Brasileira de Epilepsia (ABE) é “Melhorar as condições do tratamento das pessoas com epilepsia; oferecer apoio e orientação a estas e seus familia-res, bem como disseminar os conhecimentos específicos sobre este tema em âmbito nacional e internacional; com­bater o preconceito e estigma que envolvem a doença; reabilitar abrindo caminhos para a inclusão social, ins­titucional e econômica das pessoas com epilepsia”.

A arte, além de expressar a criatividade, é também um recurso terapêutico que auxilia na manutenção e melhoria da qualidade de vida das pessoas com epi­lepsia.

Na história deste distúrbio neurológico, muitos foram os artistas que se tornaram célebres: Machado de Assis, Gustave Flaubert, Fiódor Dostoievski na literatura, van Gogh na pintura, entre outros.

O projeto Arte e Vida da Associação Brasileira de Epilepsia e Abbott Laboratórios do Brasil Ltda. tem como objetivo adotar a arte, especialmente a pintura, como uma atividade prazerosa proporcionando bem-estar às pessoas com epilepsia e seus familiares, propiciando oportunidade de resgate da auto-estima e conseqüentemente a melhoria da qualidade de vida. Desta forma, ao oferecermos um espaço de criação artística a estas pessoas, incentivando a manifestação de potencialidades, conhecimento pessoal, expressão de conflitos, de acolhimento e integração so­cial, favorecemos o desenvolvimento pessoal, combatemos o preconceito e geramos informação sobre epilepsia atra­vés da beleza da arte.

 

OBJETIVO

O projeto Arte e Vida desenvolvido pelo Laboratório Abbott do Brasil Ltda. em parceria com a Associação Bra­sileira de Epilepsia (ABE) tem como objetivo adotar a arte, especialmente a pintura, como uma atividade prazerosa, visando proporcionar oportunidade de melhoria da auto­estima e da qualidade de vida.

 

PROGRAMAÇÃO

As aulas serão ministradas uma vez por semana e te­rão duração de uma hora e meia. O grupo será composto por dez alunos sob a supervisão da professora Maria Julieta Cruz da Silveira (voluntária) e da ABE.

Será utilizado um inventário para avaliação da quali­dade de vida (Medical Outcomes Study 36-Item Short From Health Survey-SF-36), traduzido e validado para o nosso idioma, que permite comparações entre populações de diferentes países e entre pacientes e uma população de referência. Esta avaliação será feita em três etapas pela psicóloga da ABE:

  • antes das aulas de pintura;

  • após seis meses de aulas de pintura;

  • após um ano de aulas de pintura.

  • O SF-36 é constituído por 36 itens subdivididos em oito escalas ou domínios:

  • Capacidade funcional (10 itens);

  • Limitação por aspecto da saúde física (4 itens);

  • Limitação por aspecto da saúde emocional (3 itens);

  • Aspectos sociais (2 itens);

  • Estado geral da saúde (5 itens);

  • Saúde mental (5 itens);

  • Vitalidade (4 itens);

  • Dor (2 itens);

  • Uma pergunta de avaliação das condições de saúde atual e do ano anterior.

Os escores obtidos em cada domínio são convertidos em valores de 0 a 100.

Os alunos irão trabalhar com tinta acrílica sobre pai­nel com enfoque abstrato e suas obras serão expostas em congressos e eventos sociais e ao final de um ano um livro com as obras e os depoimentos dos artistas serão publi­cados.

Benefícios às pessoas com epilepsia:

  • Adquirir uma nova habilidade;

  • Concentrar a atenção;

  • Aguçar a percepção;

  • Perder o medo de apresentar um trabalho artístico;

  • Ter uma satisfação pessoal ao apreciar o próprio trabalho e o dos outros colegas;

  • Melhorar a interação social;

  • Tornar a epilepsia mais “leve” melhorando a acei­tação e a adesão ao tratamento;

  • Reduzir o estresse, o que pode eventualmente, cooperar para o controle das crises.

 

SOBRE O LABORATÓRIO ABBOTT

Abbott é uma companhia farmacêutica que descobre, desenvolve, produz e comercializa produtos farmacêuticos e médicos, incluindo nutricionais e testes diagnósticos.

O papel do Abbott na sociedade, entretanto, vai além dos benefícios gerados pelos seus produtos e serviços. A companhia conta com um sólido programa de responsabi­lidade social que tem como foco as seguintes áreas: acesso à saúde, ciência e inovação, diversidade e inclusão so­cial e qualidade de vida de comunidades em todo o mundo.

 

clique para ampliar

 

Endereço:

Associação Brasileira de Epilepsia – ABE
Rua Botucatu, 740 Vila Clementino
CEP 04023-900 – São Paulo – SP – Brasil
Fone: (11)5549-3819
E-mail: abe@epilepsiabrasil.org.br
www.epilepsiabrasil.org.br

(Received June 10, 2005)
(accepted July 15, 2005)

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License