SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue1Are there risks in the use of different antiepileptic drug formulations? Report of the Associação Brasileira de Epilepsia trough a survey of people with epilepsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.15 no.1 Porto Alegre Mar. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000100010 

NOTAS CLÍNICAS, PSICOSSOCIAL E CIENTÍFICAS

 

Conheça um pouco da trajetória do novo Presidente da ILAE

 

Biography of new president of the ILAE

 

 

Solomon L. Moshé, MD

 

 

 

Professor titular de Neurologia, Neurociências e Pediatria do Albert Einstein College of Medicine – New York-USA. É vice-diretor do Departamento de Neurologia e diretor dos programas de Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica do Montefiore Medical Center. Recebeu a distinção "Martin A. and Emily L. Fisher fellowship" em Neurologia e Pediatria. Graduado em Medicina pela Universidade de Atenas, Grécia em 1972. Fez seu treinamento em Pediatria na Universidade de Maryland-USA e Neurologia no Albert Einstein. Desde 1979 sua linha de pesquisa focaliza a compreensão de mecanismos sexo e idade dependente das epilepsias e suas consequências tanto em humanos como no modelo animal.

Foi secretário-geral do Comitê Executivo da ILAE (2005-2009) e presidente da Sociedade Americana de Epilepsia (2000-2001), presidente da Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica (1996-1997) e da Associação de Eletroencefalografistas do Leste Americano (1992-1994). É membro da Academia Americana de Neurologia e foi membro do Comitê Executivo e do Conselho da "Epilepsy Foundation". Em sua vida profissional recebeu diversos prêmios e honrarias tais como: "Teacher-Investigator Development Award", "Jacob Javits Neuroscience Investigator Award" do National Institute of Health (NIH), o "Michael Prize" pela pesquisa em epilepsia, o "American Epilepsy Society Research Award", Emabaixador das Epilepsias pela ILAE, o "Gloor Award" da Sociedade Americana de Neurofisiologia Clínica, a "J. E. Purkyne Honorary Medal" em pesquisa biomédica pela Acadenmia de Ciênicas da República Tcheca e o "distinguished service award" da Epilepsy Foundation of Southern New York. É membro eleito da Associação Neurológica Americana e da Sociedade Americana de Pediatria. É autor de mais de 300 publicações.

Inúmeros profissionais da área médica e biomédica foram treinados pelo Dr. Moshe. Em função deste desempenho recebeu o "Faculty Mentoring Award" do Albert Einstein College of Medicine. Na história desta tradicional instituição este prêmio foi outorgado somente a quatro professores. É também o principal investigador do NSADA K12-Grant para treinamento de neurologistas infantis em pesquisa e um dos cinco centros premiados em 2004. Nos últimos 20 anos o Dr. Moshé orientou mais de 200 alunos em Ciências Básicas (Epilepsia), Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica. Um grande número de seus ex-alunos atualmente detem postos de liderança através do mundo, preparando e orientando futuros líderes em suas instituições de origem. Organizou diversas conferências nacionais e internacionais além de cursos de treinamento dentro do tema Desenvolvimento Cerebral e Epilepsia.