SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 issue4EditorialLong-term evaluation of physical activity habits after epilepsy surgery author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.15 no.4 Porto Alegre Dec. 2009

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492009000400002 

Message of the presidente of the Brazilian league of epilepsy

 

 

Prezados colegas

Há apenas alguns dias do final do ano, gostaria inicialmente de desejar a todos boas festas e um excelente 2010.

Estamos terminando este ano com boas perspectivas para a epileptologia nacional. Como é de conhecimento de todos, desde o ano de 2005, o Ministério da Saúde tem publicado sucessivas portarias que mudaram significativamente as regras de credenciamento e funcionamento dos centros de cirurgia de epilepsia. A proposta fundamental do ministério é a descentralização da gestão dos programas, o que significa maior autonomia e responsabilidade para os gestores locais. Infelizmente a LBE não foi consultada à época, tendo havido uma significativa redução na remuneração do procedimento de investigação, além de várias imperfeições na definição destes procedimentos. A boa notícia é que no dia 20 de novembro ocorreu, no Ministério da Saúde, a primeira reunião da câmara técnica de neurologia e neurocirurgia. Esta câmara está composta por representantes da LBE, da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, além, claro, dos representantes do setor de alta complexidade do ministério. A reunião foi muito produtiva, tendo o ministério demonstrado muita abertura para a correção das imperfeições criadas nas portarias anteriores. Na realidade abriu-se a possibilidade para uma reestruturação da alta complexidade em neurocirurgia e neurologia. A próxima reunião ocorrerá em janeiro e, até lá, deveremos apresentar uma primeira proposta de revisão.

Além disto, a atual diretoria da LBE está intensamente envolvida na organização de seu XXXIII Congresso Brasileiro. Como é de conhecimento de todos, trata-se da principal reunião científica nacional na área de epileptologia e acontece de forma bienal, sempre em conjunto com a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica.

O evento ocorrerá entre 03 e 06 de junho, coincidente com o feriado de Corpus Christi, o que certamente irá facilitar e baratear a logística de transporte e hospedagem, conhecidamente eficiente em Brasília. A programação científica deste evento terá como temas principais: 1. Tratamento medicamentoso das epilepsias; 2. Comorbidades na epilepsia.

Brasília estará completando 50 anos em 2010 e teremos uma programação bastante intensa na cidade durante todo o ano.

Esperamos contar com a presença de todos.

Mais uma vez desejo a todos um ótimo natal e um ano de 2010 repleto de realizações.

 

 

Wagner A. Teixeira
Presidente da LBE
Gestão 2008-2010

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License