SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1Neurotrophins in temporal lobe epilepsy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology

Print version ISSN 1676-2649

J. epilepsy clin. neurophysiol. vol.16 no.1 Porto Alegre  2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-26492010000100001 

EDITORIAL

 

 

Artigos de revisão têm importância fundamental. Bons artigos de revisão tendem a serem sucintos. Seu principal objetivo é produzir atualização em tópicos específicos, com fundamentação em evidência obtida a partir de artigos de pesquisa básica, clínica ou ambas. Fazem parte do escopo da maior parte dos periódicos médicos.

Com estas características, três artigos foram submetidos e meritoriamente fazem parte temário desta edição do JECN.

Mortalidade evitável, como definiu Porto e colaboradores, merece apreciação mais dedicada. Além de esclarecimento, o artigo evoluiu para sugestões de ações e estratégias voltadas à Saúde Pública, tendo como alvo específico as instituições que deveriam por ela zelar. Sem dúvida, uma contribuição pontual e oportuna.

A apneia obstrutiva do sono é possivelmente subdiagnosticada na população em geral. Os números associados ao diagnóstico chegam a ser impressionantes. Venturi e colaboradores estudaram a relação entre essa entidade comum e a epilepsia. Ainda que mais estudos sejam necessários, há, na opinião dos autores, espaço para a hipótese que favorece uma associação entre a síndrome da apneia obstrutiva do sono e crises epilépticas. A primeira é uma condição de avaliação relativamente simples e potencialmente tratável. A contribuição, portanto, deixa um alerta para este diagnóstico, frequentemente negligenciado.

Finalmente, a terceira revisão enfoca epilepsia, desnutrição e o sistema nervoso central. Evidências sugerem que mais do que uma causa direta, desnutrição reduz o limiar para crises epilépticas. Uma noção de interesse para qualquer país em desenvolvimento.

Assim como a mortalidade evitável, são também "evitáveis" as complicações associadas a apneia obstrutiva do sono e desnutrição, potenciais agentes facilitadores de crises.

Três revisões de aplicação prática.

Boa leitura! 

 

Luciano De Paola
Editor

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License