SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 issue1International knowledge transference in the multinational: qhen the multimarket competitive game overlay internal coordination mechanisms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAE eletrônica

On-line version ISSN 1676-5648

RAE electron. vol.9 no.1 São Paulo Jan./June 2010

http://dx.doi.org/10.1590/S1676-56482010000100001 

EDITORIAL

 

 

Este ano de 2010 será o último de circulação da RAE-eletrônica. De acordo com o que foi decidido em reunião do comitê de política editorial, em setembro último, a partir de 2011 as duas edições anuais da RAE-eletrônica serão incorporadas às quatro da RAE-revista de administração de empresas, e teremos uma única revista –  a RAE –  com seis edições anuais. Para realizar essa unificação dos dois periódicos, estamos trabalhando em 2010 com um calendário já unificado, com o objetivo de adequar as nossas rotinas internas. Assim, se até 2009 tínhamos a RAE-eletrônica publicada em janeiro e julho, agora, em 2010, ela será publicada em março e setembro, para se adaptar ao nosso novo calendário bimestral.

Thomaz Wood Jr., editor que lançou a RAE-eletrônica, em seu primeiro editorial, de janeiro/junho de 2002, citava Heráclito, o “Obscuro”, para reforçar “a ideia de mudança, um processo infindável de fluxo e transformação”, que é parte indissociável de nossa vida e das nossas atividades. As mudanças na tecnologia da informação e na comunicação que provocaram o lançamento da RAE-eletrônica acabaram por atingir também a então RAE-“impressa”, transformando-a em eletrônica e eliminando a diferença entre as duas. Hoje, assim como a RAE-eletrônica, a RAE disponibiliza todos os seus artigos eletronicamente, e a unificação das duas é uma consequência da mudança e da evolução do ambiente das revistas científicas.

É preciso esclarecer aos leitores e colaboradores que todos ganham e ninguém perde com essa alteração. Todos ganham porque agora o processo de submissão nas duas revistas está unificado, evitando as dúvidas comuns dos autores, que muitas vezes não sabiam se era melhor submeter o artigo a um ou outro periódico, pois ambos seguiam uma mesma linha editorial. Ninguém perde, pois as duas revistas já tinham a mesma qualificação B1 da Capes, e os indexadores de uma revista devem passar a incluir a outra. Esperamos que, com a unificação, em breve estejamos sendo reavaliados para cima, assim que a Capes iniciar o processo de reclassificação das revistas de nossa área, valorizando ainda mais o esforço de publicação na RAE. Para consulta às edições antigas, serão mantidos todos os artigos da RAE-eletrônica em menus separados, facilitando a busca de artigos publicados até 2010.

A atual edição da RAE-eletrônica traz sete artigos e uma resenha. Manuel Portugal Ferreira, Dan Li e Fernando Ribeiro Serra explicam padrões de cooperação e competição entre subsidiárias de multinacionais e suas implicações para a transferência de conhecimento. Germany Gonçalves Veloso e Ana Maria Malik avaliam o desempenho econômico-financeiro de empresas da área de Saúde. Antonio Moreira de Carvalho Neto, Betania Tanure e Juliana Andrade analisam as percepções de executivas de grandes empresas brasileiras sobre os desafios à suas carreiras.

Eduardo Senra Coutinho e Hudson Fernandes Amaral comparam a eficiência de bancos com controle estrangeiro com bancos com controle nacional entre 2001 e 2005 por meio da Análise de Fronteira Estocástica. Edilene Santana Santos e Laura Calixto analisam os efeitos da primeira fase da transição para o International Financial Reporting Standard no Brasil nos resultados das empresas listadas na Bovespa.  Patricia Maria Emerenciano de Mendonça, Mario Aquino Alves e Luiz Claudio Campos estudam o surgimento do HIV/aids no contexto das políticas públicas no Brasil. Hermano Roberto Thiry-Cherques faz uma reflexão, em forma de pensata, sobre o trabalho de Jean Baudrillard, com ênfase no conceito de hiperrealidade. Completa a edição a resenha de um livro sobre inovação no campo da educação.

A todos, uma boa leitura!

 

 

Eduardo Diniz
Editor chefe