SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número4Angiogênese, arteriogênese e vasculogênese: tratamento do futuro para isquemia crítica de membros?Aneurisma de aorta abdominal roto: fatores prognósticos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

J. vasc. bras. v.4 n.4 Porto Alegre  2005

http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492005000400003 

EDITORIAIS

 

Temas livres versus publicação

 

Free papers vs. publication

 

 

Winston Bonetti Yoshida

Editor-chefe do Jornal Vascular Brasileiro

 

 

Nosso 36º Congresso da SBACV, realizado recentemente em Porto Alegre, mostrou grande participação ativa dos colegas, com apresentação de mais de 600 temas livres1. Os temas livres são parte integrante das atividades científicas do nosso congresso e são considerados, além de um meio de participação, uma possibilidade de expor linhas de pesquisa e locais de trabalho, de gerar e trocar conhecimentos e de crescer profissionalmente2. Porém, a apresentação não pode ser considerada um fim em si mesma, ou seja, a missão não se completa com ela. Ao voltarmos à rotina de nossos Serviços, precisamos refletir sobre os comentários dos colegas que nos assistiram e rever, com espírito crítico, todas as partes que compõem o tema livre2. Esse material filtrado e depurado das imperfeições é extremamente rico e não pode ficar repousando nas gavetas, devendo ser compartilhado por um número maior de pessoas do país e do exterior. Essa é a hora de escrever para publicação! É quando estamos com a literatura pertinente na nossa memória, com as separatas na mão e os comentários frescos na cabeça.

Daqui a 6 meses ou 1 ano, já não encontraremos nossas anotações, nossas separatas e, por vezes, nem mesmo nossa apresentação. É preciso dar-se conta que a maior parte do trabalho já foi feita na apresentação do tema livre, com a introdução, o levantamento dos dados, a análise estatística, etc. Basta algum ajuste e cuidado em cada um desses tópicos e nas referências, procurando sempre citar artigos do J Vasc Br, e já temos um manuscrito pronto para análise do corpo editorial do Jornal Vascular Brasileiro.

O manuscrito é enviado para dois revisores, que se incumbem de avaliar todos os aspectos do trabalho, fazendo comentários e sugestões (quando julgam pertinentes), os quais costumam enriquecer não só o manuscrito em si, mas também o conhecimento dos autores.

O trabalho publicado representa uma espécie de troféu ou prêmio para os autores e para o Serviço que representam, por ter passado por um filtro especializado, bem como pela oportunidade de atingir um público muito mais numeroso do que qualquer sala de congresso. O trabalho publicado poderá ser localizado no índice do J Vasc Br, no indexador LILACS, que atinge toda literatura médica latino-americana e também na página da Google (www.scholar.google.com), podendo ser acessado no site do J Vasc Br (www.jvascbr.com.br).

Temos a grata satisfação de informar que fomos aprovados no indexador SciELO, e isto vai ampliar e facilitar ainda mais o acesso aos artigos de nossa revista, bem como elevar a sua qualificação na CAPES para Qualis A — Nacional. Assim, os artigos publicados no J Vasc Br irão proporcionar pontuação máxima nacional nos Programas de Pós-Graduação credenciados pela CAPES. Essa conquista representa o resultado do esforço conjunto da nossa Diretoria e da comunidade Vascular Brasileira.

Valorize seu tema livre, seu trabalho, seu serviço e sua revista, enviando o seu manuscrito para o J Vasc Br.

 

Referências

1. Resumos de temas livres do 36ºCongresso da SBACV. J Vasc Br. 2005;4(Supl. 1).

2. Andriolo A. O tema livre pode ser apenas o começo. Informe da SBPC/ML. 2005;27(15):9.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons