Acessibilidade / Reportar erro

J Vasc Bras

EDITORIAL

J Vasc Bras

J Vasc Bras

Denise Arend

Editora Fractal e Scientific Linguagem

A sobrevivência de uma revista científica exige esforços em várias frentes. Certo é que, por muito tempo no início da vida de uma publicação, a principal dessas frentes diz respeito à divulgação do Jornal, mobilizando a comunidade científica para que envie artigos para avaliação. Estão, de um lado, os autores e investigadores, que sem dúvida são os principais agentes responsáveis pela continuidade das revistas. Do outro lado está o trabalho incansável do Conselho Editorial, especialmente na pessoa do Editor e dos inúmeros pareceristas, que trabalham no sentido de selecionar as contribuições e aprimorar os conteúdos cada vez mais.

No caso do Jornal Vascular Brasileiro, a Editora Fractal/Scientific Linguagem tem se dedicado, desde 2002, a fazer a ponte entre o Conselho Editorial e a comunidade científica, além de cuidar do "polimento" dos textos que são aprovados para publicação no que diz respeito à forma. Uma vez que um artigo é aceito, ele percorre um longo caminho de revisões, formatações e conferências até que a contribuição original esteja pronta para impressão e divulgação on-line - isso sem falar na tradução integral dos textos. Esse trabalho é feito em conjunto com importantes parceiros (revisores, editoradores, tradutores) e é embasado em normas de referência para publicações científicas, entre elas os Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Biomédicas, do grupo de Vancouver, e também as orientações do SciELO. O objetivo final é apresentar ao leitor artigos eticamente responsáveis e um conjunto visualmente homogêneo, com uma identidade marcante. E nada mais relacionado à identidade de uma publicação do que o seu nome, ou título, que, no caso do Jornal Vascular Brasileiro, acaba de sofrer uma pequena modificação na sua forma abreviada.

Na concepção do Jornal Vascular Brasileiro, em 2002, foi considerado que a abreviatura J Vasc Br refletiria melhor o caráter de revista brasileira nacional do que a forma J Vasc Bras, e que essa identificação era importante para aquele momento histórico. Desde então, o Jornal Vascular Brasileiro cresceu como poucas revistas já conseguiram no mesmo intervalo de tempo, e foi aceito para inclusão no SciELO com apenas 4 anos de vida.

A entrada no SciELO deu início a um novo momento histórico, de maior profissionalização, um momento a partir do qual o Jornal deve assumir de uma vez por todas as padronizações editoriais propostas pelas normas cabíveis. É hora de se tornar cada vez mais exigente nesse aspecto, da mesma forma como tem ocorrido com os artigos submetidos, cada vez mais numerosos. Sendo assim, a partir da disponibilização do Jornal no site do SciELO (www.scielo.br/jvb), e por sugestão do próprio SciELO, passou-se a adotar a abreviatura padronizada J Vasc Bras. A mudança é sutil, mas o uso uniforme da abreviatura é importante para fins de citação na literatura.

Fica, então, a solicitação à comunidade, para que atente a essa pequena mudança, com o intuito de garantirmos a uniforme citação e a divulgação ampla desse admirável Jornal Vascular Brasileiro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    06 Set 2006
  • Data do Fascículo
    Jun 2006
Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br