SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Desafio terapêutico: convite para escreverA produção científica do J Vasc Bras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Jornal Vascular Brasileiro

versão impressa ISSN 1677-5449versão On-line ISSN 1677-7301

J. vasc. bras. v.7 n.1 Porto Alegre mar. 2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1677-54492008000100002 

EDITORIAL

 

Apoio do CNPq ao Jornal Vascular Brasileiro

 

 

Winston Bonetti Yoshida

Editor-chefe, J Vasc Bras

 

 

A partir desta edição, o Jornal Vascular Brasileiro estará recebendo apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Trata-se de uma importante conquista, pois este apoio é concedido após ampla concorrência entre as revistas e julgamento pelo Comitê Assessor do CNPq. Poucas o recebem, o que mostra o grande potencial de crescimento e maturidade que vem tendo o nosso Jornal. Esta foi a terceira tentativa de conseguir o benefício e, graças à nossa insistência e ao trabalho competente da nossa secretaria editorial, ele finalmente foi conseguido. Vale ressaltar que o mérito também cabe aos autores e revisores que acreditaram, trabalharam e fizeram as sucessivas edições desta revista, objetos de avaliação e julgamento do CNPq.

Ao mesmo tempo em que nos orgulhamos dessa conquista, que é de todos os sócios da SBACV, temos a responsabilidade de mostrar ao CNPq que o investimento valerá a pena. Para tal, os autores precisarão comparecer mais com seus artigos, de modo a termos grande aporte para seleção e publicação. Temos certeza de que não faltará matéria-prima para os artigos, pois, nos congressos nacionais da SBACV, temos observado cerca de 500 temas livres sendo apresentados em cada um. Será preciso mudar uma cultura arraigada em nossa Sociedade de não levar adiante os temas livres na forma de artigos escritos para publicação1. Aos poucos este comportamento está mudando, e os autores estão percebendo que a publicação valoriza a revista e também a instituição ou o serviço dos autores, uma vez que o público atingido pelo Jornal é muito maior do que o público de qualquer sala de congresso. Todos os cerca de 2.700 sócios da SBACV recebem a revista, a qual tem uma tiragem de cerca de 5.000 exemplares, sendo distribuída também para várias bibliotecas e instituições de ensino e pesquisa. Isso sem contar o acesso por meio eletrônico nas páginas do SciElo (www.scielo.br/jvb) ou da revista (www.jvascbr.com.br).

O apoio do CNPq faz com que nossa revista tenha um diferencial, uma espécie de "grife", que valoriza as suas publicações. Esperamos que esse entusiasmo contagie todos os colegas no sentido de trabalharem firme e mais intensamente no envio de artigos, pois temos um Jornal com grande potencial de crescimento e precisamos desse entusiasmo para as grandes metas de torná-lo o principal veículo de publicação científica da especialidade no Brasil e na América Latina e de ter a indexação MEDLINE, o que poderá atrair o interesse do público internacional.

Essa conquista da nossa revista mostra que estamos progredindo continuamente no sentido de atingir nossas metas. Esperamos receber dos colegas o apoio firme, principalmente na forma de artigos.

 

Referência

1. Yoshida WB. Temas livres versus publicação. J Vasc Bras. 2005;4:319-20.         [ Links ]

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons