Acessibilidade / Reportar erro

Novo sistema de submissões do Jornal Vascular Brasileiro

EDITORIAL

Novo sistema de submissões do Jornal Vascular Brasileiro

Dr Winston Bonetti Yoshida

Editor-chefe

A partir de outubro de 2012 o sistema de submissões do J Vasc Bras foi substituído pelo sistema Scholar-One da Empresa Thomson-Reuters, disponibilizado pelo Scielo, sem custos para nosso jornal. Estamos gradativamente migrando do antigo sistema "Submission-Scielo" para este novo, por ser um sistema com muito mais recursos, e menos problemas. Mais de 5.000 revistas no mundo e cerca de 13 milhões de usuários usam este sistema. Os autores e revisores vão perceber a facilidade de operação e interatividade do novo sistema.

O Convênio feito entre a Empresa Thomson- Reuters e Scielo permitirá também que nossa coleção de artigos fique, a partir de 2013, integralmente disponibilizada no indexador "Web of Science", o qual, ao lado do Medline, é um dos mais importantes no mundo . Sendo assim, nossos artigos terão incremento significativo de visibilidade internacional, o que deverá facilitar as citações dos artigos e melhora do fator de impacto do J Vasc Bras.

Fizemos recentemente um curso de 2 dias no Scielo para aprender sobre recursos e potencialidades do novo sistema. Além de gerenciar adequadamente o fluxo de artigos, o sistema permite obter automaticamente estatísticas de número de submissões, procedência dos artigos, qualidade. Possibilita também ampliar a comunicação autor-revisor-editor e obter informações gerenciais importantes sobre os revisores em tempo real, como suas disponibilidades, desistências, tempo de respostas, atrasos e qualidade da avaliação. O sistema também fornece relatórios de estatísticas de produção de artigos dos autores e revisores. Tenho salientado que revisores do nosso jornal devem dar o exemplo e publicar rotineiramente artigos no J Vasc Bras. Deveremos usar estas ferramentas ao longo do ano de 2013 para reavaliar o nosso corpo editorial, que precisa de todos os revisores, sem exceção, comprometidos com nossa revista. Temos também um corpo grande de revisores Ad-Hoc, competentes, disponíveis e sérios, que aguarda a oportunidade de figurar no corpo editorial.

Ao longo de 2013, poderemos protocolar novamente pedido de indexação do J Vasc Bras no Medline e ISI. Para ter sucesso nesta empreitada é fundamental que haja um esforço coletivo grande de autores e revisores de incrementar as publicações neste ano, para termos, pelo menos, uma edição futura adiantada e pronta. A Revista do Colégio Brasileiro de Cirurgiões fez um pacto de indexação neste mesmo estilo, teve contribuição maciça dos colegas, e este esforço redundou no sucesso da sua indexação no Medline recentemente.

Peço novamente a todos que incrementem suas submissões de artigos para o J Vasc Bras para podermos solicitar nossa indexação no Medline e ISI. Se os colegas de nossa SBACV não assumirem este pacto e esta meta para nossa revista, não adianta protocolar novamente ingresso no Medline.

Outro aspecto muito importante, para o chamamos a atenção na edição passada1 foi a necessidade de citar artigos da nossa revista, seja em publicações nela mesma, como também em outras revistas. Através destas citações é calculado o fator de impacto (número de citações/número de artigos), que é um índice usado para avaliar a importância da revista. No sistema Qualis da Capes, estamos atualmente com classificação B3 e poderemos passar a B2 se tivermos FI>0,90 ( ou seja, quase uma citação por cada artigo publicado). Desta forma é imperativo que todos os autores citem artigos relacionados do J Vasc Bras em seus respectivos artigos, publicados em qualquer revista nacional ou internacional, para termos incremento do nosso fator de impacto. Esta citação é prerrogativa do autor e é um instrumento importante de valorização da nossa revista.

Conto com o apoio de todos nesta empreitada. Sem este compromisso com a revista, os esforços e investimentos feitos até agora serão em vão.

  • 1. Yoshida, WB. Estratificação do Jornal Vascular Brasileiro, Programas de Pós-graduação e Capes. J Vasc Bras. 2012; 11(3):173-174.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    12 Dez 2012
  • Data do Fascículo
    Dez 2012
Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV) Rua Estela, 515, bloco E, conj. 21, Vila Mariana, CEP04011-002 - São Paulo, SP, Tel.: (11) 5084.3482 / 5084.2853 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: secretaria@sbacv.org.br