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Meias elásticas de compressão graduada como medida profilática de tromboembolismo venoso e edema de membros inferiores desencadeados por viagens aéreas: uma revisão sistemática de ensaios clínicos

Resumo

Com o aumento da duração e frequência das viagens aéreas, observou-se um aumento da prevalência de tromboembolismo venoso nos passageiros. Este estudo avaliou a eficácia do uso de meias elásticas de compressão graduada para a prevenção de tromboembolismo venoso desencadeado por viagens aéreas com duração maior que 3 horas de voo. Trata-se de uma revisão sistemática de ensaios clínicos. A qualidade metodológica dos estudos e o nível de evidência científica foram avaliados pelo Consolidated Standards of Reporting Trials e Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation. Foram identificados 34 artigos, entretanto apenas oito atenderam aos critérios de elegibilidade. Os desfechos incidência de tromboembolismo venoso e edema foram avaliados em 2.022 e 1.311 passageiros, respectivamente. Os estudos demonstraram evidências de alta qualidade para a prevenção de edema e de moderada qualidade para a redução da incidência de tromboembolismo venoso com o uso de meias elásticas de compressão graduada durante viagens aéreas.

Palavras-chave:
embolia pulmonar; viagens aéreas; meias compressivas; trombose venosa; prevenção de doenças; segurança do paciente

Abstract

The increase in duration and frequency of flights has led to an increase in the prevalence of venous thromboembolism among airline passengers. This study assesses the efficacy of graduated compression stockings for prevention of venous thromboembolism triggered by flights lasting more than 3 hours. The design is a systematic review of clinical trials. The methodological quality of studies and the level of scientific evidence were evaluated using the Consolidated Standards of Reporting Trials and Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation standards. A total of 34 articles were identified, but only eight met the eligibility criteria. The outcomes incidence of venous thromboembolism and edema were assessed in 2,022 and 1,311 passengers, respectively. The studies presented high quality evidence demonstrating prevention of edema and moderate quality evidence of reduced incidence of venous thromboembolism associated with wearing graduated compression stockings during flights.

Keywords:
pulmonary embolism; air travel; stockings; compression; venous thrombosis; disease prevention; patient safety

INTRODUÇÃO

Um dos meios de viagem mais utilizados mundialmente é o transporte aéreo, o qual conduz bilhões de pessoas por ano. Na última década, o número de viagens aéreas vem aumentando constantemente pelo incremento da quantidade de voos disponíveis; portanto, mais pessoas estão sendo transportadas. Estudos demonstram que, por ano, 3,8 bilhões de pessoas viajam de avião e, dessas, 300 milhões fazem voos de duração prolongada11 International Civil Aviation Organization. [site na Internet]. The world of air transport in 2016 - Presentation of 2016 international air transport statistical results [citado 2020 maio 1]. https://www.icao.int/annual-report-2016/Documents/ARC_2016_Air%20Transport%20Statistics.pdf
https://www.icao.int/annual-report-2016/...

2 Brenner B. Prophylaxis of travel-related thrombosis in women. Thromb Res. 2009;123(Suppl. 3):S26-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0049-3848(09)70130-6. PMid:19203643.
http://dx.doi.org/10.1016/S0049-3848(09)...
-33 Silverman D, Gendreau M. Medical issues associated with commercial flights. Lancet. 2009;373(9680):2067-77. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(09)60209-9. PMid:19232708.
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, aumentando, assim, o risco de doenças associadas a viagens aéreas com duração maior que 3 horas, sendo a trombose venosa profunda (TVP) e o tromboembolismo pulmonar (TEP) as principais44 Marques MA, Panico MDB, Porto CLL, Milhomens ALM, Vieira JM. Venous thromboembolism prophylaxis on flight. J Vasc Bras. 2018;17(3):215-9. http://dx.doi.org/10.1590/1677-5449.010817. PMid:30643507.
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.

A TVP e o TEP fazem parte do espectro da mesma doença: o tromboembolismo venoso (TEV). A TVP ocorre principalmente nos membros inferiores (MMII) a partir de coágulos que se formam no sistema venoso profundo. Quando um desses coágulos se desprende, alcança as câmaras cardíacas direita e, posteriormente, a circulação pulmonar com redução ou cessação do fluxo sanguíneo em segmentos pulmonares, caracterizando, assim, o TEP, e podendo gerar um quadro de dispneia, dor pleurítica e hemoptise. O TEV pode levar também a complicações crônicas, como hipertensão pulmonar e síndrome pós-trombótica55 Alvares F, Pádua AI, Terra Filho J. Tromboembolismo pulmonar: Diagnóstico e tratamento. Medicina (B Aires). 2003;36(2–4):214-40.

6 Volschan A, Caramelli B, Gottschall CAM, et al. Diretriz de embolia pulmonar. Arq Bras Cardiol. 2004;83(Suppl. 1):1-8. http://dx.doi.org/10.1590/S0066-782X2004002000001. PMid:15311324.
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-77 Brandão Neto RA. Trombose venosa profunda. In: Velasco IT, Brandão RA No, editores. Medicina de emergência: abordagem prática. São Paulo: Manole; 2019. p. 472-80..

Segundo a tríade de Virchow55 Alvares F, Pádua AI, Terra Filho J. Tromboembolismo pulmonar: Diagnóstico e tratamento. Medicina (B Aires). 2003;36(2–4):214-40., três fatores podem contribuir, isoladamente ou em conjunto, para o desenvolvimento de TEV: estase do fluxo sanguíneo, hipercoagulabilidade e lesão endotelial88 Cervantes J, Rojas G. Virchow’s legacy: deep vein thrombosis and pulmonary embolism. World J Surg. 2005;29(Suppl. 1):30-4. http://dx.doi.org/10.1007/s00268-004-2056-0. PMid:15818472.
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,99 López JA, Kearon CAYYL, Lee AY. Deep venous thrombosis. Hematology (Am Soc Hematol Educ Program). 2004;2004(1):439-56. http://dx.doi.org/10.1182/asheducation-2004.1.439. PMid:15561697.
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. A ocorrência mundial de TEP relacionado a viagens aéreas ainda é relativamente baixa, com uma incidência de 3,2 casos/1.000 pessoas/ano. Essa incidência é cerca de 3,2 vezes maior que na população saudável que não viaja por transporte aéreo1010 Kuipers S, Cannegieter SC, Middeldorp S, Robyn L, Büller HR, Rosendaal FR. The absolute risk of venous thrombosis after air travel: a cohort study of 8,755 employees of international organisations. PLoS Med. 2007;4(9):e290. http://dx.doi.org/10.1371/journal.pmed.0040290. PMid:17896862.
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. Além disso, o risco de desenvolvimento de TEP também pode duplicar em voos com mais de 8 horas de duração e aumenta 26% a cada 2 horas acrescidas na duração da viagem1111 Chandra D, Parisini E, Mozaffarian D. Meta-analysis: travel and risk for venous thromboembolism. Ann Intern Med. 2009;151(3):180-90. http://dx.doi.org/10.7326/0003-4819-151-3-200908040-00129. PMid:19581633.
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. Considerando o risco de TEP grave, a incidência é de aproximadamente 0,4 casos por milhão de passageiros1212 Lapostolle F, Surget V, Borron SW, et al. Severe pulmonary embolism associated with air travel. N Engl J Med. 2001;345(11):779-83. http://dx.doi.org/10.1056/NEJMoa010378. PMid:11556296.
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.

O desenvolvimento de TEV durante o voo tem sido associado principalmente à imobilidade temporária de MMII pela permanência prolongada no assento, o que aumenta a estase venosa e reduz o fluxo sanguíneo em veias profundas e superficiais dos MMII1313 Charles T, Mackintosh D, Healy B, Perrin K, Weatherall M, Beasley R. Merino wool graduated compression stocking increases lower limb venous blood flow: A randomized controlled trial. Adv Ther. 2011;28(3):227-37. http://dx.doi.org/10.1007/s12325-010-0107-5. PMid:21331557.
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. Outros fatores incluem doenças ou condições que favoreçam a formação de TVP ou TEP, como história de TEV e trombofilias, entre outras55 Alvares F, Pádua AI, Terra Filho J. Tromboembolismo pulmonar: Diagnóstico e tratamento. Medicina (B Aires). 2003;36(2–4):214-40..

As meias elásticas de compressão graduada (MECG) representam um método não farmacológico para a redução do risco de TEV nos casos em que há imobilidade prolongada, pois reduzem a estase venosa por aumentar o fluxo sanguíneo venoso nos MMII1313 Charles T, Mackintosh D, Healy B, Perrin K, Weatherall M, Beasley R. Merino wool graduated compression stocking increases lower limb venous blood flow: A randomized controlled trial. Adv Ther. 2011;28(3):227-37. http://dx.doi.org/10.1007/s12325-010-0107-5. PMid:21331557.
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. Tendo em vista o aumento da frequência das viagens aéreas e, consequentemente, o risco aumentado para o desenvolvimento de TEV, estudos vêm buscando encontrar medidas profiláticas que sejam eficientes e seguras. Nesse contexto, uma das possíveis estratégias para a prevenção dessas doenças é o uso de MECG durante o voo.

A ocorrência do edema também é um aspecto relevante em voos de longa duração, afetando tanto pacientes com doenças venosas quanto indivíduos saudáveis. Estudos vêm demonstrando que o edema é observado em quase todos os indivíduos que voam por mais de 7 horas, chegando a ocorrer em cerca de 97% dos passageiros, sendo mais evidente em pacientes com doença venosa crônica1414 Belcaro G, Cesarone MR, Nicolaides AN, et al. Prevention of Venous Thrombosis with Elastic Stockings During Long-Haul Flights: The LONFLIT 5 JAP Study. Clin Appl Thromb Hemost. 2003;9(3):197-201. http://dx.doi.org/10.1177/107602960300900303. PMid:14507107.
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.

Diante do exposto, o objetivo deste artigo é verificar a existência de evidência científica quanto ao uso de MECG durante viagens aéreas como medida profilática para TEV e formação de edema de MMII.

MÉTODOS

Foi realizada uma revisão sistemática da literatura seguindo esta sequência lógica: 1) elaboração da pergunta de investigação, com base na estratégia PICOT (Patient or Problem, Intervention, Control or Comparison, Outcomes); 2) identificação das bases de dados para a seleção dos estudos; 3) definição de critérios de inclusão e exclusão; e 4) avaliação da qualidade metodológica dos artigos identificados.

Como se trata de um estudo a partir de dados secundários provenientes da literatura, não envolvendo experimentação primária em seres humanos, foi dispensada a submissão ao Comitê de Ética em Pesquisa.

Estratégia de busca

A pergunta de investigação que norteou a estratégia de busca foi: “o uso de MECG durante viagens aéreas é eficaz como medida profilática para o desenvolvimento de TEV e edema de MMII?”. O levantamento dos artigos científicos foi realizado nas plataformas PubMed e Biblioteca Virtual de Saúde. Com base nos descritores em saúde (DECs e MeSH), foram estabelecidas como palavras-chave: “Pulmonary embolism”, “Air travel”, “Stockings, Compression” e seus correlatos na língua portuguesa. O cruzamento entre as palavras-chave foi realizado da seguinte forma na PubMed: “Pulmonary embolism” AND “Air travel” AND “Stockings, Compression”. Essa estratégia de busca foi adaptada para a Biblioteca Virtual de Saúde. A última atualização ocorreu em 30 de abril de 2020.

De forma intencional, foram inicialmente empregados termos mais amplos no intuito de identificar uma maior quantidade de estudos e, assim, minimizar a chance de que algum artigo importante pudesse ser excluído desse levantamento. Portanto, foi realizada a busca manual de artigos através das listas de referência dos estudos primários incluídos, com o intuito de identificar estudos relevantes que atendessem aos critérios de elegibilidade, mas que, por algum motivo, não tivessem sido identificados através da estratégia de busca definida.

Critérios de elegibilidade

Não foram impostas restrições quanto à data de publicação dos estudos nem quanto ao idioma das publicações. Por se tratar de uma revisão sistemática de ensaios clínicos randomizados, foram excluídos livros, capítulos de livros, editoriais, revisões narrativas e sistemáticas, entre outros formatos de texto que não tenham passado por rigoroso processo de avaliação por pares, como ocorre com os artigos científicos. Além disso, foram excluídos os textos encontrados em duplicidade pela indexação em mais de uma base de dados.

Coleta de dados, classificação e avaliação da qualidade dos estudos

A incidência de TEV assintomático/sintomático e a presença de edemas nos MMII com o uso ou não de MECG durante viagens aéreas foram consideradas como variáveis de interesse a serem revisadas por este estudo. O levantamento dos dados bibliográficos foi realizado de 1 de fevereiro a 30 de abril de 2020. Após a identificação dos estudos, foi realizada a avaliação crítica deles. Essa etapa consistiu na leitura e análise dos títulos e resumos dos estudos identificados, sendo realizada por dois revisores independentes. Nesse momento, foram excluídos os estudos que não atendiam à proposta desta revisão sistemática. Após a triagem inicial, a etapa seguinte consistiu na leitura integral dos estudos, o que possibilitou que alguns textos fossem excluídos por não serem considerados confiáveis (por questões metodológicas, de randomização, conflitos de interesse, entre outros fatores). Por último, os estudos foram organizados em uma tabela no intuito de apresentar suas principais informações, facilitando a análise descritiva e crítica dos resultados obtidos pelos autores.

A qualidade metodológica dos estudos foi avaliada através do Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT)1515 Schulz KF, Altman DGMD, Moher D, CONSORT Group. CONSORT 2010 Statement: updated guidelines for reporting parallel group randomised trials. Trials. 2010;11:32. http://dx.doi.org/10.1186/1745-6215-11-32. PMid:20334632.
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, uma checklist composta por 25 itens, permitindo que seja possível entender os métodos, a análise e a validade dos resultados apresentados pelos ensaios clínicos randomizados incluídos nesta revisão. Para classificar a qualidade da evidência científica e a força das recomendações, foi utilizado o sistema Grading of Recommendations Assessment, Development and Evaluation (GRADE)1616 Brasil. Diretrizes Metodológicas. Sistema GRADE - manual de graduação da qualidade da evidência e força da recomendação para tomada de decisão em saúde. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.. No sistema GRADE, a qualidade da evidência é avaliada para cada desfecho analisado, sendo classificada em quatro níveis: alto, moderado, baixo e muito baixo. Para determinar o nível da evidência e definir sua classificação, foram considerados seguintes fatores: delineamento do estudo; limitações metodológicas (risco de viés); inconsistências; evidências indiretas; imprecisão; viés de publicação; magnitude de efeito; gradiente dose-resposta; e fatores de confusão residuais.

RESULTADOS

Foram identificados 34 artigos, dos quais 14 foram excluídos após a leitura dos títulos. Dos 20 artigos restantes, após a leitura dos resumos, foi excluído outro por não atender aos critérios de elegibilidade. Sendo assim, 19 artigos foram selecionados para leitura integral dos textos. Após essa leitura, outros 11 textos foram excluídos por também não atenderem aos critérios de elegibilidade. Dessa forma, a amostra final foi composta por oito artigos.

A Figura 1 apresenta o fluxograma do número de artigos encontrados e selecionados após a aplicação dos critérios de inclusão e exclusão. Após a seleção dos artigos, as características básicas dos oito estudos elegíveis foram listadas nas Tabelas 1 e 2, facilitando a análise descritiva e crítica dos resultados obtidos pelos autores. A avaliação da qualidade metodológica dos estudos realizada com o instrumento CONSORT é apresentada na Tabela 3, considerando os métodos, a análise e a validade dos resultados apresentados pelos ensaios clínicos randomizados incluídos nesta revisão. A avaliação da qualidade da evidência do desfecho avaliado, considerando os estudos incluídos nesta revisão sistemática, é apresentada na Tabela 4. Após análise pelo sistema GRADE, observou-se que há confiança alta/moderada nos efeitos estimados; entretanto, futuros ensaios clínicos randomizados poderão ser capazes de modificar a confiança na estimativa de efeito.

Figura 1
Fluxograma de seleção dos artigos.
Tabela 1
Sumário das principais características descritivas dos estudos incluídos.
Tabela 2
Detalhamento dos resultados obtidos pelos ensaios clínicos randomizados incluídos na revisão sistemática.
Tabela 3
Avaliação da qualidade metodológica dos ensaios clínicos randomizados através do instrumento Consolidated Standards of Reporting Trials (CONSORT).
Tabela 4
Qualidade da evidência do desfecho avaliado.

DISCUSSÃO

Esta revisão tem o objetivo de verificar a existência de evidências que comprovem os benefícios do uso de MECG em viagens aéreas de longa duração na redução da incidência de TEV e de edema de MMII. Apesar da incidência de TVP na população geral ser baixa, ela vem aumentando significativamente e torna-se ainda maior em pacientes considerados de alto risco, variando de 4 a 10%, sendo, portanto, aconselhada sua profilaxia1717 Scurr JH, Machin SJ, Bailey-King S, Mackie IJ, Mcdonald S, Smith PDC. Frequency and prevention of symptomless deep-vein thrombosis in long-haul flights: a randomised trial. Lancet. 2001;357(9267):1485-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(00)04645-6. PMid:11377600.
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.

As MECG são consideradas um método de prevenção de TEV com menos efeitos colaterais quando comparadas a farmacoprofilaxia1313 Charles T, Mackintosh D, Healy B, Perrin K, Weatherall M, Beasley R. Merino wool graduated compression stocking increases lower limb venous blood flow: A randomized controlled trial. Adv Ther. 2011;28(3):227-37. http://dx.doi.org/10.1007/s12325-010-0107-5. PMid:21331557.
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,1818 Belcaro G, Cesarone MR, Shah SSG, et al. Prevention of edema, flight microangiopathy and venous thrombosis in long flights with elastic stockings. A randomized trial the LONFLIT 4 concorde Edema-SSL study. Angiology. 2002;53(6):635-45. http://dx.doi.org/10.1177/000331970205300603. PMid:12463616.
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. De acordo com alguns estudos, existe um efeito estatisticamente significativo naqueles que usam MECG comparados aos que não usam, reduzindo o risco de TVP em aproximadamente 90%2323 Clarke MJ, Broderick C, Hopewell S, Juszczak E, Eisinga A. Compression stockings for preventing deep vein thrombosis in airline passengers. Cochrane Database Syst Rev. 2016;9(9):CD004002. http://dx.doi.org/10.1002/14651858.CD004002.pub3. PMid:27624857.
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.

O sinal mais comum da TVP de MMII é o edema, observado em indivíduos que viajam por mais de 2 a 4 horas, por conta da restrição de movimento e imobilidade. Esse sinal pode ser exacerbado em pacientes portadores de doenças, como doença venosa crônica, microangiopatia diabética e insuficiência cardíaca, e é muitas vezes negligenciado, chegando a ser considerados normais pelos próprios passageiros após ficarem sentados por algumas horas1717 Scurr JH, Machin SJ, Bailey-King S, Mackie IJ, Mcdonald S, Smith PDC. Frequency and prevention of symptomless deep-vein thrombosis in long-haul flights: a randomised trial. Lancet. 2001;357(9267):1485-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(00)04645-6. PMid:11377600.
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18 Belcaro G, Cesarone MR, Shah SSG, et al. Prevention of edema, flight microangiopathy and venous thrombosis in long flights with elastic stockings. A randomized trial the LONFLIT 4 concorde Edema-SSL study. Angiology. 2002;53(6):635-45. http://dx.doi.org/10.1177/000331970205300603. PMid:12463616.
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19 Cesarone MR, Belcaro G, Errichi BM, et al. The LONFLIT4-concorde deep venous thrombosis and edema study: prevention with travel stockings. Angiology. 2003;54(2):143-54. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400202. PMid:12678188.
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-2020 Cesarone MR, Belcaro G, Brandolini R, et al. The LONFLIT4-Venoruton study: a randomized trial-prophylaxis of flight-edema in venous patients. Angiology. 2003;54(2):137-42. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400201. PMid:12678187.
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.

Por conta disso, medidas profiláticas no intuito de mitigar o risco de TEV têm sido estudadas, buscando reduzir a ocorrência de efeitos adversos. A presente revisão sistemática identificou estudos que relatam uma redução de incidência de TEV com o uso de MECG comparado ao não uso, cuja qualidade da evidência pode ser considerada moderada. Essa medida não farmacológica está associada a melhora da hemodinâmica venosa do membro, determinadas por medidas do pico da velocidade sistólica, volume médio de fluxo e volume de fluxo total na veia poplítea. Os estudos revisados apontam aumento da velocidade do fluxo sanguíneo nos MMII em cerca de 0,35 cm/s1414 Belcaro G, Cesarone MR, Nicolaides AN, et al. Prevention of Venous Thrombosis with Elastic Stockings During Long-Haul Flights: The LONFLIT 5 JAP Study. Clin Appl Thromb Hemost. 2003;9(3):197-201. http://dx.doi.org/10.1177/107602960300900303. PMid:14507107.
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.

É importante ressaltar que a interpretação desse desfecho pode ter sido limitada pela impossibilidade de cegar o sonógrafo durante o exame de ultrassom da veia poplítea, após alocação dos participantes. Mesmo assim, os resultados obtidos sugerem aumento do fluxo sanguíneo venoso dos MMII com o uso das MECG, sendo essa estratégia útil na redução do risco de TEV tanto em pacientes saudáveis quanto naqueles com doença venosa crônica1414 Belcaro G, Cesarone MR, Nicolaides AN, et al. Prevention of Venous Thrombosis with Elastic Stockings During Long-Haul Flights: The LONFLIT 5 JAP Study. Clin Appl Thromb Hemost. 2003;9(3):197-201. http://dx.doi.org/10.1177/107602960300900303. PMid:14507107.
http://dx.doi.org/10.1177/10760296030090...
,1717 Scurr JH, Machin SJ, Bailey-King S, Mackie IJ, Mcdonald S, Smith PDC. Frequency and prevention of symptomless deep-vein thrombosis in long-haul flights: a randomised trial. Lancet. 2001;357(9267):1485-9. http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(00)04645-6. PMid:11377600.
http://dx.doi.org/10.1016/S0140-6736(00)...
. Estudos demonstraram que a formação de trombos pode ser amenizada durante o uso da MECG ao aumentar a pressão perivascular e reduzir o contato dos fatores teciduais, mesmo em indivíduos de baixo-médio risco para TVP1818 Belcaro G, Cesarone MR, Shah SSG, et al. Prevention of edema, flight microangiopathy and venous thrombosis in long flights with elastic stockings. A randomized trial the LONFLIT 4 concorde Edema-SSL study. Angiology. 2002;53(6):635-45. http://dx.doi.org/10.1177/000331970205300603. PMid:12463616.
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,2121 Hagan MJ, Lambert SM. A randomised crossover study of low-ankle-pressure graduated-compression tights in reducing flight-induced ankle oedema. Med J Aust. 2008;188(2):81-4. http://dx.doi.org/10.5694/j.1326-5377.2008.tb01527.x. PMid:18205579.
http://dx.doi.org/10.5694/j.1326-5377.20...
,2424 Cesarone MR, Belcaro G, Nicolaides AN, et al. The LONFLIT4-Concorde-Sigvaris Traveno Stockings in Long Flights (EcoTraS) study: a randomized trial. Angiology. 2003;54(1):1-9. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400101. PMid:12593490.
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.

Alguns estudos também evidenciaram que o edema é muito comum e bastante observado em quase todos os sujeitos que realizam viagens aéreas de longa duração, mesmo naqueles saudáveis. Foi demonstrado que pequenos aumentos quantitativos na circunferência do tornozelo já podem ser associados a percepções de edema nos MMII e a queixas de dor e desconforto, podendo o uso de MECG impedir o seu desenvolvimento. Ademais, os estudos indicam que o edema tende a aumentar com a duração do voo1818 Belcaro G, Cesarone MR, Shah SSG, et al. Prevention of edema, flight microangiopathy and venous thrombosis in long flights with elastic stockings. A randomized trial the LONFLIT 4 concorde Edema-SSL study. Angiology. 2002;53(6):635-45. http://dx.doi.org/10.1177/000331970205300603. PMid:12463616.
http://dx.doi.org/10.1177/00033197020530...
,1919 Cesarone MR, Belcaro G, Errichi BM, et al. The LONFLIT4-concorde deep venous thrombosis and edema study: prevention with travel stockings. Angiology. 2003;54(2):143-54. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400202. PMid:12678188.
http://dx.doi.org/10.1177/00033197030540...
,2424 Cesarone MR, Belcaro G, Nicolaides AN, et al. The LONFLIT4-Concorde-Sigvaris Traveno Stockings in Long Flights (EcoTraS) study: a randomized trial. Angiology. 2003;54(1):1-9. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400101. PMid:12593490.
http://dx.doi.org/10.1177/00033197030540...
, porém pesquisas mais recentes já verificaram a presença desse desfecho em voos mais curtos, de até 3 horas de duração, podendo também aumentar o risco para TEV já que, muitas vezes, o edema pode sobrevir tal evento, sendo o seu sinal mais comum. Recentemente Olsen et al.2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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observaram uma redução do edema de MMII com o uso de MECG em uma amostra de indivíduos jovens saudáveis. Nesse estudo, a idade foi considerada um fator de risco maior para a sua formação, podendo, consequentemente, haver maior benefício do uso de MECG2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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.

Os estudos não demonstraram diferença significativa na dor ou desconforto em voos de curta duração, comparando MMII com ou sem MECG. Encontrou-se apenas um discreto aumento no desconforto, medido pela escala analógica visual de dor, de 1 mm nas pernas com MECG, fato que pode não ser relevante. Esse desconforto pode estar relacionado com a idade dos participantes, pois eram jovens e podiam não estar acostumados com o uso de MECG, como também com a pressão exercida pela meia, podendo não ter relação direta com o edema2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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. Diante disso, sugere-se que estudos futuros devam investigar a associação da dor e desconforto relacionado ao edema de MMII em viagens de curta duração.

É válido comparar o estudo realizado em voos de menor duração (3 horas) com aqueles realizados em voos de maior duração (acima de 5 horas). Percebeu-se que, nos voos de menor duração, houve maior diferença na redução da circunferência do tornozelo após o uso das MECG e pouca diferença na melhora da dor e do desconforto2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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. Já nos voos de maior duração, observou-se uma menor diferença na redução da circunferência do tornozelo após o uso das MECG, mas uma diferença significativa na melhora da dor e do desconforto2121 Hagan MJ, Lambert SM. A randomised crossover study of low-ankle-pressure graduated-compression tights in reducing flight-induced ankle oedema. Med J Aust. 2008;188(2):81-4. http://dx.doi.org/10.5694/j.1326-5377.2008.tb01527.x. PMid:18205579.
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. Além da duração do voo, que exerce influência direta nas medidas da circunferência do tornozelo, podem ter contribuído com esses achados a idade dos passageiros, visto que os mais velhos podem ser mais sensíveis à formação de edema ou menos sensíveis à compressão gerada pelas MECG2121 Hagan MJ, Lambert SM. A randomised crossover study of low-ankle-pressure graduated-compression tights in reducing flight-induced ankle oedema. Med J Aust. 2008;188(2):81-4. http://dx.doi.org/10.5694/j.1326-5377.2008.tb01527.x. PMid:18205579.
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,2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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. Foi observado também que alguns estudos incluíram, independente do uso ou não das MECG, recomendações como realização de exercícios durante os voos, sugestões de dieta — como estímulo a beber água e evitar alimentos salgados — e redução da quantidade de bagagem a bordo para manter espaço livre entre as pernas2424 Cesarone MR, Belcaro G, Nicolaides AN, et al. The LONFLIT4-Concorde-Sigvaris Traveno Stockings in Long Flights (EcoTraS) study: a randomized trial. Angiology. 2003;54(1):1-9. http://dx.doi.org/10.1177/000331970305400101. PMid:12593490.
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, o que pode também ter contribuído na redução de TVP e edema.

Observou-se algumas limitações dos estudos selecionados, como terem sido conduzidos em ambientes de pesquisa sob controle de condições e em participantes saudáveis, resultando em achados que podem não ser generalizáveis para participantes com doença venosa ou arterial ou hábitos corporais diferentes2121 Hagan MJ, Lambert SM. A randomised crossover study of low-ankle-pressure graduated-compression tights in reducing flight-induced ankle oedema. Med J Aust. 2008;188(2):81-4. http://dx.doi.org/10.5694/j.1326-5377.2008.tb01527.x. PMid:18205579.
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. Assim, sugere-se que estudos futuros investiguem o efeito das MECG sobre o edema em MMII de passageiros com risco aumentado de sua formação (idade avançada, doenças venosas) e sobre a redução da incidência de TEV, em voos com duração inferior a 4 horas. Essa afirmativa é reforçada pelo fato de que os participantes do estudo de Olsen et al.2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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eram jovens, o que pode limitar a validade externa dos resultados quando considerados passageiros idosos e com comorbidades. Como a idade é um fator de risco para edema em MMII2525 Evans CJ, Fowkes FG, Ruckley CV, Lee AJ. Prevalence of varicose veins and chronic venous insufficiency in men and women in the general population: Edinburgh Vein Study. J Epidemiol Community Health. 1999;53(3):149-53. http://dx.doi.org/10.1136/jech.53.3.149. PMid:10396491.
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,2626 Criqui MH, Jamosmos M, Fronek A, et al. Chronic venous disease in an ethnically diverse population: the San Diego Population Study. Am J Epidemiol. 2003;158(5):448-56. http://dx.doi.org/10.1093/aje/kwg166. PMid:12936900.
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, os passageiros mais velhos podem ter a sua formação mais pronunciada e, consequentemente, obter maior benefício do uso de MECG, mesmo durante voos de curta duração2222 Olsen JHH, Öberg S, Rosenberg J. The effect of compression stocking on leg edema and discomfort during a 3-hour flight: a randomized controlled trial. Eur J Intern Med. 2019;62:54-7. http://dx.doi.org/10.1016/j.ejim.2019.01.013. PMid:30738701.
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. Além disso, é válido salientar que a avaliação da ocorrência de TEV requer um número maior de sujeitos e observações mais prolongadas, o que talvez tenha dificultado o registro de sua incidência entre os estudos selecionados1818 Belcaro G, Cesarone MR, Shah SSG, et al. Prevention of edema, flight microangiopathy and venous thrombosis in long flights with elastic stockings. A randomized trial the LONFLIT 4 concorde Edema-SSL study. Angiology. 2002;53(6):635-45. http://dx.doi.org/10.1177/000331970205300603. PMid:12463616.
http://dx.doi.org/10.1177/00033197020530...
.

CONCLUSÃO

Esta revisão sistemática demonstra a existência de evidências científicas de alta qualidade para a prevenção de edema e de moderada qualidade para a redução da incidência de TEV com o uso de MECG durante viagens aéreas de longa duração. Foi observada a redução do edema após o uso de MECG em voos com duração de 3 horas, sugerindo que passageiros com edema nos MMII, sentindo dor ou desconforto, provavelmente se beneficiariam do seu uso. Entretanto, são necessários novos ensaios clínicos randomizados investigando o efeito do uso de MECG em voos de menores durações para verificar se há interferência na redução da incidência de TEV e sinais como edema, dor e desconforto.

  • Como citar: Silva LF, Porto MSR, Souza AB, Avena KM. Meias elásticas de compressão graduada como medida profilática de tromboembolismo venoso e edema de membros inferiores desencadeados por viagens aéreas: uma revisão sistemática de ensaios clínicos. J Vasc Bras. 2021;20:e20200164. https://doi.org/10.1590/1677-5449.200164
  • Fonte de financiamento:

    Nenhuma.
  • O estudo foi realizado no Centro Universitário UNIFTC, Salvador, BA, Brasil.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    10 Maio 2021
  • Data do Fascículo
    2021

Histórico

  • Recebido
    23 Set 2020
  • Aceito
    20 Jan 2021
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