Acessibilidade / Reportar erro

Intervenções urbanas

Intervenções urbanas

Profa. Dra. Ana Maria Tavares

Docente do Curso de Artes plásticas ECA/USP

2006 foi o ano em que propus ministrar a disciplina intervenções Urbanas com a intenção de iniciar, no Departamento de Artes Plásticas, um debate mais sistemático e há muito desejado em nosso meio. a idéia era reunir artistas e outros pesquisadores para colaborar na reflexão e atualização do que tradicionalmente se convencionou denominar Arte Pública.

Sabemos que nos últimos 40 anos esse debate tem sido intenso em outros meios como o americano e o europeu e que, entre nós, as poucas reflexões existentes ainda não se encontram reunidas, disseminadas, nem formam um corpo teórico de fácil acesso para a pesquisa.

No convívio com artistas de várias gerações, inseridos ou não no contexto acadêmico, percebemos cada vez mais o interesse no desenvolvimento de reflexões voltadas para os fluxos intensos e tensos das cidades, seus modos de organização e crescimento e o conseqüente impacto no cotidiano das pessoas. Para o artista a cidade é campo aberto, fonte de debate e lugar para ações de natureza política e engajada. Nesse contexto a prática transdisciplinar se torna ferramenta para a reflexão e a construção da arte.

A disciplina intervenções Urbanas tem como característica a parceria com artistas e teóricos estrangeiros para o encontro, no Departamento de Artes Plásticas, de pesquisadores da pós-graduação de várias áreas da Universidade. Para esse primeiro trabalho nosso convidado foi o artista Antoni Muntadas, cuja obra vem enfocando sistematicamente a cidade, suas formas de controle e produção do medo.

Publicamos agora, nesta edição da revista ARS, o dossiê que desenvolvemos naquele momento com projetos de intervenções de artistas participantes do curso e artistas convidados, criando assim diferentes perspectivas de entendimento dessa prática em nosso contexto. Entre eles estão os artistas Ricardo Basbaum, Louise Ganz e Eduado Srur, que realizaram nos últimos anos inúmeras intervenções em diferentes cidades do Brasil e do exterior.

Uma segunda edição da mesma disciplina foi realizada em 2008 com a parceria e colaboração de diversos profissionais de distintas áreas. Nessa versão propusemos ter a cidade de São Paulo como objeto de estudo e analisar suas formas de desenvolvimento e organização. Para isso estabelecemos uma nova parceria com o artista Antoni Muntadas, professor do Visual Arts Program do MIT - Massachusetts institute of Technology, com o Centro Cultural São Paulo e com o Fórum Permanente de Museus. A disciplina se realizou com o encontro dos alunos do MIT e do CAP em São Paulo durante uma semana intensa de trabalho, quando realizamos inúmeras palestras e visitas pela cidade. Os projetos desenvolvidos nessa disciplina foram publicados no site do Fórum Permanente http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br.

Em ambas as edições, essa disciplina teve o apoio da FAPESP e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, além da colaboração de vários profissionais da USP.

RE-PROJETANDO (UTRECHT) RICARDO BASBAUM NATUREZA URBANA BIJARI FOTOCÓPIAS VITOR CESAR SALA DE ESTAR TATIANA FERRAZ E LOUISE GANZ LOTES VAGOS LOUISE GANZ AUTO-RETRATO COLETIVO NARDO GERMANO REVERSÍVEL NESTOR GUTIERREZ SEM TÍTULO GRAZIELA KUNSCH EDUCAÇÃO PELA FOTOGRAFIA GILBERTO MARIOTTI CONSTRUÍMOS, MAS ESQUECEMOS DE EDIFICAR! MARCOS MARTINS 33° NARA MILIOLI BAJE EL PUENTE SOFIA PANZARINI URUTU RENATO PERA E FLORA ASSUMPÇÃO ENTERRADOS VIVOS CESAR SARTORELLI CIDADE LIMPA ANA MARIA TAVARES VENDOGRATUITAMENTE.COM AGNUS VALENTE

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Mar 2011
  • Data do Fascículo
    2008
Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo Depto. De Artes Plásticas / ARS, Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 05508-900 - São Paulo - SP, Tel. (11) 3091-4430 / Fax. (11) 3091-4323 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: ars@usp.br