SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Antonio Manuel: corpo, memória e morteRe-projetando (utrecht) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100008 

Intervenções urbanas

 

 

Profa. Dra. Ana Maria Tavares

Docente do Curso de Artes plásticas ECA/USP

 

 

 

2006 foi o ano em que propus ministrar a disciplina intervenções Urbanas com a intenção de iniciar, no Departamento de Artes Plásticas, um debate mais sistemático e há muito desejado em nosso meio. a idéia era reunir artistas e outros pesquisadores para colaborar na reflexão e atualização do que tradicionalmente se convencionou denominar Arte Pública.

Sabemos que nos últimos 40 anos esse debate tem sido intenso em outros meios como o americano e o europeu e que, entre nós, as poucas reflexões existentes ainda não se encontram reunidas, disseminadas, nem formam um corpo teórico de fácil acesso para a pesquisa.

No convívio com artistas de várias gerações, inseridos ou não no contexto acadêmico, percebemos cada vez mais o interesse no desenvolvimento de reflexões voltadas para os fluxos intensos e tensos das cidades, seus modos de organização e crescimento e o conseqüente impacto no cotidiano das pessoas. Para o artista a cidade é campo aberto, fonte de debate e lugar para ações de natureza política e engajada. Nesse contexto a prática transdisciplinar se torna ferramenta para a reflexão e a construção da arte.

A disciplina intervenções Urbanas tem como característica a parceria com artistas e teóricos estrangeiros para o encontro, no Departamento de Artes Plásticas, de pesquisadores da pós-graduação de várias áreas da Universidade. Para esse primeiro trabalho nosso convidado foi o artista Antoni Muntadas, cuja obra vem enfocando sistematicamente a cidade, suas formas de controle e produção do medo.

Publicamos agora, nesta edição da revista ARS, o dossiê que desenvolvemos naquele momento com projetos de intervenções de artistas participantes do curso e artistas convidados, criando assim diferentes perspectivas de entendimento dessa prática em nosso contexto. Entre eles estão os artistas Ricardo Basbaum, Louise Ganz e Eduado Srur, que realizaram nos últimos anos inúmeras intervenções em diferentes cidades do Brasil e do exterior.

Uma segunda edição da mesma disciplina foi realizada em 2008 com a parceria e colaboração de diversos profissionais de distintas áreas. Nessa versão propusemos ter a cidade de São Paulo como objeto de estudo e analisar suas formas de desenvolvimento e organização. Para isso estabelecemos uma nova parceria com o artista Antoni Muntadas, professor do Visual Arts Program do MIT - Massachusetts institute of Technology, com o Centro Cultural São Paulo e com o Fórum Permanente de Museus. A disciplina se realizou com o encontro dos alunos do MIT e do CAP em São Paulo durante uma semana intensa de trabalho, quando realizamos inúmeras palestras e visitas pela cidade. Os projetos desenvolvidos nessa disciplina foram publicados no site do Fórum Permanente http://forumpermanente.incubadora.fapesp.br.

Em ambas as edições, essa disciplina teve o apoio da FAPESP e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, além da colaboração de vários profissionais da USP.

 

RE-PROJETANDO (UTRECHT) RICARDO BASBAUM
NATUREZA URBANA BIJARI
FOTOCÓPIAS VITOR CESAR
SALA DE ESTAR TATIANA FERRAZ E LOUISE GANZ
LOTES VAGOS LOUISE GANZ
AUTO-RETRATO COLETIVO NARDO GERMANO
REVERSÍVEL NESTOR GUTIERREZ
SEM TÍTULO GRAZIELA KUNSCH
EDUCAÇÃO PELA FOTOGRAFIA GILBERTO MARIOTTI
CONSTRUÍMOS, MAS ESQUECEMOS DE EDIFICAR! MARCOS MARTINS
33° NARA MILIOLI
BAJE EL PUENTE SOFIA PANZARINI
URUTU RENATO PERA E FLORA ASSUMPÇÃO
ENTERRADOS VIVOS CESAR SARTORELLI
CIDADE LIMPA ANA MARIA TAVARES
VENDOGRATUITAMENTE.COM AGNUS VALENTE

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons