SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Lotes vagos: ação coletiva de ocupação urbana experimentalReversível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100014 

Auto-retrato coletivo: discute identidade em espaços públicos

 

 

Nardo Germano

 

 

 

A partir de colagens empregando auto-retratos acéfalos (obtidos em cabines Fotomática) e recortes de jornal, a série AUTO-RETRATO COLETIVO (1987-...) questiona a construção da identidade coletiva embasada em estigmas sociais. No exercício simultâneo do ideológico e do utópico, pela força da alteridade, a obra constitui um repositório crítico, uma polifonia de idéias e discursos dialogizados como signos de identidades plurais.

 

 

DOE SEU ROSTO O público é convidado a doar a parte do rosto com a qual mais se identifica e compor uma colagem digital de identidades compartilhadas com o torso do meu auto-retrato acéfalo. Proposição interativa e participativa, esta foi inaugurada na Pinacoteca Benedicto Calixto-Santos, 2006. A partir de 2008, engajando-se ao projeto Sabadania, da Secretaria de Justiça-SP e Centro de Integração da Cidadania, alcança bairros periféricos como Jardim São Luiz, discutindo identidade social, auto-estima e mítica pessoal.

 

 

CORPO COLETIVO O público é convidado a manifestar sua identidade de brasileiro em camisetas vestidas no meu próprio corpo. Apresento-me com meus alter-egos masculino e feminino, respectivamente meu irmão gêmeo Agnus Valente e a atriz Zilma Barros. Esta intervenção urbana é proposta como estratégia de participação, numa síntese de minha Poética da Alteridade com a Poética do Corpo, de Lygia Clark, e com o Programa Ambiental, de Hélio Oiticica. Inaugurada na Virada Cultural SP2006, nas Praças da Sé, República, Patriarca, Largo São Bento, Mercado Municipal e Centro Cultural São Paulo - CCSP, seguiu para a Maratona Cultural de Santos, na Praça Mauá, Estação Valongo e Boulevard XV de Novembro. Atualmente engajada ao projeto Te Encontro na Praça, da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura SP/Sé, chega à Praça Princesa Isabel, 14 Bis, Dom Orione e ao Largo do Cambuci, dando continuidade ao exercício de consciência identitária entre o indivíduo e o coletivo. NARDO GERMANO, maio.2008.

 

 

www.nardogermano.com/autoretratocoletivo

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons