SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Auto-retrato coletivo: discute identidade em espaços públicosSem título índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100015 

Reversível

 

 

Nestor Gutierrez

 

 

 

"E foi precisamente aqui em São Paulo, estimulado pela pujança desta cidade fabulosa e coerentemente com os votos já expressados, que o Presidente Pérez formulou uma oferta. Dialogando com a representação dos mais importantes setores paulistas afirmou: 'O coração sem fronteiras de Miranda, o homem-continente, o homem universal sem invejas nem receios, nem exclusões, está presente hoje em minha recordação e em meu coração venezuelano para oferecê-lo como uma homenagem que desejamos prestar a São Paulo. E ofereço, se a cidade o aceita, que se erga a sua estátua para perpetuar, neste primeiro contato, nossa admiração por esta cidade e por seu povo. Industriais e agricultores verão nesse homem uma expressão da América eterna, da América confiante em seu porvir seguro, com o instrumento irrenunciável de sua integração. Sua vocação redentora concebeu ontem, naquele longínquo 1806, o que é hoje a lição que irradia São Paulo: unidade e ação'.

 

 

"Industriais e agricultores verão nesse homem uma ex-pressão da américa eterna, da américa confiante em seu porvir seguro, com o instrumento irrenunciável de sua integração."

 

 

* As citações são trechos tirados do discurso proferido em São Paulo pelo Exmo. Sr. Dr. J.L. Salcedo-Bastardo, Ministro de Estado para a Ciência, a Tecnologia e a Cultura, na Inauguração do Monumento a Francisco de Miranda, Precursor da Independência da América Latina, em 16 de outubro de 1978.

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons