SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Sem títuloConstruímos, mas esquecemos de edificar! índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100017 

Educação pela fotografia: uma apresentação para workplace/werkplaza

 

 

Gilberto Mariotti

 

 

 

 

 

Nota 1;
"As novas situações se tornarão reais quando aparecerem na fotografia. Antes, não passam de virtualidades". Vilém Flusser, em Filosofia da caixa preta: ensaios para uma futura filosofia da fotografia.

Nota 2;
Ao comentar seus "non-sites" em entrevista a P. Norvell (1969), R. Smithson aponta: "Perhaps, ever since the invention of the photograph we have seen the world through photographs and not the other way around. In a sense, perception has to decant itself of old notions of naturalism or realism". Mesmo seus "non-sites", que problematizam a representação da paisagem enquanto visão de um todo construído, idealizado, desideologizando o lugar calmo do naturalismo, serão realizados como imagens em sala de aula, a pretexto de socialização.

 

 

Nota 3;
"Um fato de primordial importância social é o de que a fotografia é uma local de trabalho, um espaço estruturado e estruturador dentro do qual o leitor distribui, e é distribuído por, quaisquer códigos com os quais ele ou ela tenha familiaridade, de modo a fazer sentido". Victor Burgin, em Olhando fotografias.

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons