SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Baje el puenteEnterrados vivos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100021 

Urutu

 

 

Renato Pera; Flora Assumpção

 

 

O projeto Urutu (setembro de 2007 a julho de 2008) é uma proposta de desenho concebida especificamente para a arquitetura do prédio central da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

O desenho consiste no percurso de uma grossa linha pelas vidraças das fachadas e por 9 ambientes do prédio (dimensão da linha: 1,50 metros de largura e aproximadamente 500 metros de extensão, em vinil adesivo azul escuro) e se configura como uma reflexão sobre os espaços e ambientes do edifício a partir da observação da informação visual presente no mesmo (o desenho da arquitetura, a comunicação entre os ambientes, as escadas, os corrimões). é também uma provocação aos usuários do edifício para que percebam este espaço e reflitam sobre ele, através da alteração dos ambientes.

Autoria de Flora Assumpção e Renato Pera
Colaboração: Anita Maria Montone, Danilo Dilettoso, Fábio Zanoni, Renata Moura, San Assumpção, Tauana Assumpção.
Agradecimentos: Marco Buti. Mário Ramiro, Regina Silveira, Tadeu Chiarelli. Secretárias do CAP Stela e Regina. Diretor da ECA, Luiz Augusto Mllanesi, secretárias Iraíde e Márcia. Setor técnico administrativo: Irineu e Bárbara. Membros da equipe técnica e de manutenção da FEA-USP - Noé Barbosa e Paulão. Seguranças da ECA-USP. Centro Cultural São Paulo (CCSP).

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons