SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número11Cidade limpaIntervenções urbanas no espaço público índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


ARS (São Paulo)

versão impressa ISSN 1678-5320

ARS (São Paulo) vol.6 no.11 São Paulo  2008

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-53202008000100024 

Vendogratuitamente.com

 

 

Agnus Valente

 

 

 

VENDOGRATUITAMENTE.COM é uma intervenção urbana em espaço público focalizando a "Cidade Digital" como campo expandido de ação. O projeto, uma e-intervenção de web-arte, infiltra-se em mecanismos de busca no contexto do comércio eletrônico, explorando artisticamente os links patrocinados exibidos à direita dos resultados da busca do Google.

Enfatizo palavras-chave específicas (compra, cartão de crédito, dinheiro etc) e datas específicas nas quais há um incremento no e-commerce (Natal, Dia dos Namorados, das Mães, das Crianças, dos Pais etc) para desviar esses consumidores ao site onde as obras, disponíveis para exibição gratuita, articulam-se numa apropriação crítica da linguagem de banners e painéis eletrônicos.

O título "vendo gratuitamente ponto com" joga ironicamente com a similaridade e oposição de seus termos: a idéia de "ver" em contraponto à idéia de "vender" ("vendo" é simultaneamente gerúndio do verbo "ver" e presente do indicativo de "vender" na primeira pessoa do singular), atraindo com a contradição o interesse e a curiosidade do internauta.

Recebendo visitação dos mecanismos de busca e convertendo-a não em vendas mas em experiências estéticas, a e-intervenção propõe uma pausa na voracidade do sistema capitalista e investe na potencialidade utópica da web.

VENDOGRATUITAMENTE.COM é desdobramento de meu projeto autoral anterior "Cogito Ergo Ludo: Logo/Jogo - "o Logo Lúdico que não se vende" (1996/2004). Contudo, não concebo este projeto como uma ação individual. Tendo em conta afinidades ideológicas, convidei Antoní Muntadas e escolhi sua obra "On Translation: Warning" para apresentá-la em seus vários idiomas, na inauguração do projeto, juntando-se aos meus convidados Regina Silveira, Carmela Gross, Julio Plaza e Nardo Germano. Já em curso desde 20 de Dezembro de 2006 -Brasil, o projeto conta atualmente com mais de 450.000 e-intervenções realizadas.

 

 

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons