Resumos
Nos anos 1970, artistas e críticos do Rio de Janeiro e em São Paulo estabelecem singular colaboração, por meio de formação de grupos e parcerias que, como frentes de ação, propõem intervenções estratégicas no circuito de artes. Tais intervenções ocorreram simultaneamente a diagnósticos sobre impasses para viabilização da emergente produção artística, definidos na ideia de “precariedade” do circuito. Nesse processo, encontram-se discussões decisivas acerca do estatuto da arte contemporânea e da dimensão pública na arte brasileira. Junto aos debates políticos-culturais realizados no período da ditadura militar, identificamos nessas ações formulações teóricas e estéticas formadoras de um pensamento de arte contemporânea no Brasil.
Marcel Duchamp; notas; caixas; manuscritos; fotografia
This version presents images in negative of Marcel Duchamp’s “Boîte de 1914” notes and an attached envelope containing “Caixa de 1914” notes by Wallace Masuko. The “Boîte de 1914”, an edition of 3 copies, contains the reproductions in black and white photographs of 2 drawings and 16 handwritten notes between the years of 1912 and 1914, all glued on a standard size (18 x 24 cm) packaged in 3 boxes of Jougla, Kodak and Lumière photographic plates. Duchamp collected reproductions of notes handwritten by him in 3 separate boxes, published throughout his life: the "Boîte de 1914" in 1914, the "Boîte verte" ("La Mariée mise à nu par ses célibataires, même.") in 1934 and the "Boîte blanche" ("A l'infinitif") in 1966. These notes appear as a kind of sub-title in the artist's work.
Marcel Duchamp; notes; boxes; manuscripts; photography
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. As notas da caixa de 1914 foram preparadas enquanto se produzia a Caixa Verde (A noiva posta a nu por seus solteiros, mesmo.) apresentada na dissertação HRMD:Rr [Cf. MASUKO, Wallace Vieira. HRMD: Rr. 2012. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais).
Datas de Publicação
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Publicação nesta coleção
Jan-Apr 2017
Histórico
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Recebido
28 Abr 2017