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Apresentação

Apresentação

Caro leitor,

A edição 10.5 é a quinta de 2009. Contamos nesta edição com sete artigos. Todos envolvendo temas centrais da administração vinculados às seções temáticas da RAM.

Iniciamos a apresentação dos artigos deste número pela seção Gestão Humana e Social que apresenta quatro artigos sobre os temas: ética na negociação, ensino de administração, aprendizagem organizacional e liderança.

Na temática ética na negociação, o artigo de Filipe João Bera de Azevedo Sobral analisa em que medida diferenças individuais em termos de prioridades do sistema de valores condicionam o julgamento moral de práticas negociais eticamente ambíguas. O autor utiliza um modelo de equações estruturais para avaliar as relações entre os sistemas de valores, a ideologia ética e o julgamento moral. Foram pesquisados 221 executivos que tenham frequentado ou frequentem programas de mestrado ou educação executiva em instituições de ensino superior de referência no Brasil. Os resultados sugerem que as dimensões da individualidade humana exercem uma influência significativa na forma como os gestores avaliam a moralidade de práticas negociais eticamente ambíguas.

Na temática sobre ensino de administração, é apresentado o artigo de autoria de Simone Costa Nunes e Allan Claudius Queiroz Barbosa que explora a inserção da noção de competências nos cursos de graduação em Administração. A estratégia de pesquisa foi o estudo de caso múltiplo. Os autores apresentam os resultados de uma pesquisa exploratória desenvolvida com base em estudo de oito instituições de educação superior localizadas em Belo Horizonte, Minas Gerais. As fontes de dados foram documentos secundários e entrevistas com docentes e coordenadores dos cursos de graduação. A técnica utilizada para análise dos dados foi a análise de conteúdo temática categorial. Entre as conclusões, destaca-se que há uma tendência à adoção do modelo de transmissão de conhecimentos em detrimento da formação de competências. Além disso, não se verificou a existência de uma proposta capaz de articular as competências a serem desenvolvidas com a prática docente.

Na temática aprendizagem organizacional, o artigo de Adriana Roseli Wünsch Takahashi e André Luiz Fischer, de caráter teórico, recupera alguns dos principais debates e prospecções sobre a aprendizagem organizacional, comparando a produção acadêmica nacional e internacional, e identificando as convergências e divergências existentes. Os autores propõem uma sugestão de agenda para pesquisas futuras sobre o tema que propicie a participação mais intensa da academia brasileira no debate que se trava no plano internacional.

Na temática sobre liderança, apresenta-se o artigo de Alvaro Cardoso Armond e Vânia Maria Jorge Nassif. A pesquisa de natureza qualitativa e exploratória investiga os comportamentos de liderança adotados por empreendedores para promover as mudanças organizacionais requeridas para consolidar e desenvolver seus empreendimentos. Os autores desenvolveram entrevistas em profundidade com três empreendedores e utilizaram a análise de conteúdo temática categorial para avaliação dos dados. Os autores concluem que, embora os comportamentos de liderança adotados estejam alinhados com a teoria, as experiências relatadas apresentam nuanças pessoais e contextuais significativas que permitem pensar a liderança como um exercício individual mediado por fatores ambientais.

A seção Finanças Estratégicas apresenta o artigo de Ivan Ricardo Gartner, Tito Belchior Silva Moreira e Herley Martins Galves que está vinculado à temática gestão de risco. O estudo oferece a sugestão de um procedimento para mensuração do grau de risco que o setor econômico imputa às empresas que nele operam, considerando-se a multiplicidade de fatores quantitativos e qualitativos envolvidos. Os autores tomam como base o método de análise hierárquica (analytic hierarchy process - AHP) de decisões, desenvolvido por Thomas L. Saaty no início da década de 1970.

Por fim, a seção Recursos e Desenvolvimento Empresarial apresenta dois artigos com os temas: análise de redes sociais e internacionalização de empresas.

Na temática análise de redes sociais, apresenta-se o artigo de Cristiane Marques de Mello, João Marcelo Crubellate e Luciano Rossini. A pesquisa analisa a evolução da rede de coautorias formada por professores de programas brasileiros de pós-graduação (stricto sensu) em Administração no período de 2001-2006. O referencial empírico compreendeu 703 professores vinculados aos programas nacionais de pós-graduação em Administração. O trabalho analisa no período considerado a evolução da configuração gráfica da rede de coautorias, a evolução dos graus de intensidade de cooperação (densidade) dos programas e da centralidade de grau e de intermediação, objetivando identificar os atores sociais mais relevantes na rede. A análise foi desenvolvida por meio dos softwares Pajek e Ucinet. A pesquisa também analisa a relação entre as coautorias existentes no triênio 2001-2003 e as parcerias desenvolvidas entre docentes para publicação no triênio 2004-2006. Para tanto, os autores utilizaram a técnica estatística de análise de regressão Double Dekker Semi-Partialling (MRQAP) para análise de redes. Entre as conclusões, destacase o fato de que o significativo crescimento no número de coautorias no triênio 2004-2006 se relaciona com as relações anteriores existentes no triênio 2001-2003.

Na temática internacionalização de empresas, o trabalho de Luiz Carlos Honório investiga qual a influência dos fatores organizacionais e estratégicos sobre o grau de internacionalização das firmas brasileiras. O autor realizou uma survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais. Os dados foram analisados com base nas técnicas estatísticas de análise fatorial exploratória e análise de regressão multivariada. Os resultados encontrados evidenciam que fatores organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas. O grau de internacionalização mostrou-se influenciado pelos fatores organizacionais associados à experiência internacional e pelos fatores estratégicos associados ao modo deliberado de formação da estratégia e à escolha de parcerias internacionais.

Aproveitem a leitura!

WALTER BATAGLIA

Editor acadêmico

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Ago 2010
  • Data do Fascículo
    Out 2009
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