SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue2Groups processess and team management at contemporary work: comprehensions with complex thought author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

RAM, Rev. Adm. Mackenzie vol.13 no.2 São Paulo Mar./Apr. 2012

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000200001 

Apresentação

 

 

Caro leitor,

Neste número, a Revista de Administração Mackenzie (RAM) apresenta oito artigos.

A seção "Gestão Humana e Social" é composta de dois artigos.

Magda Capellão Kaspary e Nedio Antonio Seminotti oferecem uma reflexão sobre os processos grupais em equipes de trabalho. Os autores, com base no pensamento sistêmico de Edgar Morin, discutem como os conceitos e as propriedades dos sistemas vivos podem ajudar na compreensão do trabalho contemporâneo. Conclui-se pela possibilidade da dialógica entre os conceitos de gestão de equipes e processos grupais e seus contextos, via os modos de conhecimento por compreensão e explicação.

Em seguida, Sidinei Rocha-de-Oliveira e Valmiria Carolina Piccinini analisam a inserção profissional de estudantes de Administração a partir da experiência de estágio em Porto Alegre e região metropolitana. O trabalho adotou uma orientação construtivista. Entrevistaram-se 32 estudantes que relataram experiências de estágio e apontaram as implicações para a inserção profissional e as expectativas de carreira futura. A análise das entrevistas foi desenvolvida via classificação e comparação, e a atribuição de significados foi feita a partir de práticas discursivas. Segundo os autores do artigo, a primeira experiência profissional dos estudantes pode não estar relacionada com o curso de formação e normalmente se vincula à busca pelo conhecimento do mundo do trabalho ou à independência financeira. No entanto, em um segundo momento, quando o jovem busca experiência profissional relacionada à sua área de formação, o estágio torna-se imprescindível.

Na seção "Finanças Estratégicas", são apresentados dois artigos.

Uma avaliação do efeito de fatores institucionais na relação entre assimetria informacional e determinação da estrutura de capital das empresas brasileiras é oferecida por Tatiana Albanez, Maurício Ribeiro do Valle e Luiz João Corrar. Os autores desenvolveram uma análise em painel de dados referente a empresas brasileiras, cujas ações foram negociadas na Bovespa no período 1997-2007. Evidenciou-se a importância da assimetria informacional na determinação da estrutura de capital de empresas brasileiras, sem perda de sua significância estatística e econômica no modelo proposto, após a inclusão de variáveis representativas de fatores institucionais.

O artigo de Wendel Alex Castro Silva, Edimeire Alexandra Pinto e Alfredo Alves de Oliveira Melo testa e compara o CAPM e o CAPM condicional, verificando o poder explicativo dos modelos para predição dos retornos esperados na presença e ausência de quebra estrutural na média do processo. Foram utilizadas observações diárias dos principais índices da Bovespa no período compreendido entre 1º de dezembro de 2005 e 31 de outubro de 2008 (721 observações). Quando se considera o período sem a estimação de datas de quebras, os resultados tendem a suportar o modelo CAPM condicional para explicar o retorno desses índices.

A seção "Recursos e Desenvolvimento Empresarial" apresenta quatro artigos.

O artigo de Enor José Tonolli Júnior, Ângela Freitag Brodbeck e Carlos Alberto Costa trata do alinhamento estratégico entre negócio e tecnologia da informação no processo de desenvolvimento de produtos. Desenvolveu-se um estudo de três empresas do setor industrial situadas no sul do país. Os dados foram coletados a partir de 18 entrevistas e explorados via análise de conteúdo temática categorial com categorias definidas a posteriori. Destaca-se a contribuição metodológica na avaliação do alinhamento (desalinhamento) estratégico entre tecnologia da informação e negócio no processo de desenvolvimento de produtos nas organizações. Os autores concluem que a promoção do alinhamento pode ser um diferencial na competição.

José de Arimatéia Dias Valadão e Soraya Sales dos Santos e Silva discutem, em seu artigo, as justaposições entre as abordagens de estratégia como prática e de processo de estratégia. Os autores constroem uma linha teórica para as conceituações de processo de estratégia e estratégia como prática e associam as abordagens via identificação das inter-relações. De acordo com os autores do artigo, os processos são determinados pelas práticas e, simultaneamente, por meio das ações e escolhas estratégicas dos indivíduos no fazer estratégico, são também seus determinantes.

O artigo de Alexandre de Pádua Carrieri, Ivana Benevides Dutra Murta, Juliana Cristina Teixeira e Mariana Mayumi Pereira de Souza é associado à abordagem da estratégia como prática social. Utilizou-se a noção de representação social com o objetivo de compreender a relação entre estratégias e táticas de pequenos comerciantes do Mercadão de Madureira na cidade do Rio de Janeiro. As entrevistas desenvolvidas foram exploradas com base na análise do discurso. Compreenderam-se os sentidos das práticas delineadas nas organizações familiares estudadas e na própria constituição do Mercadão de Madureira na configuração da identidade representada nas estratégias e táticas organizacionais.

Por fim, o artigo de Valter Afonso Vieira pesquisa a existência de uma sequência nos estágios da lealdade do consumidor on-line e compara o poder explicativo dos efeitos curvilineares e lineares no comportamento de recompra. Analisaram-se dados primários colhidos por conveniência em 515 entrevistas. Foi testado e validado o modelo cognição-afeto-conação-ação de Oliver. As relações e hipóteses foram testadas via regressão multivariada. De acordo com o autor, o melhor modo de explicar a lealdade é via associações lineares.

É importante mencionar que nesta edição da RAM tivemos a colaboração dos editores convidados Prof. Dr. Charles Kirschbaum (Instituto de Ensino e Pesquisa - Insper, São Paulo) e Prof. Dr. Edson Ronaldo Guarido Filho (Universidade Positivo - UP, Curitiba), os quais conduziram de forma independente o processo editorial de dois artigos: "Justaposições da estratégia como prática e processo de estratégia: antes da visão pós-processual da estratégia" e "Estratégias e táticas empreendidas nas organizações familiares do Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro)". Agradecemos a dedicação desses professores pesquisadores no processo editorial desses artigos.

Ainda cabe destacar que, nesta edição, é publicado um artigo do Prof. Dr. Alexandre de Pádua Carrieri, membro do Conselho de Política Editorial da RAM. Destaca-se que o processo editorial do artigo ocorreu completamente isento de sua participação e foi conduzido de forma independente pelos editores convidados.

Aproveitem a leitura!

 

Walter Bataglia
Editor acadêmico