SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2Codes of Practice: a proposal of technical reference documents of good practices for building construction in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Ambient. constr. (Online) vol.11 no.2 Porto Alegre Apr./June 2011

http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212011000200001 

EDITORIAL

 

 

 

Carlos Torres FormosoI; Holmer Savastano JuniorII; Roberto LambertsIII

IProfessor da UFRGS, editor-chefe
IIProfessor da USP, editor-chefe
IIIProfessor da UFSC, editor-chefe

 

 

Esta edição da Revista Ambiente Construído tem como destaque um conjunto de artigos que resultaram de projetos financiados pelo Programa de Tecnologia da Habitação (HABITARE), financiado com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Caixa Econômica Federal e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológica (CNPq). O HABITARE foi criado em 1995, pela FINEP, e até 2009 foi o principal programa de formento à pesquisa na área de Tecnologia do Ambiente Construído. A ANTAC teve um papel muito importante na concepção e gestão deste Programa, tendo participado do conjunto de entidades que formava o Grupo Coordenador, ao longo deste período. A ANTAC também foi responsável pelo plano de divulgação do Programa, incluindo o desenvolvimento do Portal HABITARE (http://habitare.infohab.org.br/).

Os quatro primeiros artigos são resultados de investigações realizadas pela Rede Temática 1, do referido Programa, intitulada "Ciência, Tecnologia e Inovação para a Melhoria da Qualidade e Redução de Custos da Habitação de Interesse Social". O artigo de Cleto e Mitidieri Filho, do IPT, e de Cardoso e Agopyan, da USP, propõe uma sistemática para a elaboração de documentos técnicos de referência de boas práticas para a construção de edifícios no Brasil, a qual foi validada através de entrevistas e um workshop realizados com representantes de entidades setoriais. O segundo artigo, de Lima, Formoso e Echeveste, da UFRGS, aborda  do gerenciamento dos requisitos do cliente na habitação de interesse social. A principal contribuição desse trabalho foi o desenvolvimento de um protocolo para o processamento de requisitos, que utiliza dispositivos visuais e a ferramenta da casa da qualidade, os quais auxiliam no processamento sistematizado de dados de requisitos do cliente. O terceiro artigo, de Guadanhim, Hirota e Leal, da UEL, apresenta uma análise da aplicabilidade do custeio-meta na etapa de concepção de empreendimentos habitacionais de interesse social. O artigo de Marques de Jesus, da Caixa Econômica Federal, e de Barros, da USP, aborda também na questão dos custos de construção, tendo como objetivo propor recomendações para elaboração de orçamentos obras de reabilitação para uso residencial, a partir da análise de dados de cinco empreendimentos realizados na cidade de São Paulo.

Brandão, da UFMT, apresenta também resultados de um projeto financiado pelo Programa HABITARE. O objetivo deste artigo consiste em propor um conjunto de diretrizes para projeto que permitam a adaptação facilitada e harmoniosa de habitações unifamiliares de interesse social ao longo de sua vida útil.

O artigo de Barboza, Silva, Silva e Araújo Jr., da UFAL aborda o tema da coordenação modular, que foi o foco principal da Rede Temática 2 do Programa HABITARE, intitulada "Desenvolvimento e Difusão de Tecnologias Construtivas para a Habitação de Interesse Social: enfoque na coordenação modular", na qual este estudo estava inserido. O estudo consistiu num levantamento dimensional de componentes. de painéis de vedação de alvenaria blocos de vedação no mercado de Maceió, e a proposição da modulação de um painel considerando a conectividade entre os seus componentes.

O artigo de Melo, Barbosa, Lima e Silva, todos da UFPB, apresenta um estudo sobre a avaliação de desempenho de alvenaria de blocos de terra crua estabilizada, que foi parcialmente financiado com recursos do Programa HABITARE.

Os dois artigos seguintes abordam o tema de Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído, considerando a escala do espaço urbano. Sobreira, Leder, Silva e Rosa, também da UFPB, realizaram um estudo sobre as variações climáticas na cidade de João Pessoa, tentando correlacioná-las com o crescimento urbano. O artigo de Viegas, da Universidad Nacional de La Plata, por sua vez, apresenta uma metodologia para analisar a aptião de distintos setores da cidade para o aproveitamento energético da radiação solar, a partir de uma unidade representativa, denominada mosaico urbano.

Os dois artigos seguintes estão fortemente relacionados à temática da Sustentabilidade Ambiental do setor da construção civil. O artigo de Campos, Punhagui e John, da USP, fazem uma quantificação da emissão de CO2 no transporte da madeira nativa da Amazônia, a partir de dados do IBAMA sobre origem, destino e volume de madeira serrada produzida naquela região. O artigo de Marchezetti, da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, Kaviski e de Braga, da UFPR, tem como objetivo identificar e hierarquizar as alternativas tecnológicas disponíveis para o tratamento de resíduos sólidos domiciliares utilizando o método AHP – Analytic Hierarchy Process.

Finalmente, os três últimos artigos desta edição enquadram-se no tema Aproveitamento de Resíduos na Indústria da Construção. O artigo de Bernhoeft, Gusmão e Tavares, da UPE, tem como objetivo analisar a influência da adição de resíduo beneficiado de pasta de gesso como agregado no calor de hidratação da argamassa de gesso para uso em revestimentos internos. O artigo de Lima, Sales, Almeida, Moreti e Portella, todos da UFSCar, por sua vez, aborda o uso de cinza do bagaço da cana-de-açúcar no concreto, com foco na avaliação da durabilidade por meio de ensaios de carbonatação e abrasão. Por final, o artigo de Werle, Kazmierczak e Kulakowski, da UNISINOS, discutem a carbonatação em concretos com agregados reciclados de concreto, a partir de uma avaliação da influência da resistência de agregados reciclados de concreto no perfil de carbonatação de concretos. Este último artigo é resultado de um projeto de pesquisa parcialmente financiado pela FINEP.