Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

EDITORIAL

A presente edição da revista Ambiente Construído tem um caráter regular, apresentando 10 artigos de diferentes áreas de conhecimento dentro da Tecnologia do Ambiente Construído, incluindo Gestão e Economia da Construção, Tecnologia da Informação e Comunicação, Desempenho das Edificações, Sistemas Prediais, Conforto Térmico, Patologias das Edificações e Tecnologia dos Materiais de Construção.

O primeiro artigo, de Freitas e Heineck, da UECE, tem como objetivo investigar os benefícios da associação de empresas do setor da construção civil em redes de aprendizagem em termos da acumulação de capacidades tecnológicas.

Os dois artigos seguintes abordam o tema de Building Information Modelling (BIM). O artigo de Romcy, Cardoso, Bertini e Paes, todos da UFC, aborda o uso de BIM para apoiar a Coordenação Modular: foi desenvolvida a versão inicial de um plug-in, com a função de gerar automaticamente as paginações de blocos cerâmicos para a alvenaria racionalizada. O artigo de El Debs e Ferreira, da USP, por sua vez, propõe diretrizes para a criação de um processo de elaboração de projetos que utilizam painéis pré-fabricados de fachada, tendo como base o ambiente de BIM.

O artigo seguinte, de Braga, Moita, Camargo e Almeida, todos do CEFET-MG, apresenta um programa computacional para simular a movimentação de pessoas em ambientes construídos durante uma situação de abandono, considerando aspectos ergonômicos associados à movimentação humana e a utilização da Lógica Fuzzy como ferramenta de inteligência computacional para emulação do processo de tomada de decisão humana.

O quinto e o sexto artigos desta edição abordam a utilização de dispositivos para reduzir cheias causadas pela ocupação de áreas urbanas. O artigo de Reis e Ilha, da UNICAMP, compara o desempenho hidrológico de dois sistemas de infiltração no lote: um jardim de chuva e um poço de infiltração. O artigo de Bargassa, da UFSCar, Angelini Sobrinha, da USP, e Moruzzi, da UNESP, tem como foco a avaliação das condições de operação e manutenção de poços de infiltração para controle de enchentes na fonte.

O dois artigos seguintes abordam a qualidade da habitação de interesse social do país. Grigoletti e Link, da UFSM, apresentam uma análise de desempenho térmico de habitações de interesse social (HIS) construídas na Região Sul do Brasil, com base em medidas de temperatura e avaliação da satisfação de usuários. Carraro e Dias, da UFU, por outro lado, apresentam uma investigação das manifestações patológicas em um conjunto habitacional situado na cidade de Uberlândia - MG, apontando as possíveis origens dos problemas identificados.

Finalmente, os últimos dois artigos tratam de tecnologia de materiais de construção de base cimentícia. Fujii, Romano e Pileggi, da USP, avaliam o impacto da rota de incorporação de ar nas propriedades de materiais cimentícios. Borges, Lourenço, Foureaux e Pacheco, todos do CEFET-MG, utilizaram a análise de ciclo de vida para comparar o processo de obtenção de concretos de cimento Portland com o de concretos geopoliméricos, obtidos da ativação alcalina de aluminossilicatos.

Carlos Torres Formoso, Professor da UFRGS

Holmer Savastano Junior, Professor da USP

Roberto Lamberts, Professor da UFSC

Editores-chefes

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Jul 2014
  • Data do Fascículo
    Jun 2014
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC Av. Osvaldo Aranha, 93, 3º andar, 90035-190 Porto Alegre/RS Brasil, Tel.: (55 51) 3308-4084, Fax: (55 51) 3308-4054 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: ambienteconstruido@ufrgs.br