Acessibilidade / Reportar erro

Editorial

Esta edição da revista Ambiente Construído marca a despedida de Roberto Lamberts como editor-chefe e a constituição formal do Conselho Consultivo, composto por Vahan Agopyan (Universidade de São Paulo), Carlos Torres Formoso (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Roberto Lamberts (Universidade Federal de Santa Catarina), cujo objetivo é apoiar a equipe de editores-chefes e o Conselho Editorial nas questões estratégicas para que a Revista conquiste patamares cada vez mais altos de qualidade e reconhecimento.

Nesta edição apresenta-se dois blocos de artigos com enfoques diferenciados. O primeiro bloco é dedicado exclusivamente à Edição Especial sobre Conforto e Eficiência Energética no Ambiente Construído, enquanto o segundo bloco abrange diversos artigos de temas distintos, que fazem parte do fluxo contínuo da Revista.

O primeiro bloco, composto por 10 artigos que abordam diferentes aspectos de conforto ambiental, abrange questões desde a escala urbana à escala do edifício e seus elementos. Em conjunto, esses artigos, nacionais e internacionais, conferem uma contextualização diversificada sobre o conforto térmico, lumínico e acústico do ambiente construído.

Os oito artigos iniciais focam o ambiente térmico, ora analisando diretamente aspectos relacionados ao usuário, ora analisando o desempenho do edifício ou o comportamento da cidade. Esse bloco inicia-se pelo artigo de De Vecchi (Universidade Federal de Santa Catarina), Cândido (The University of Sydney) e Lamberts (Universidade Federal de Santa Catarina). Nele é destacada a importância da memória térmica para a aceitabilidade e preferência térmica do ocupante sob situação de condicionamento artificial. Em seguida, o artigo de Souza, Silva e Silva (Universidade Federal da Paraíba) analisa a influência do uso e ocupação do solo na temperatura da superfície urbana, com base em um estudo de caso para a cidade de João Pessoa – PB.

Os dois artigos seguintes tratam da eficiência energética em estudos de casos na Argentina. Balter, Ganem e Discoli (Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas) avaliam a eficiência energética e as condições de habitabilidade em edificios altos, na Cidade-Oasis de Mendoza. Em seguida, Diulio, Reus Netto, Berardi e Czajkowski (Universidad Nacional de La Plata) propõem uma metodologia para verificação do impacto regional de um programa de eficiência energética em edifícios residenciais em La Plata, a partir da construção de indicadores básicos.

Estratégias de condicionamento passivo são também investigadas em dois artigos. Matheus, Caetano, Morelli e Labaki (Universidade Estadual de Campinas) estudam três tipos de envoltória vegetada em edificações do sudeste brasileiro, verificando o papel da vegetação como ferramenta de controle térmico. No artigo de Lukiantchuki (Universidade de São Paulo), Shimomura (Universidade de São Paulo), Silva (Laboratório Nacional de Engenharia Civil – Portugal) e Caram (Universidade de São Paulo) enfatiza-se a ventilação natural, investigando o desempenho de sheds extratores e captadores de ar.

Na sequência, dois artigos tratam de instrumentos que respaldam a avaliação do desempenho térmico do edifício. O artigo de Netto e Czajkowski (Universidad Nacional de La Plata) estabelece uma comparação entre as normas de desempenho térmico brasileira e argentina, propondo recomendações para melhoria do desempenho térmico no setor residencial. Grigoletti, Flores e Santos (Universidade Federal de Santa Maria) apresentam a aplicação de um método para tratamento de dados climáticos para o caso de Santa Maria, RS, ampliando a base de dados daquela cidade e demonstrando a importância da disponibilização desses dados para o desempenho térmico e eficiência energética do projeto de edificações.

Ao fim desse bloco, são apresentados, um artigo sobre iluminação natural e outro sobre controle de ruídos. O artigo de Vásquez, Pereira, Moraes (Universidade Federal de Santa Catarina) e Pires (Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões) propõe um procedimento alternativo para avaliar o ofuscamento, reforçando a relevância da condição temporal nessa avaliação. No artigo de Araújo (Universidade Federal da Fronteira Sul), Paul e Vergara (Universidade Federal de Santa Catarina), com base em medições dos níveis de pressão sonora alcançados a partir da geração sonora por fontes de ruído de impacto, são analisadas diferentes soluções de pisos flutuantes destinados ao isolamento de ruído de baixa frequência.

O segundo bloco de artigos desta edição comporta temas relacionados a ciência dos materiais, tecnologia da construção e gerenciamento. Soares, Carneiro, Calmon, Castro (Universidade Federal do Espírito Santo), são os autores do primeiro desses artigos, em que identificam um significativo crescimento da produção científica brasileira sobre tecnologias de construção e edificações, com base em uma análise bibliométrica desenvolvida a partir da base de dados Web os Science . O artigo seguinte trata da avaliação ambiental do ciclo de vida de telhas de fibrocimento, fabricadas com fibras de amianto ou com fibras de polipropileno, de autoria de Marques, Gomes e Kern (Universidade do Vale do Rio dos Sinos). A partir de análise de cenários, os autores concluíram que o uso de amianto é mais desfavorável que o uso de polipropileno sob o foco ambiental.

Os três artigos seguintes abordam aspectos estruturais. Ferro (Universidade Federal de Sergipe), Simplício (Universidade Federal de Campina Grande), Assis (Universidade Federal de Alagoas) e Carvalho (Universidade Federal de Sergipe) analisam a interação solo-estrutura no caso de estrutura metálica apoiada em sapata, utilizando modelagem numérica com base no Método dos Elementos Finitos. O artigo seguinte, de autoria de Molina (Universidade Estadual Paulsita), Calil Neto e Christoforo (Universidade Federak de São Carlos), apresenta um estudo sobre resistência a tração em madeira laminada colada para fins estruturais. Os autores analisaram a combinação espécie-adesivo em corpos de prova de madeira de maçaranduba (Manilkara huberi ) e adesivo mono-componente do tipo poliuretano Purbond HB 712, confeccionados com e sem emendas dentadas finger joint . Outro trabalho focado na análise estrutural de elementos de madeira tem autoria de Cunha (Ayres de Lima Alves Ltda.) e Gesualdo (Universidade Federal de Uberlândia). Neste artigo, os autores avaliaram a eficiência do sistema viga vagão, com relação a uma viga simples, por meio de experimentos e de dois métodos de cálculo distintos.

Os três últimos artigos desta edição se referem à área de gestão e economia da construção. O primeiro desses, de autoria de Pérez, Costa e Gonçalves (Universidade Federal da Bahia), apresenta uma proposta de classificação das principais causas e consequências para a caracterização de perdas por transporte nos fluxos físicos de processos construtivos. Olivieri, Granja e Picchi (Universidade Estadual de Campinas), são os autores do artigo seguinte, que apresenta uma proposta de modelo para planejamento da produção, integrando ao CPM (Critical Path Method ) elementos dos sistemas LBMS (Location-Based Management System ) e LPS (Last Planner System ). E, por fim, o artigo de autoria de Navarro e Alencar (Universidade de São Paulo), mostra uma metodologia de análise de fatores externos e internos que as empresas de real estate residencial podem considerar na tomada de decisões em nível estratégico para a definição de seu âmbito de atuação geográfico.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2016
Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC Av. Osvaldo Aranha, 93, 3º andar, 90035-190 Porto Alegre/RS Brasil, Tel.: (55 51) 3308-4084, Fax: (55 51) 3308-4054 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: ambienteconstruido@ufrgs.br